A campanha “Fevereiro Roxo e Laranja” surgiu da fusão de outras duas: Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja. A cor roxa representa o combate ao Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, e, a laranja, à Leucemia.
Essas cores estão associadas ao cuidado, conscientização, e, sobretudo, ao alerta. A identificação precoce dessas doenças é crucial para um bom prognóstico: na Leucemia, a cura; e no Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, a melhora na qualidade de vida.

LÚPUS
É uma doença autoimune crônica. Isso significa que as células de defesa do organismo passa a ver as células saudáveis do corpo como ameaça, destruindo-as. Esse ataque pode ser direcionado à diversos órgãos e tecidos, sendo mais comum aos rins, pulmões, pele e articulações.
Principais sintomas:
- Manchas vermelhas no rosto (geralmente em formato de “asa de borboleta” sobre o nariz e bochechas)
- Dores nas articulações e rigidez muscular
- Sensibilidade extrema ao sol
- Cansaço excessivo e febre baixa constante
FIBROMIALGIA
É uma síndrome clínica crônica, caracterizada por uma dor generalizada (corpo todo). Essa condição é dada pela forma como o sistema nervoso processa a dor: estímulos que não deveriam doer, como um abraço apertado, são interpretados como se fossem dores intensas.
Principais sintomas:
- Dor crônica em várias partes do corpo por mais de três meses
- Sono não reparador
- Fadiga extrema e falta de energia
- Dificuldade de concentração e problemas de memória (“névoa mental”)
ALZHEIMER
É um transtorno neurodegenerativo que afeta o cérebro. De forma simples, ela faz com que os neurônios morram ao longo do tempo, o que leva à perda das funções mentais (demência).
Principais sintomas:
- Perda de memória recente
- Dificuldade em realizar tarefas comuns
- Desorientação no tempo e no espaço
- Mudanças de humor ou de comportamento sem motivo aparente
LEUCEMIA
É um tipo de câncer que tem origem na medula óssea, onde são fabricadas as células do sangue. Ela passa a produzir células defeituosas de forma descontrolada, que substituem, ao longo do tempo, as células sanguíneas saudáveis.
Principais sintomas:
- Cansaço extremo e palidez (anemia)
- Manchas roxas ou pequenos pontos vermelhos na pele sem causa aparente
- Febres e infecções recorrentes
- Sangramentos (na gengiva ou nariz, por exemplo)
- Inchaço nos gânglios (pescoço, axilas e virilha)
Por que devemos falar sobre essas condições?
Essas campanhas são fundamentais para a sociedade como um todo, pois a informação salva vidas. Ao disseminar o conhecimento sobre essas doenças, diminuímos o tempo entre o aparecimento de sintomas e o tratamento, que muitas vezes é crucial para um bom prognóstico. Além disso, a compreensão a respeito de uma determinada moléstia, é a chave para o combate contra o preconceito e o medo acerca dela.
Esta é uma iniciativa da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da FOUSP para integrar as datas afirmativas ao nosso cotidiano. O objetivo é dar visibilidade a marcos históricos de luta e diversidade, promovendo um ambiente acadêmico mais acolhedor, consciente e respeitoso para todos.
Texto: Théo Gouvêa Filizzola

