Edital do Programa de Atualização em Prótese 2024

O Departamento de Prótese oferece monitoria para os alunos de graduação junto às disciplinas do departamento semestralmente. Para a participação é necessário inscrever-se previamente junto à secretaria do Departamento de Prótese e realizar um exame de seleção. O candidato melhor classificado em cada disciplina receberá uma bolsa de auxílio e os outros classificados não receberão bolsa. O requisito para inscrição é ser aluno da FOUSP e ter interesse na área da Disciplina pretendida. Os alunos classificados irão desenvolver atividades determinadas pelos professores responsáveis.

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO (Estágio)

Os estágios do Departamento são cadastrados no sistema Apolo e certificados pela reitoria. A inscrição é aberta semestralmente (ao final de cada semestre) e deve ser realizada junto à secretaria do Departamento de Prótese. Existem dois modelos de estágio no departamento, um para alunos que já cursaram a disciplina e que poderão se inscrever no 1o ou 2o semestre da disciplina pretendida. Já para Cirurgiões Dentistas de fora da comunidade USP, deverá se inscrever na disciplina inicial do curso para frequentar as aulas teóricas e executar os trabalhos laboratoriais da disciplina para posteriormente se inscrever na disciplina clínica. Será obrigatório ao aluno externo que para participação nas disciplinas clínicas, ter cursado a disciplina teórico/laboratorial.

Pelo quadro abaixo, exemplificando a inscrição no 1o Semestre na disciplina de Prótese Removível o aluno FOUSP poderá se inscrever tanto na Removível I quanto na Removível II, já para externo à FOUSP o aluno somente poderá se inscrever na Removível I que será oferecido no diurno. Já para o segundo semestre inicial somente no noturno onde será oferecida a disciplina Removível I.

Para o Certificado ser emitido deverá o candidato frequentar pelo menos 75% das atividades, ter uma avaliação favorável pelos professores da disciplina e entregar o relatório final das atividades do semestre. No caso de se inscrever num outro semestre haverá a mesma obrigação.

Todo estagiário na disciplina precisa fazer a matrícula que tem como valor R$100,00. Já a mensalidade fica a critério de cada disciplina ou Centro que estará disponível na secretaria do Departamento. Os estágios podem ser numa disciplina ou num dos serviços oferecidos pelo Departamento. Os períodos que são oferecidos os estágios tanto nas disciplinas quanto nos Centros devem ser consultados com a secretaria do Departamento, pois temos disciplinas com dois dias de atividades e outras com um dia de atividade.

Os centros disponíveis para frequência são:

• Centro de Oclusão, DTM e Dor Orofacial – CODD – Responsáveis: Profa. Tit. Tomie Toyota de Campos e Prof. Dr. Roger Nishyama
  • Centro de Excelência em Pesquisa e Implantes – CEPI – Responsáveis:
  • Centro do Programa Envelhecer Sorrindo – Responsáveis:
  • Centro de Reabilitação Oral – CRO – Responsáveis:
  • Centro de Overdenture – CO – – Responsáveis:
Monitoria e Estágio
1o semestre

Disciplina de Prótese RemovívelHorário
ODP 0604Prótese Removível Iteórico/laboratorialdiurno8h até 12h – 13h30 até 17h30
ODP 0606Prótese Removível IIclíniconoturno18h30 até 22h30

Disciplina de Prótese Total