No dia 29 de maio de 2024 ocorreu, no Anfiteatro Myaki Issao, o primeiro congresso internacional da Liga Interdisciplinar de Prótese Bucomaxilofacial, com um dia cheio de palestras sobre a área, contando com a presença de profissionais de excelência, que mostraram como a especialidade da Prótese Bucomaxilofacial é ampla, multifacetada e multidisciplinar. O congresso foi aberto aos alunos de dentro e de fora da FOUSP, pós-graduandos e profissionais da saúde, com a modalidade presencial e online, já que teve a participação de palestrantes internacionais. A presença no evento contou como pontos para o futuro processo seletivo da liga e emitiu certificados aos integrantes.
A primeira palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Fábio Coracin abordando o tema “Complicações Orais da Oncoterapia”. Após um breve coffee break, a Profa. Dra. Roberta Zanicotti relatou um pouco sobre a “Rotina da Prótese Bucomaxilofacial”. Em seguida, foi discutido o assunto “Reabilitação de pacientes fissurados” pelo Prof. Dr. Homero C. Aferri.
Depois o médico otorrinolaringologista Dr. Omar A. Gutiérrez G. retomou as atividades do congresso com a temática “Confecção de próteses auriculares em microtia”. Posteriormente, os professores doutores Adriana Corsetti, André Carolli, Neide Pena Coto e Rodrigo Lopes dissertaram sobre a “Reabilitação com implantes em pacientes oncológicos”. E para finalizar as palestras, a Profa. Marene Hernandez discursou sobre “Dispositivos para radioterapia”.
Dessa forma, o congresso pode proporcionar uma visão mais detalhada sobre a área em questão e retratar a importância da presença do dentista especialista em prótese bucomaxilofacial na equipe multidisciplinar de pacientes multilados faciais.
O encontro foi organizado pelos seguintes integrantes da liga: Profa. Dra. Neide Pena Coto (coordenadora), professores Cíntia Baena Elchin e Henrique da Graça (preceptores) e alunas da graduação Ana Carolina Fritoli e Carolina Gregio (presidente e vice-presidente).
Texto: Marina Timbó Colmanette