Clique aqui para maiores informações.

O empréstimo de material está restrito a usuários internos: alunos de graduação, pós-graduação, docentes, funcionários, ex-alunos de graduação, ex-alunos de pós-graduação e ex-docentes.

Saiba mais em Regulamentos.

O material bibliográfico que não fizer parte do nosso acervo e que constar em bibliotecas fora do campus da capital ou nas bibliotecas do interior, a biblioteca solicita empréstimo deste material via sedex.

Basta solicitar o formulário no balcão do empréstimo e preencher com seus dados e as informações do material a ser emprestado.

Além do SCAD (Bireme) e COMUT (Ibict), a Biblioteca oferece o serviço de Comut convencional onde o usuário pode solicitar, por e-mail comutfo@usp.br, fotocópias de documentos disponíveis no acervo FOUSP. Estes serviços tem custos.

O Serviço de Documentação Odontológica (SDO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo disponibiliza, a Folha de Estilo para a elaboração de Trabalhos Acadêmicos (Monografias, Dissertações e Teses)

Antes de iniciar a redação do Trabalho o aluno deverá consultar as normas de elaboração do Trabalho, assim como, a formatação Parte IV – Vancouver.

O SDO ministra cursos de EndNoteWeb (gerenciador de referências) e Word para formatação, uma vez ao mês, para auxiliar na elaboração do Trabalho Acadêmico.

Após a finalização do trabalho este deverá ser entregue na biblioteca para normalização, no Serviço de Informação Documentária e Circulação (SIDC) aos cuidados das bibliotecárias Vânia Funaro ou Glauci Elaine. Para tal procedimento atentar para as seguintes observações:

  1. A biblioteca não fará a formatação do trabalho acadêmico (para isto o aluno deve consultar a Folha de Estilo);
  2. O trabalho deverá ser entregue no formato impresso (sem encadernar);
  3. Os trabalhos serão normalizados de acordo com a ordem de entrega na biblioteca (o aluno não poderá deixar agendado o dia e horário para a normalização);
  4. A normalização será feita sem a presença do aluno;
  5. A biblioteca terá 5 (cinco) dias úteis para devolver a primeira versão normalizada;
  6. Caso haja muitos acertos a serem feitos o aluno deverá trazer para uma segunda revisão;
  7. Após a normalização o trabalho será entregue ao Serviço de Assistência e Divulgação Técnico-Científica (SADTC) para a elaboração da Ficha Catalográfica;
  8. O SDO emitirá um documento (recibo) de que o Trabalho foi normalizado (este documento faz parte do check list para o depósito do mesmo).

Nota1: a Biblioteca não se responsabilizará por Trabalhos que, após serem normalizados, forem alterados.

Nota 2: atentar para os prazos de devolução dos Trabalhos por parte da biblioteca. O ideal é que seja entregue com pelo menos 20 dias antes da data do depósito no Serviço de Pós-graduação da FOUSP.

A biblioteca está sempre à disposição para sanar dúvida em relação à normalização do trabalho acadêmico.

A biblioteca orienta os usuários na busca de informação nas bases de dados e outras fontes de informação; na elaboração de trabalhos acadêmicos e referências assim como na busca de revistas para submissão de artigos.

Para qualquer outro tipo de informação, procure um Bibliotecário.

NORMAS PARA IMPRESSÃO DE POSTERS/BANNERS DA FOUSP OBJETIVOS A utilização dos equipamentos é somente para:

  1. Trabalhos acadêmicos e de pesquisa
  2. Atividades administrativas

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos utilizados nos serviços de impressão são:

  1. Impressora HP Designjet 800 (plotter)
  2. Computador e Monitor para gerenciamento dos trabalhos

PÚBLICO

Desde que enquadrados nos objetivos acima, o serviço está disponível para:

