XXIV JOCAPE

22 DE NOVEMBRO, SÃO PAULO

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos

O EVENTO

Neste ano, a XXIV JoCAPE – Jornada do Centro de Atendimento à Pacientes Especiais ocorrerá no dia 22 de novembro de 2024 no Auditório István Jancsó e abordará diversos temas sobre o atendimento odontológico do paciente com necessidade especial.

Nosso público-alvo são especialmente alunos de pós-graduação em Odontologia e dentistas que atuam na rede pública e privada. Nosso objetivo é que esse evento traga as últimas novidades científicas sobre o tema “pacientes com necessidades especiais” e promova a rede de contatos entre os participantes, troca de experiências e oportunidades.

Inscrições

As inscrições para a XXIV JOCAPE já estão abertas! Para se inscrever, clique aqui ou use o QR code.

Trabalhos aprovados, clique aqui


Orientações e Normas para apresentações e Critérios de Avaliação, clique aqui


Numeração e horário de apresentação dos painéis aprovados, clique aqui


 

Programação

07:30

Instalação dos Posters

08:00

Abertura do Evento

08:15

Apresentação oral de casos clínicos

09:15

"Atenção Odontológica Integral da Criança com Necessidade Especial", com a Dra. Gabriela Scagnet, da Universidade de Buenos Aires

11:15

Intervalo e apresentação de painéis

13:00

Apresentação oral de casos clínicos

14:00

"Emergências cardiovasculares em ambiente odontológico!, com o Prof. Dr. Sérgio Timerman, do Instituto do Coração do HC-FMUSP

14:40

"Desafios clínicos da anticoagulação nos procedimentos odontológicos", com o Dr. Frederico Buhatem Medeiros, do Hospital Samaritano

15:20

"Demência Senil: uma epidemia emergente e sua relação com a saúde oral", com Sonia Maria Dozzi Brucki, da Faculdade de Medicina da USP

16:00

Intervalo e apresentação de painéis

16:40

"Cardiopatias Congênitas - o que o cirurgião-dentista precisa saber", com a Dra. Patrícia Figueiredo Dias, do HCor

17:20

"Síndrome de Down: desafiando a odontologia para pacientes especiais", com Me. Bruna Luiza Roim Varotto,
do Instituto de Psiquiatrida do HC-FMUSP

18:00

Encerramento e Premiação

PALESTRANTES

Gabriela Scagnet

Gabriela Scagnet

Graduada pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, e possui especializações em Odontopediatria, Ortodontia e Atendimento a Pacientes com Deficiências. Desde 2019, é membro da Academia Argentina de Odontologia. Obteve o doutorado em Saúde Pública em 2016 e é graduada na Carreira Docente pela UBA. Atualmente, é Diretora do "Hospital Quinquela Martín de Odontopediatria" e cofundadora do Departamento de Pacientes Especiais, vinculado ao Governo da Cidade de Buenos Aires. Ela é Professora da Universidade de Buenos Aires, atuando na Área de Pacientes com Deficiências - Medicina Oral e Professora Associada de Odontopediatria na Universidade Maimónides. Foi Presidente da IADH (International Association for Disability and Oral Health) e é membro do Comitê de Educação da organização. É também membro do Conselho Editorial da Contemporary Pediatric Dentistry e do Comitê Editorial do British Journal of Disability and Oral Health. É fundadora e Presidente da AAODI (Associação Argentina de Odontologia para Pessoas com Deficiência).
Sérgio Timerman

Sérgio Timerman

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, Residência Médica em 1982-Residência Médica pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (1986) e Doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2001. No Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP) é Diretor do Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares, Coordenador do Time de Resposta Rápida. Foi Consultor na área de urgência e emergência do Ministério da Saúde e Coordenador do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2015 à 2021). Foi o introdutor no Brasil dos Cursos ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, BLS - Suporte Básico de Vida, PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria e Coordenador das Diretrizes Brasileiras de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação (2013 e 2019).
frederico

