Apresentação

Muitas são as doenças que acometem a boca de crianças e de adolescentes. Lesões de natureza inflamatória e reativa, seguidas das lesões císticas, lesões relacionadas às glândulas salivares e doenças de origem periodontal e pulpar são as mais prevalentes, de acordo com alguns estudos científicos. Outras mais raras, como neoplasias malignas, distúrbios de desenvolvimento ou manifestações bucais de doenças sistêmicas, apresentam desafios desde diagnóstico até tratamento. A atuação de uma equipe multidisciplinar odontológica envolvendo o odontopediatra, o estomatologista e o patologista oral maxilofacial, garante manejo adequado do paciente, considerando a imaturidade psicológica e a participação de pais ou cuidadores. Além disso a centralização desse tipo de atividade garantirá o ganho de experiência e conhecimento nessa área peculiar da odontologia, que aborda o diagnóstico, o tratamento e segmento das lesões de crianças e adolescentes.


Objetivo

O Centro integrado de diagnóstico de doenças em odontopediatria (CIDDO) tem como objetivo realizar atendimento clinico integrado entre as disciplinas de Odontopediatria, Patologia Oral e Maxilofacial e Estomatologia da FOUSP para
crianças e adolescentes, de zero a 19 anos de idade, que apresentem lesões de boca.


Características

A integração entre as Disciplinas de Odontopediatria, Estomatologia Clínica, Patologia Oral e Maxilofacial, e Radiologia, da Faculdade de Odontologia da USP,  busca garantir o manejo adequado à faixa etária entre 0 e 19 anos de idade, considerando os vários aspectos técnicos, científicos e psicossociais envolvidos: a imaturidade psicológica da população alvo, o envolvimento de pais e cuidadores, a multiplicidade de lesões que podem envolver os tecidos da boca e a variedade de procedimentos que tais eventos exigem.

Todo o processo de exame dos pacientes menores, desde o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento será supervisionado pelos professores das especialidades envolvidas, de forma integrada e cooperativa.

O atendimento na Faculdade de Odontologia da USP é gratuito, incluindo os exames complementares que a Escola dispõe de recursos para realizar, como biópsias, citologias, testes ambulatoriais e exames radiográficos diversos. Diante da necessidade de exames complementares que exijam a participação de serviços externos à USP; que envolvem custos aos pacientes; os responsáveis serão orientados quanto às opções disponíveis em função de cada situação individual; bem como nos casos em que se apresente necessidade de participação médica ou hospitalar.

As atividades do CIDDO, embora focadas primariamente no campo da extensão, na prestação de serviços à comunidade, também atenderão aos aspectos do ensino e da pesquisa. Os pais, ou responsáveis, tem o direito de autorizar ou não o uso de informações, resultados de exames e imagens clínicas dos pacientes, para produção de material científico de divulgação e/ou pesquisa, bem como a utilização desses com finalidade didática, sem qualquer prejuízo ao atendimento em nossa Instituição.


Novos Pacientes

As consultas poderão ser agendadas pelo telefone 11 3091-7835 na disciplina de Odontopediatria.

Serão atendidos com hora marcada na Clínica Odontológica da FOUSP, às quartas feiras, das 9hs às 12hs.

Avenida Professor Lineu Prestes, 2227


Membros:

Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker – Titular da Disciplina de Odontopediatria

Profa. Dra.  Marina Helena Cury Gallottini – Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Profa. Dra. M. Salete Nahás Pires Correa – Senior da Disciplina de Odontopediatria

Profa. Dra. Karla Mayra Rezende – PhD Disciplina de Odontopediatria:

Profa. Dra. Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa – Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Prof. Dr. Norberto Nobuo Sugaya – Associado da Disciplina de Estomatologia Clínica

Prof. Dr. Celso Augusto Lemos Júnior – Associado da Disciplina de Estomatologia Clínica

Profa. Dra. Camila de Barros Gallo – Prof. Dra. da Disciplina de Estomatologia Clínica: