Biologia Oral
A área de biologia oral tem como objetivo a formação de pesquisadores com foco no estudo de células e tecidos de interesse da odontologia, avaliando mecanismos relacionados à homeostasia e à etiopatogenia de diferentes doenças e propondo tratamentos e procedimentos para a devolução do funcionamento destas células/tecidos.
Responsável pela área: Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira

Biomateriais
A formação oferecida na área de Biomateriais enfatiza a análise crítica de questões relevantes na odontologia restauradora, embasada pelo estudo de conceitos básicos, da literatura atual e da experimentação científica. Através de uma formação acadêmica sólida, o aluno será capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos na clínica, ensino/pesquisa ou indústria.
Responsável pela área: Profa. Dra. Josete Barbosa Cruz Meira

Dentística
O objetivo desta área é estudar as alterações, patológicas ou não, que acometem os tecidos duros dos dentes. Etiologia, diagnóstico, bem como novas técnicas operatórias e restauradoras, tem sido exploradas através de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais buscando impactar na saúde bucal dos pacientes.
Responsável pela área: Profa. Dra. Maria Angela Pita Sobral

Endodontia
A área de concentração em Endodontia visa possibilitar aos alunos aprofundarem seus conhecimentos em biologia pulpar e periapical e na etiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias, propiciando meios para o desenvolvimento de estudos correlacionados às variadas técnicas de tratamento, como também estimular a realização de pesquisas inovadoras relacionadas à endodontia regenerativa, imaginologia e microbiologia pulpar. Tal aprendizado e experimentação específica, somados à capacitação adquirida nas atividades didáticas, possibilitará ainda ao aluno estar habilitado a transmitir seus conhecimentos à toda comunidade odontológica.
Responsável pela área: Profa. Dra. Carla Renata Sipert

Laser em Odontologia
Os objetivos da área são ampliar conhecimentos dos princípios básicos dos lasers e suas aplicações formando profissionais críticos, aptos a desenvolver pesquisas laboratoriais e clínicas, que deem suporte ao uso multidisciplinar desta tecnologia.
Responsável pela área: Profa. Dra. Alyne Simões Gonçalves