O maior e o mais tradicional, encontro de especialistas em OPNE do Brasil

28 DE NOVEMBRO, SÃO PAULO

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos

O EVENTO

O maior, e o mais tradicional, encontro de especialistas em OPNE do Brasil.

A XXV JOCAPE – Jornada Odontológica do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais será realizada no dia 28 de novembro de 2025, no Auditório István Jancsó, localizado na Biblioteca Brasiliana, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Em sua 25ª edição, a JOCAPE reafirma seu compromisso com a formação continuada e a qualificação do atendimento odontológico a pessoas com necessidades especiais, reunindo profissionais, docentes, estudantes de pós-graduação e integrantes da rede pública e privada de saúde.

Com uma programação cuidadosamente elaborada, o evento busca promover o diálogo entre a prática clínica e a produção científica, incentivar a troca de experiências e fortalecer a rede de cuidado inclusivo que temos construído ao longo de nossa trajetória.

Programação

07:00

Montagem dos painéis

07:30

Abertura do Evento

08:00

Prof. Dr. Paulo Frazão (FSP-USP): O atendimento odontológico da pessoa com deficiência no SUS Desafios da implementação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência em diferentes contextos regionais.

09:00

Prof. Dr. Paulo Nadanovsky (UERJ – FIOCRUZ): Sobrediagnóstico e sobretratamento na odontologia e a relação com a prática baseada em evidência

10:00

Coffee-break e apresentação de 30 painéis

10:45

Profa. Dra. Inmaculada Tomáz Carmona (USC): Assistência Odontológica para pacientes com necessidades especiais – Experiência da Universidade de Santiago de Compostela

12:00

Intervalo para Almoço

13:30

Profa. Dra. Inmaculada Tomáz Carmona (USC): Pesquisa em Odontologia para pacientes com necessidades especiais

14:30

Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury: Fluoretos em Odontologia e OPNE: Mitos e verdades - do creme dental ao atendimento profissional

15:30

Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio: Mínima intervenção em OPNE

16:30

Coffee-break e apresentação de 30 painéis

17:15

Profa. Dra. Maria Aparecida Moreira Machado (FOB-USP): Famílias da atualidade: a abordagem de famílias atípicas

18:15

Entrega de prêmios e encerramento

PALESTRANTES

1

Paulo Frazão

Paulo Frazão, graduado em odontologia, concluiu o doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo em 1999. É professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordenou o doutorado interinstitucional em Saúde Pública com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. É consultor do Ministério da Saúde do Brasil e coordenador do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil.
3

Paulo Nadanovsky

Pesquisador Titular da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ e Professor Titular do Instituto de Medicina Social da UERJ. Tem Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Londres (1993) sob orientação de Aubrey Sheiham e Pós-Doutorado (2007-2009) em Psicologia Evolucionista na McMaster University, Canadá, em colaboração com Martin Daly e Margo Wilson, e Pós-Doutorado (2023) no Centro de Medicina Baseada em Evidência (CEBM) da Universidade de Oxford, Inglaterra, em colaboração com David Nunan. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1986). Tem experiência na área de Saúde Pública e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sobrediagnóstico e sobretratamento na odontologia, revisão sistemática e meta-análise, medicina baseada em evidência, comunicação do risco, odontologia baseada em evidência. No início dos anos 2000 iniciou uma aproximação com a Teoria da Evolução (Darwinismo) aplicada ao comportamento humano. Dentre os temas específicos dessa linha de pesquisa estão incluídos homicídio e morte por batida no trânsito.
5

Inmaculada Tomáz Carmona

Professora Titular da disciplina de “Odontologia para Pacientes Medicamente Comprometidos” da Universidade de Santiago de Compostela (USC). Vice-diretora da Faculdade de Odontologia da USC (2011-2014). Membro da Academia de Ciências Odontológicas da Espanha. Coordenadora da Unidade Clínica e de Pesquisa em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Oral Sciences Research Group” da USC, pertencente à Fundación Instituto de Investigación Sanitaria de Santiago de Compostela (FIDIS). Diretora do “Máster de Formación Permanente en Odontología Integral Avanzada en Personas con Diversidad Funcional y Condiciones Médicas Complejas”. Pesquisadora Colaboradora do Eastman Dental Institute, Queen Mary University of London y King’s College London. Mais 120 publicações em revistas com índice de impacto, mais de 25 capítulos de livros publicados, orientou 19 Teses de Doutorado (9 delas receberam o “Premio Extraordinario de Doctorado en Ciencias de la Salud y Ciencias”).
9

