No dia 23 de Agosto de 2025, o Projeto #Odontonaremo teve sua terceira edição, contando com muito sucesso, conhecimento e participação da comunidade.

Elaborado e implementado em 2023, esse projeto leva para a Associação dos Moradores da Comunidade São Remo docentes e discentes de pós-graduação da FOUSP, juntamente com orientandos de Iniciação Científica, afim de supervisionar experimentos científicos e orientações educativas sobre saúde bucal, que são realizados por alunos de escolas do ensino fundamental que participaram do projeto Experimentando Ciência.  

Implementado no ano de 2016, o Experimentando Ciência oferece diversas oficinas interativas nos laboratórios da FOUSP como forma de ampliar o acesso dos alunos de escolas públicas à ciência e que eles possam vivenciar e experimentar aspectos importantes da melhoria de sua saúde bucal.

Nessa edição, os alunos do programa de pré-iniciação científica desenvolvido na FOUSP, estudantes da Escola EMEF General Euclydes de Oliveira, foram os responsáveis por levar o conhecimento adquirido à Comunidade São Remo, explicando experimentos laboratoriais ligados à saúde bucal e a higiene. Esse ano, participaram 7 estações de trabalho:  

  • Flúor x Cárie: a importância do uso do dentifrício fluoretado durante a higienização bucal foi amplamente explicado nessa estação, salientando o papel do flúor como fonte de ampla proteção dos dentes contra cárie. 
  • Laboratório de Microbiota das Mãos e Higienização da Boca: os participantes puderam aprender como realizar a higiene das mãos e da boca de forma adequada, além de visualizarem a quantidade de microorganismos que existe em cada um destes sítios, antes e depois, de serem higienizados. Cada participante recebeu um kit de higiene que continha uma escova, uma pasta de dentes e um sabonete
  • DNA da Banana: por meio da experimentação de técnica de extração de DNA (ADN – ácido desoxirribonucleico) da banana, o objetivo desta atividade foi o de aproximar os alunos à ciência e ao ambiente laboratorial. Muitas pessoas viram o DNA pela primeira vez na vida.
  • Escape e mostre a língua: por um mundo sem bitucas: aqui, os participantes aprenderam sobre os malefícios do vício em cigarro, além do descarte inadequado de bitucas. Também aprenderam a fazer autodiagnóstico de lesões na cavidade bucal.
  • Laboratório de Microscopia: nessa estação, as crianças acompanharam a ação de citologia esfoliativa, uma técnica diagnóstica simples que permite a visualização de células epiteliais em microscopia de luz. As lâminas foram preparadas no momento e em seguida visualizadas em microscopia de luz.
  • Odontologia Legal: nessa estação, os alunos puderam aprender mais sobre o conceito de identidade através da arcada dentária e as características da sua individualidade. Impressões digitais foram tiradas por meio de uma almofada de tinta para carimbo e comparada com padrões existentes
  • Materiais Dentários: contato com diferentes materiais dentários, suas manipulações, consistências, tempo de presa e aparência final

Ao final, observou-se que a avaliação do evento foi bastante positiva, visto que muitos participantes consideraram a experiência enriquecedora e destacaram o contato com experimentos cientificos inéditos.