  1. Docentes da FOUSP
  2. Pós-graduandos da FOUSP
  3. Graduandos da FOUSP

O serviço será executado pelo Setor Gráfico, onde os equipamentos estão instalados. Casos especiais serão analisados pela Assessoria Administrativa e pela Diretoria. O serviço não está disponível para:

  1. Pessoas sem vínculo com a FOUSP

CUSTOS

Haverá cobrança para a realização dos serviços segundo tabela abaixo, sujeita a alterações. Os valores cobrados têm como destino manter o material de consumo, papéis e tintas, além de custos de manutenção necessários aos equipamentos. Serviços com fins administrativos não serão cobrados e somente serão executados após avaliação da Assessoria Administrativa e autorização da Diretoria.

UTILIZAÇÃO

Todos os serviços deverão ser solicitados pelo endereço eletrônico: www.fo.usp.br/chamados

FLUXO DE TRABALHO

Para realização de impressões, o fluxo de trabalho será:

  1. O usuário acessa o sistema: www.fo.usp.br/chamados, com seu número USP e senha única
  2. O Usuário preenche seus dados da solicitação de serviço e anexa os arquivos nas extensões ppt, pptx e/ou pdf.
  3. O responsável pelo serviço avalia se o arquivo está correto para impressão, prossegue-se.
  4. O Setor Gráfico envia ao usuário boleto para pagamento.
  5. O usuário recolhe o valor junto a rede bancária.
  6. O Setor Gráfico realiza o trabalho.
  7. O Setor Gráfico informa ao usuário a conclusão do trabalho.
  8. O serviço será entregue após confirmação do pagamento.
  9. O usuário retira o material físico, pessoalmente no Setor Gráfico.

RESTRIÇÕES FÍSICAS

Não serão impressos documentos em tamanho A3 ou menores. Não serão impressos documentos com fundo de tonalidade escura de qualquer cor, ou cores sólidas

TABELA DE PREÇOS

Impressão de banner em papel fotográfico “glossy paper” (medida máxima 0,90 x 1,20) R$50,00
Impressão de banner em papel sulfite (medida máxima 0,90 x 1,20) R$ 25,00

PALTEX (Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução) é um Programa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organismo Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), funcionando com o apoio da Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF).

Trata-se de um Programa, sem fins lucrativos, cujo objetivo fundamental é o apoio à Formação de recursos humanos de qualidade na área da saúde. Todo o material oferecido (texto e instrumentos básicos) é repassado a um preço mais acessível ao aluno, estimulando-o a obter materiais e instrumentos necessários à sua formação universitária. Há mais de 40 anos no Brasil, o Paltex faz parte da história das inovações ocorridas no ensino das ciências da saúde.

Na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, o PALTEX funciona sob os cuidados do funcionário José Pascoal dos Santos, de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 19h30. O telefone para contato
é  3091-7851.

Site oficial do Programa PALTEX

A renovação de material pode ser feita pessoalmente ou via Dedalus.

Veja tutorial.

Entre em contato através do email bibfo@usp.br para obter mais informações

Entre em contato através do email bibfo@usp.br para obter mais informações

A biblioteca oferece treinamentos em bases de dados e outras fontes de informação:

  • Formal:  parte de disciplinas e solicitação do corpo docente (agendamento prévio).
  • Informal:  a todos os usuários que necessitarem do treinamento, in loco, para elaborar buscas bibliográficas.

Para solicitar treinamentos entre em contato por:

e-mail: bibfo@usp.br

Telefone: 2648-8270 (Vânia) ou 2648-8269 (Glauci)

O Sistema Internacional de Unidades é um conjunto sistematizado e padronizado de definição para unidades de medidas.

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

O Sistema Internacional de Unidades

Atualização do Quadro Geral de Unidades de Medida

A biblioteca oferece aos interessados, visitas orientadas individual ou em grupo, para os usuários que desejarem conhecer a biblioteca e os serviços oferecidos.

Agendamento pelo e-mail bibfo@usp.br.