Frederico Buhaten

Graduado em Odontologia pelo Centro Universitário do Maranhão/UNICEUMA (2004). Doutor em Patologia e Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo/ FOUSP, Especialista em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial e Implantodontia, Pós-Graduação em Odontologia ao Cardiopata pelo Hospital - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), Habilitação em Odontologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Odontologia e Conselho Regional de Odontologia /SP e Habilitação em Laserterapia. Atualmente é Diretor Científico do Departamento de Odontologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e Membro da Equipe em Odontologia Hospitalar do Hospital Samaritano-SP (EqOH). Membro Titular do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (CBROHI). Membro da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Tem experiência na área de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Odontologia ao Cardiopata, atuando nos seguintes temas: odontologia hospitalar e UTI, cirurgia bucal, implantes dentários, oncologia, diabetes, hipertensão, anticoagulantes orais, transplantados renais e doenças cardiovasculares e manejo odontológico de pacientes com doenças sistêmicas crônicas.
Sonia Maria Dozzi Brucki

Sonia Maria Dozzi Brucki

Graduação em Medicina (1988) e residência médica em Neurologia (1991) na Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Mestre em Neurologia (1993) e Doutora em Medicina (Neurologia) em 1996 pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo sob a supervisão do Prof.Dr. Ricardo Nitrini. Obteve o título de livre-docente em Neurologia pela FMUSP em 2013. Desde 2007 é editora associada da revista Dementia&Neuropsychologia e atualmente é editora chefe, além de editora associada dos Arquivos de Neuropsiquiatria. Coordena o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da FMUSP e participa do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC) da FMUSP; As áreas de interesse são: neurologia cognitiva e do comportamento, avaliação cognitiva em indivíduos de baixa escolaridade e avaliação transcultural, Doença de Alzheimer, comprometimento cognitivo leve, biomarcadores em demências e reserva cognitiva.
Nova Imagem

Patrícia Figueiredo Elias

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é médica coordenadora do ambulatório de cardiopatias congênitas do HCor , além disso também é membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa desde 2009, da comissão de residência médica de cardiologia pediátrica e cardiologia clínica e médica cardiologista da APE de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cardiologia pediátrica.
bruna

Bruna Luiza Roim Varotto

Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - SJC, 2005-2008), Aprimoramento em Odontologia Hospitalar com ênfase em Pacientes com Necessidades Especiais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2009-2011), Especialização em Periodontia no Senac-SP (2013-2015) e Mestre em Ciências pelo HCFMUSP (2014-2017). Atualmente é Dentista no Governo do Estado de São Paulo, habilitada em Odontologia Hospitalar, atuando junto às Residências de Odontologia no Instituto de Psiquiatria e Instituto Central do HCFMUSP e com a população carcerária.

SUBMISSãO DE resumos

Neste ano, todos os resumos deverão ser escritos na língua inglesa.

A data limite para o envio dos resumos é às 23h59 do dia 22 de outubro 2024. A divulgação dos trabalhos aceitos ocorrerá em 31 de outubro de 2024.

A Comissão Julgadora aceitará 60 resumos de casos clínicos ou de pesquisa e 8 resumos para apresentação oral de casos clínicos.

A submissão dos resumos dos trabalhos só poderá ser realizada após inscrição do autor principal do trabalho na JOCAPE. Solicitamos que não deixem para se inscrever em data próxima ao limite de submissão dos trabalhos, visto que é necessário um tempo após o pagamento, para que a inscrição seja realmente efetivada e confirmada. Durante a submissão, o participante deverá optar por uma das seguintes categorias:

  • Apresentação oral de casos clínicos (AOC) – A comissão organizadora selecionará OITO (08) resumos para apresentação oral de caso clínico. Os trabalhos selecionados serão apresentados presencialmente no dia do evento. Os trabalhos não selecionados poderão ser convidados para compor as apresentações na forma de painéis. O tempo da apresentação oral de casos clínicos será de 10 minutos de duração, seguido de 5 minutos de arguição/discussão
  • Pôster de caso clínico (PCC) – A comissão organizadora selecionará os 60 melhores resumos para painéis ( pesquisa e/ou caso clínico) que serão apresentados presencialmente nos dias do evento. Os painéis serão impressos e fixados no local do evento, às 7h30. O tempo de apresentação dos painéis será de até 5 minutos de duração, seguido de 5 minutos de arguição/discussão
  • Pôster de pesquisa (PP) – A comissão organizadora selecionará os 60 melhores resumos para painéis ( pesquisa e/ou caso clínico) que serão apresentados presencialmente nos dias do evento. Os painéis serão impressos e fixados no local do evento, às 7h30. O tempo de apresentação dos painéis será de até 5 minutos de duração, seguido de 5 minutos de arguição/discussão

Os 30 melhores trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora serão publicados na revista JORDI- Journal of Oral Diagnosis.


