Ao final da tarde do dia 2 de dezembro de 2025, docentes e discentes se reuniram no Anfiteatro Myaki Issáo, para o evento “Comunicação Científica: caminhos e desafios”.

A abertura foi realizada pela Profa. Dra. Taís Scaramucci Forlin, docente do Departamento de Dentística, em que foi dada as boas-vindas aos alunos que terão o primeiro contato com a iniciação científica, e também passadas algumas orientações gerais sobre essa nova etapa, que estão descritas no guia prático entregue aos discentes na entrada do evento.

A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, docente do Departamento de Estomatologia e Diretor Adjunto da Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI. Ele começou a palestra dizendo que a iniciação científica, para além da pesquisa, transforma o estudante em clínicos muito melhores, tornando-o mais crítico e menos propenso à aceitar “verdades absolutas”. O ponto central de sua apresentação, no entanto, foi na diferença entre comunicação científica x divulgação científica, enfatizando a importância da transparência e da tradução do conhecimento para a população.

Em seguida, a Profa. Dra. Mirian Meliani, jornalista e pós-doutoranda em Comunicação Digital no PPGCom da ECA-USP, abordou o negacionismo e a insegurança da informação, partindo do contexto da pandemia. Para além, sua pesquisa concluiu que a comunicação é intimamente relacionada ao afeto, vínculo e pertencimento; sendo, portanto, indispensável a construção de uma conexão com a comunidade.

A Profa. Dra. Taís Scaramucci Forlin encerrou o evento agradecendo a presença de todos e desejando uma ótima jornada aos ingressantes da iniciação científica.

Texto e Foto: Théo Gouvêa Filizzola

IMG_2352