2300011 – Anestesiologia Aplicada à Clínica Odontológica

Dar ao aluno a compreensão da importância do controle da dor durante o tratamento odontológico, bem como, inteirá-lo dos recursos e técnicas disponíveis de cuja aplicação, derive o efetivo alcance da terapia odontológica diante da ausência de sensibilidade dolorosa ou de desconfortos e temores de maior significado. Ementa da Disciplina.

2300012 – Teleodontologia

Os alunos deverão ser capazes de expor os princípios e estruturas da Internet, explicar a importância e o alcance da tele-informática como instumento de educação odontológica e expor os aspectos éticos da informação odontológica na Internet. Os alunos serão habilitados a: 1) preparar uma aula ou um caso clínico para sua disponibilização na Internet e/ou Intranet; 2) elaborar um tema informatizado para auto-avaliação de estudantes de graduação; 3) estruturar dados clínicos para fins de intercâmbio na Internet; 4) viabilizar a captação de protocolos de levantamentos de dados odontológicos (ou outros) via Internet; 5) relacionar-se com as disciplinas de graduação na complementação de tarefas não presenciais; 6) estabelecer links de informação na área da saúde. Ementa da Disciplina.

2300015 – Anatomia Odontológica

Capacitar o aluno a denominar e identificar os diferentes grupos e elementos dentários. 2- Capacitar o aluno a identificar os detalhes anatômicos de cada elemento dental. 3- Associar as características anatômicas dentárias com os aspectos funcionais e fisiológicos relacionados às disciplinas profissionalizantes. Específicos: 1) Conhecer e identificar a anatomia externa e interna de cada dente. Ementa da Disciplina.

2300016 – Estágios Vivenciais

Visa o desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e político do aluno, como cidadão, objetivando alcançar um perfil do CD comprometido profissionalmente com a participação na construção de um Sistema de Saúde adequado para a população. Para operacionalizar seu processo de ensino, os alunos deverão dispor de um aparato institucional de comprovada excelência, no qual se desenvolverão estratégias de integração docente assistencial, com o comprometimento de contemplar orientações para as atividades de estágio e demais atividades que integrem o saber acadêmico à prática profissional, incentivando o reconhecimento de habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar. Tem por objetivos específicos: Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços específicos à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da criação cultural geradas na instituição. Desta forma devem ser considerados como instrumento de integração e conhecimento do aluno com a realidade social, econômica e do trabalho de sua área/curso, além de ser um instrumento de iniciação profissional. Ementa da Disciplina.

2300023 – Técnica Anestésica

Formação do aluno nas técnicas anestésicas no âmbito da clinica odontológica. Retornar e reforçar as noções de emergências médicas decorrentes do ato anestésico iniciadas na disciplina de Introdução às emergências médicas em odontologia e nas práticas integradas do Laboratório de Emergências Médicas do Depto de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais. Ementa da Disciplina.

2300024 – Implantodontia

A disciplina de Implantodontia tem como objetivo geral adicionar à formação do Cirurgião Dentista, conhecimento específico na área de implantodontia, desenvolvendo habilidades e competências para diagnosticar, planejar e indicar o tratamento com implantes osseointegrados bucais, tornando-o consciente e capaz de desempenhar seu papel perante a sociedade. Ementa da Disciplina.

2300025 – Práticas Manuais em Odontologia

O objetivo desta disciplina é desenvolver as habilidades manuais específicas para a prática odontológica. Para tanto, será ministrado conteúdo distribuído em três ambientes distintos (laboratório seco, laboratório molhado e laboratório de produção), destinados a atividades práticas relacionadas a vários segmentos da Odontologia. O aluno executará projetos que envolvem a confecção de objetos de uso rotineiro na clínica odontológica (por exemplo, protótipos de articuladores utilizando arame, escultura dentária, modelagem de estruturas anatômicas da face utilizando manequim e argila, preparos cavitários com posterior usinagem automatizada de próteses e moldagem em gesso de objetos de difícil reprodução). Para cada módulo do curso, o aluno será avaliado por intermédio da criação e apresentação de mesa clínica e de elaboração de um documento das atividades realizadas. Ementa da Disciplina.