Instruções para a submissão de resumos

Os trabalhos deverão estar vinculados às áreas temáticas de Odontologia para Pacientes Especiais, como, por exemplo, Odontologia Hospitalar, Estomatologia e Patologia Oral e Maxilofacial, Imaginologia Dentomaxilofacial, entre outras.

Não serão aceitos resumos de trabalhos enviados pelo correio, por e-mail ou por quaisquer outras vias.

O envio dos resumos deverá ser realizado por meio eletrônico através do link bit.ly/3WOQt12.


Todos os resumos deverão ser redigidos em Inglês


Instruções para Confecção dos Resumos

Categoria: Apresentação Oral de Casos Clínicos ou Poster de Caso Clínico

  • Título: LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO COM NO MÁXIMO 120 CARACTERES (INCLUINDO ESPAÇOS), em inglês
  • Autores: Os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada. Cada resumo poderá ter até 6 (seis) autores, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador do trabalho, quando aplicável, o último autor. O apresentador deve indicar seu email de contato
  • Filiação: relacionar a(as) instituição(ões) onde o trabalho foi desenvolvido
  • Resumo: Em inglês, na forma de texto corrido com no máximo 1800 caracteres, contabilizados os espaços. O resumo deverá conter uma breve introdução, seguida pela descrição do caso clínico, exames complementares, diagnóstico, manejo, acompanhamento e conclusão
  • Nota: Caso se aplique, pode ser incluído ao final do resumo uma referência à agência de fomento que porventura tenha apoiado a realização do trabalho
  • Observação: no momento da submissão do resumo na forma de apresentação oral de caso clínico, será facultado aos autores a opção de aceite para apresentação da forma de Pôster de caso clínico, caso o mesmo não seja selecionado para a forma de apresentação oral

Categoria: Apresentação de Poster de Pesquisa

  • Título: LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO COM NO MÁXIMO 120 CARACTERES (INCLUINDO ESPAÇOS), em inglês
  • Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada. Cada resumo poderá ter até 6 (seis) autores, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador do trabalho, quando aplicável, o último autor. O apresentador deve indicar seu e-mail de contato
  • Filiação: relacionar a (as) instituição (ões) onde o trabalho foi desenvolvido
  • Resumo: Em inglês, na forma de resumo estruturado, com no máximo 1800 caracteres, contabilizados os espaços.
  • Deverá, obrigatoriamente, conter os seguintes tópicos: introdução, objetivo, material e método, resultados e conclusão
  • Nota: Todos os painéis de pesquisa que envolvam seres humanos, animais ou parte deles (o que inclui questionários e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes) deverão ter sido avaliados por um Comitê de Ética em Pesquisa e o número de aprovação deve estar contido na apresentação
  • Caso se aplique, pode ser incluído ao final do resumo uma referência à agência de fomento que porventura tenha apoiado a realização do trabalho

Critérios de Avaliação dos Resumos

Os resumos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica com base nos seguintes critérios

  1. Conformidade com as Normas de Submissão: Verificação do cumprimento rigoroso das diretrizes estabelecidas para a submissão dos resumos
  2. Qualidade da Redação em Inglês: Avaliação da clareza e precisão da redação em inglês, assegurando a compreensão e a adequada avaliação do resumo
  3. Adequação à Categoria Inscrita: Análise da pertinência do trabalho à categoria na qual foi inscrito
  4. Relevância e Contribuição ao Conhecimento Atual: Consideração da importância e do impacto do estudo para o avanço do conhecimento na área
  5. Originalidade e Metodologia: No caso de pesquisas, será avaliada a originalidade do estudo, bem como a inclusão detalhada das informações sobre a metodologia utilizada e os principais resultados alcançados
  6. Complexidade e Detalhamento do Caso Clínico: Para casos clínicos, serão considerados aspectos como a raridade do caso, apresentação clínica atípica, desafios diagnósticos ou de manejo clínico, além do detalhamento completo do caso

JOCAPE 2024 em SÃO PAULO

  • Data:

    22 de novembro de 2024

  • Local:

    Auditório István Jancsó - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
    Rua da Biblioteca, 21 - Cidade Universitária
    São Paulo/SP - Brasil
    05508-065

  • Contato:

    cape@usp.br