Laboratório De Epidemiologia E Vigilância A Saúde Bucal Da FOUSP (LEViS)
Objetivos:
O laboratório de Epidemiologia e Vigilância a Saúde Bucal tem como missão, realizar estudos populacionais, enfocando a distribuição espaço/tempo das doenças bucais e seus fatores determinantes. Atuar na área de vigilância epidemiológica, assim como, em projetos de epidemiologia clínica.
Área de Atuação:
Todos os temas relacionados com a epidemiologia e a vigilância a saúde, principalmente:
- Planejamento e execução de levantamentos epidemiológicos em saúde bucal
- Realização do planejamento e execução de estudos observacionais para a identificação de fatores etiológicos e de risco a saúde bucal
- Colaborar na condução e planejamento dos ensaios de intervenção para avaliação da eficácia de produtos terapêuticos ou de prevenção
- Realização de estudos voltados a Epidemiologia Forense
- Realização de estudo na área de vigilância dos teores de flúor
- Assessoria na elaboração de projetos de investigação epidemiológica
- Assessoria em análise de banco de dados
- Assessoria em amostragem
- Análise preditiva em saúde: o uso do Big Data, Machine Learning e Data Mining
Equipe:
- Prof. Dr. Antônio Carlos Frias
- Prof. Dr. Celso Zilbovicius
- Prof. Dr. Edgard Michel Crosato
- Profa. Dra. Fernanda Campos de Almeida Carrer
- Profa. Dra. Maria Ercilia de Araújo
- Prof. Dra. Maria Gabriela Haye Biazevic
- Profa. Dra. Simone Rennó Junqueira
Laboratório De Antropologia E Odontologia Forense
O Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da FOUSP (OFLab) existe há 25 anos, sendo pioneiro como um espaço pedagógico e de prestação de serviços à comunidade nessa área de conhecimento. Realiza perícias nas áreas criminal, civil e administrativa. A partir de solicitações dos diversos setores da sociedade, Institutos Médicos Legais (IMLs), Delegacias Especializadas (Mulher), Juizado da Infância e Juventude, o Laboratório presta assessoria, confeccionando laudos, pareceres e emitindo considerações técnicas a consultas realizadas nas várias áreas da Odontologia Legal. Possui um biobanco composto de uma coleção de mais de 150 crânios humanos disponíveis para os alunos e à comunidade científica realizarem análises e estudos. Oferece um setor de registro de imagens científicas com finalidade pericial, destacando-se a macrofotografia.
Outras áreas de atuação do OFLab são a pesquisa e o ensino, com foco no desenvolvimento de atividades de capacitação técnica e formação pericial para grupos de especialistas, pós-graduandos e odontolegistas, fornecendo orientações para profissionais que atuam na atividade forense.
Os trabalhos desenvolvidos são gratuitos e integram as atividades de prestação de serviços do Departamento de Odontologia Social da FOUSP à comunidade.
Clique aqui para acessar o site.
Laboratório De Pesquisa “Profa. Dra. Hilda Ferreira Cardozo”
Responsável: Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira
O Laboratório de Pesquisa Profa. Dra. Hilda Ferreira Cardozo, foi pensado como um espaço de reflexão e desenvolvimento de estudos para atender as demandas da sociedade em consonância com as da pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).
A Profa. Dra. Hilda Ferreira Cardozo graduou-se nesta casa em 1977, estabelecendo a partir dos seus trabalhos de Mestrado (1990) e de Doutorado (1993) a linha de pesquisa de Avaliação do Dano Corporal na FOUSP. Foi pioneira em nosso Departamento a realizar Pós-Doutoramento permanecendo entre os anos de 1997 a 1999 na Universita degli Studi di Padova, Itália, onde apresentou a Tese Avaliação do Dano em Lesões do Complexo Maxilo-Mandibular em Crianças. Sua morte precoce em 2009 impediu-nos de conhecer todo seu potencial criativo e cientifico, mas que com esta homenagem esperamos manter sua memória viva e darmos seguimento aos seus estudos.
Espaço instituído a partir de 2002 como Laboratório de DNA Forense, contou em sua estruturação com recursos da FAPESP, e viabilizou o desenvolvimento inúmeras pesquisas (iniciações científicas, dissertações e teses) e artigos. A vertente de DNA Forense permanece ativa, entretanto, pela dinâmica dos conhecimentos houve a incorporação de outras áreas de pesquisa.
Assim, atualmente além dos estudos de DNA Forense, também se desenvolve a linha de pesquisa de Antropologia, perícias e bioética com os projetos: Antropologia Física e Aspectos Anatômicos da População Brasileira & Valoração do Dano Pessoal e suas Implicações Periciais