Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO)

Saiba mais clicando aqui.

Laboratório Multiusuário De Microbiologia Molecular E Celular “Prof. João Humberto Antoniazzi”

Responsável:  Profa. Dra. Ericka Tavares Pinheiro

O laboratório possui infraestrutura para realização de cultivo  celular e microbiano, extração de DNA/ RNA e Reação em cadeia da polimerase (PCR). Dentre os equipamentos disponíveis, destacam-se: fluxos laminares e incubadoras específicos para diferentes finalidades, microcentrífuga refrigerada, termocicladores, sistema de eletroforese horizontal e transiluminador UV com sistema de fotodocumentação de géis.

Criado em 2016, este espaço multidisciplinar destina-se ao desenvolvimento de diversas pesquisas científicas conduzidas por graduandos, pós-graduandos e docentes da comunidade acadêmica. As pesquisas são desenvolvidas com verbas obtidas de agências de fomento na forma de bolsas e de auxílios à pesquisa. Para os procedimentos de rotina, os usuários do laboratório são assistidos por uma técnica de nível médio.

As orientações para uso do laboratório, constam no formulário de cadastro (link https://forms.gle/VJhyviKKU3JjisTT8 ou podem utilizar o QR Code abaixo para acesso). Para acesso às agendas, por favor, entrem em contato com  as responsáveis por e-mail bona@usp.br e sipert@usp.br.

Laboratórios De Pesquisa Aplicada À Dentística Lincoln Steagall

Responsável: Profa. Dra. Tais Scaramucci Forlin

O Laboratório de Pesquisa Pesquisa Aplicada à Dentística Lincoln Steagall está vinculado ao Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP, onde foi criado com o objetivo de desenvolver ou testar produtos e/ou técnicas das mais diversas áreas da Odontologia, principalmente nas especialidades da Dentística, Endodontia e Laser.

Atualmente, o laboratório conta com diversos equipamentos de ponta, obtidos por meio de financiamento de agências de fomento. No laboratório estão presentes máquinas e dispositivos que auxiliam no preparo, processamento e armazenamento de amostras (máquinas de corte, politriz, estufa, geladeiras e motores de ar), máquinas de ensaios como de abrasão/escovação, ciclagem mecânica e ciclagem térmica, além de equipamentos de bancada, como pHmetro, balança analítica e agitadores.

Em duas salas auxiliares contamos com equipamentos mais sofisticados como perfilômetro ótico, microdurômetro, nanodurâmetro, máquina de ensaios universal, espectrofotômetro e QLF (Quantitative Light Fluorescence). O laboratório é extensivamente utilizado por alunos de Graduação, Pós-Gradução, Docentes e outros Pesquisadores associados.

As orientações para uso do laboratório, constam no formulário de cadastro (link https://forms.gle/VJhyviKKU3JjisTT8 )ou podem utilizar o QR Code abaixo para acesso). Para acesso às agendas, por favor, entrem em contato com  as responsáveis por e-mail tais.sca@usp.br ou luff@usp.br.

Laboratório de Pesquisa Básica “Edmir Matson”

Responsável: Profa. Dra. Carla Renata Sipert

O Laboratório de Pesquisas Básicas Edmir Matson foi criado em 2002. As linhas de pesquisa desenvolvidas inicialmente envolviam os efeitos biológicos da laserterapia. Atualmente, o laboratório desenvolve projetos envolvidos com a etiopatogenia de doenças dos tecidos dentários além da investigação do efeito modulador de biomateriais empregando metodologias de cultivo celular in vitro.

O laboratório recebe pesquisadores de todos os níveis acadêmicos: desde alunos de iniciação científica até pós-doutorandos e docentes. Os usuários do laboratório são oriundos de diversos departamentos e programas de pós-graduação da FOUSP e podem contar com a assistência de uma técnica do Departamento.

A infraestrutura do Laboratório de Pesquisas Básicas oferece a possibilidade de desenvolvimento de metodologias de cultivo celular para pesquisas envolvendo citotoxicidade, genotoxicidade, imunoensaios para identificação e quantificação de proteínas (IF, ELISA e WB), ensaios de biologia molecular e ainda de silenciamento e edição gênica.

Equipamentos Multiusuários (EMU)

Responsável: Profa. Dra. Tais Scaramucci Forlin

• Perfilômetro Ótico (processo FAPESP 11/17699-1 – Auxilio à Pesquisa: “Análise da progressão de lesões de erosão após irradiação com laser de Nd:YAG”): O perfilômetro óptico Proscan 2100 (Scantron, Venture Way, Tauton, UK) é um instrumento de mensuração de superfície em 3D, rápido e exato. É utilizado para uma variedade de aplicações quando se importa saber o perfil e formato de uma superfície. Uma vez que o escaneamento for concluído, o software permite uma ampla gama de tarefas de análise a ser realizado, como o cálculo da área de superfície. O Proscan tem uma resolução máxima tão baixa quanto 5nm, medida a uma taxa de até 1.000 pontos por segundo, usando a mais recente tecnologia de sensores sem contato. Uma varredura mais rápida é possível com os leitores a laser de triangulação que pode varrer a uma velocidade de 10 mil medições por segundo a uma resolução máxima de 100 nm.

Pesquisadores envolvidos no projeto inicial:

Comitê de Usuários:

• Profa. Dra. Maria Angela Pita Sobral – Departamento de Dentística
  • Profa. Dra. Tais Scaramucci – Departamento de Dentística
  • Este equipamento está instalado nas dependências do Laboratório de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, situada à Av Professor Lineu Prestes, 2227, Butantã, CEP 05508-000, São Paulo, SP.

Utilização para pesquisas científicas

A utilização deste equipamento está sujeita aos seguintes requisitos:

• Disponibilidade do equipamento;
  • Treinamento para uso correto do equipamento;
  • Existência de projeto de pesquisa em que fique comprovada a necessidade de uso do equipamento;
  • Aprovação do Projeto de Pesquisa por um Comitê de Ética em Pesquisa no caso de uso de material humano

Para agendar o uso do equipamento ligar para (11) 3091-7839 ou clique aqui

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo email acca@usp.br