Daniela Prócida Raggio

Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP) em 1993, possui Especialização em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (1997), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Odontológicas pela mesma instituição, com área de concentração em Odontopediatria. Durante o Doutorado, realizou Estágio no Exterior na ACTA (Amsterdam) em 2004 e, mais recentemente, concluiu um estágio de pesquisa na Faculdade de Odontologia de Cardiff (Reino Unido) entre 2022/2023. Atualmente é Professora Associada III da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Possui ampla experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando em ensaios clínicos randomizados, síntese de evidências, meta-pesquisa e implementação na prática clínica. Seus principais tópicos de pesquisa incluem: mínima intervenção no manejo de lesões de cárie, com foco no Tratamento Restaurador Atraumático (ART), Hall Technique, cimentos de ionômero de vidro e materiais dentários. É Editora-Emérita do International Journal of Paediatric Dentistry (IJPD-Wiley) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
11

Maria Aparecida Moreira Machado

Professora Titular Disciplina de Odontopediatria FOB/USP Cirurgiã-Dentista pela FOB/USP Residência em Odontopediatria pelo Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais/ Centrinho USP Especialista em Odontopediatria pela PROFIS / Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais/ Centrinho da USP; Mestre e Doutora em Odontopediatria pela FOB/USP; Professora Titular da Disciplina de Odontopediatria da FOB/USP; Habilitação em Laserterapia Em Saúde pelo Instituto de Física de São Carlos da USP; MBA em Gestão Pública pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP; MBA em Gestão E Inovação Em Saúde pelo Instituto Butantã; Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria / ABOPED 2020-2021 e 2022-2023
7

Jaime Aparecido Cury

Professor Titular (Colaborador) da FOP-UNICAMP, 05/2022-presente Pesquisador 1A do CNPq, 1985-presente Cirurgião-Dentista FOP-UNICAMP, 1971 Mestre (UFPR, 1974) e Dr (USP, 1980) em Bioquímica Pós-doutorado em Cariologia, University of Rochester, USA, 1995 e 2005 Láureas recebidas: Ingve Ericsson Prize of Preventive Dentistry (2010), Pesquisador Senior, IADR-LAR (2011), ORCA for Research in Cariology (2012), Doctor Honoris causa PUC-RS (2015), IADR Research in Cariology (2019), IADR E.W. Borrow Memorial Award (2020), Doctor Honoris causa da Universidade de Murcia, Espanha, (2023), Professor Emérito da UNICAMP (2024), entre outras.

SUBMISSãO DE resumos

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os trabalhos científicos enviados à XXV JOCAPE poderão ser inscritos nas  categorias de Caso Clínico ou de Pesquisa, com temas na área de Odontologia  para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontologia Hospitalar,  Estomatologia, Patologia Oral e Cirurgia e outras áreas afins de caráter  multidisciplinar, desde que mantenham relação com as áreas citadas. 

Serão selecionados 60 resumos para apresentação durante a XXV JOCAPE.  Os resumos dos 30 melhores painéis apresentados durante a XXV JOCAPE serão  publicados na revista Journal Of Oral Diagnosis. 

O resultado dos trabalhos aprovados para a apresentação estará à  disposição na página do CAPE no site da FOUSP  (https://site.fo.usp.br/departamentos/estomatologia/cape/), a partir do dia 30 de  outubro de 2025. 

REGRAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS 

Todos os resumos deverão ser redigidos em inglês 

Os resumos devem conter: título do trabalho, autores, filiação e corpo  do resumo (exemplo de modelo ao fim do documento) 

I – Título do trabalho: 

– O título do trabalho deverá ser breve e informativo, limitando-se, no máximo,  a 120 caracteres (incluindo espaços) em letras maiúsculas. (Ex.:  CARACTERÍSTICAS BUCAIS DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN) 

II- Autores:

– O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser escrito(s) por extenso e em  ordem de publicação. Os nomes de cada autor devem ser separados por vírgula  (ex. José da Silva Xavier, Joaquim da Silva Cardoso) 

– Cada resumo poderá ter no máximo 07 (sete) autores

– O apresentador do trabalho deve ter o nome destacado por *, deverá estar  inscrito na JOCAPE e deverá informar o e-mail para contato (ex. *José da Silva  Xavier – josexavier@usp.br 

III – Filiação: 

– Deverá ser relacionada à instituição(ões) onde os trabalhos foram  desenvolvidos. 

IV- Corpo do resumo: 

– O texto deverá ser digitado através do software Microsoft Word, com no  máximo 1600 caracteres.  

V – Conteúdo do resumo: 

Pôster de caso clínico: Os resumos devem ser estruturados, contendo introdução, relato do caso, exames complementares empregados e considerações  finais. 

Pôster de pesquisa: Os resumos devem ser estruturados, contendo  introdução, objetivo(s), método(s), resultado(s) e conclusão(ões). Na última linha  deverá constar o(s) nome(s) de patrocinador(es) ou de apoio financeiro, quando for  o caso. Serão aceitos nessa categoria pesquisas clínicas, laboratoriais e revisões  sistemáticas. 

Seleção da categoria: 

Durante a submissão o participante deverá optar por uma das seguintes  categorias: 

1. Pôster de Caso Clínico (PCC) 

2. Pôster de Pesquisa (PP) 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS 

A avaliação dos resumos será feita pela comissão científica. Serão utilizados  os seguintes critérios: 

1 – Adequação dos resumos às normas de submissão 

2 – Qualidade da Redação em inglês: avaliação da clareza e precisão da  redação, assegurando a compreensão e a adequada avaliação do resumo 3 – Relevância e contribuição do estudo ao estado atual do conhecimento  (ambas as categorias) 

4 – Originalidade do estudo e inclusão das informações sobre a metodologia  e seus principais resultados (pesquisa)

5 – Raridade, apresentação clínica não usual, dificuldade diagnóstica ou de  manejo clínico e detalhamento completo do caso (caso clínico) 

Após análise dos resumos, a comissão organizadora selecionará, no  máximo, 60 (sessenta) resumos de casos clínicos ou de pesquisa que serão  apresentados presencialmente no dia do evento. Os 30 melhores resumos serão  publicados no Journal Of Oral Diagnosis. 

Nota: Todos os pôsteres de pesquisa que envolvam seres humanos, animais  ou parte deles (o que inclui questionários e levantamento de fichas e arquivos com  dados de pacientes) deverão ter sido SUBMETIDOS a um Comitê de Ética em  Pesquisa (CEP). Para a apresentação, o CEP precisa ter aprovado o trabalho e o  numero de aprovação deve ser informado, inclusive relato de caso clínico..  

EXEMPLO DE MODELO DE SUBMISSÃO:

 
 

Orientações para envio dos painéis eletrônicos

Normas para confecção e envio:

  • O arquivo do painel deve ser enviado em formato Powerpoint (.ppt, .pptx) ou outro programa similar, em um único slide e salvo em formato PPT, PPTX ou PDF
  • O upload deve ser realizado exclusivamente pelo link: https://e-poster.com.br/envio/jocape-2025/
  • A data limite para envio é até as 23:59 de 20/11/2025.

Exposição dos painéis:

Como não teremos a exibição física dos painéis, criamos um ambiente virtual seguro, disponível exclusivamente para os inscritos na JOCAPE, onde os trabalhos poderão ser visualizados por 48 horas. O acesso será feito por meio do CPF informado na inscrição. O sistema é protegido contra download e captura de tela, preservando a segurança dos arquivos. A finalidade desta exposição é divulgar os trabalhos entre os colegas, estimular o contato científico e proporcionar maior visibilidade às pesquisas apresentadas.

Ao submeter o painel, os autores concordam automaticamente com a disponibilização do trabalho nesse ambiente virtual. Após o período de 48 horas, todos os arquivos serão retirados da plataforma.

Apoio: