Contato
Atendimento: de 2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 19h
A Odontologia é a profissão que cuida da saúde bucal das pessoas, atuando em medidas preventivas, curativas e reabilitadoras das doenças da boca. O cirurgião-dentista recebe uma formação que o torna apto a diagnosticar as doenças bucais e as doenças sistêmicas que apresentam manifestações bucais.
Graduação
A formação humanística é essencial para o profissional de saúde; sua atuação e relações com outros seres humanos propiciarão inúmeras situações interpessoais, exigindo preparo em áreas das ciências humanas, como, por exemplo, a sociologia e a psicologia.
O conhecimento científico trará a evolução do aluno para que ele adquira habilidades e comportamento que permitam decidir e atuar com segurança e propriedade na prevenção e tratamento das doenças buco maxilofaciais e na promoção da saúde.
A formação do cirurgião-dentista exige a contribuição de diferentes áreas de conhecimento. É constituída de conteúdos básicos e profissionalizantes que devem ser ensinados com enfoque unificador. Os dois cursos oferecidos, o integral com duração de 10 semestres e o noturno com duração de 12 semestres, possuem carga horária de 5265 horas.
O Cirurgião-Dentista deve ser um profissional socialmente engajado na prevenção e tratamento das afecções que envolvem o sistema estomatognático procurando restabelecer a estética, a fonética e a função mastigatória. É um profissional de perfil generalista competente nas diferentes áreas de atuação odontológica e na promoção de saúde.
O Cirurgião-Dentista atua na prevenção, reabilitação das doenças bucais e suas seqüelas, assim como atuando no diagnóstico de doenças sistêmicas com manifestações bucais. Deve possuir sólidos conhecimentos científicos e habilidades técnicas, bem como formação humanística, postura ética, responsabilidade social e consciência de permanente aprendizado através de formação continuada. Pode também seguir carreira universitária e desenvolver pesquisas caso tenha tal vocação.
Deve integrar equipes multidisciplinares e atuar em políticas públicas de saúde, estabelecendo a análise, planejamento, execução e avaliação, em níveis administrativos e operacionais, dos problemas odontológicos da comunidade.
A profissão pode ser exercida em clínicas particulares, serviços públicos ou privados, sendo este trabalho realizado em escolas, instituições previdenciárias, sindicatos, empresas, hospitais, pronto-socorros e policlínicas. Pode exercer a profissão como clínico geral ou como especialista nas diferentes áreas odontológicas. No último caso, o título de especialista é obtido após a conclusão da graduação, através de cursos oferecidos para cada especialidade.
Cirurgião-Dentista: atuação
O profissional, quando se forma, sai preparado para atuar como generalista, mas, posteriormente, pode também atuar em uma das áreas apresentadas:
- Saúde Coletiva: análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigidos a grupos populacionais
- Endodontia: tratamento de canal
- Periodontia: tratamento de gengiva
- Dentística: restaurações dos dentes
- Prótese: reabilitação da função de um dente ou reposição de dentes ausentes
- Radiologia/Imagenologia: exames radiográficos e demais exames por imagem de uso
- Pacientes com necessidades especiais: pessoas que necessitam de atenção especial, como hipertensos, diabéticos, cardiopatas, portadores de distúrbios neurológicos, portadores de doenças infectocontagiosas (hepatite, HIV etc.)
- Odontopediatria: prevenção e tratamento de bebês e crianças
- Odontohebiatria: tratamento de adolescentes
- Odontogeriatria: a partir dos 60 anos (ver projeto Envelhecer Sorrindo)
- Cirurgia: procedimentos de extrações simples até cirurgias extensas para remoção de tumores
- Traumatologia: pacientes com algum tipo de trauma com repercussões nas estruturas que compõe a cavidade bucal e adjacente, além de atendimento a disfunções da articulação temporomandibular
- Ortodontia: correção da mordida por meio de aparelhos ortodônticos
- Cirurgia ortognática: correção da mordida quando há necessidade de interferir nos ossos
- Patologia Bucal: identificação da doença por meio de exames laboratoriais, com uso de lâminas em microscópio
- Odontologia legal: identificação de cadáveres, perícias criminais e profissionais por meio dos dentes
- Laser em odontologia: lasers de alta e baixa potência nas diversas especialidades
- Implantodontia: reabilitação das funções mastigatórias pela instalação de implantes e prótese sobre implantes
- Prótese buco maxilofacial: reparação de partes perdidas da face por meio de próteses faciais
As especialidades reconhecidas são:
- Acupuntura
- Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilofacial
- Dentística
- Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Oro Facial
- Endodontia
- Estomatologia
- Radiologia Odontológica e Imaginologia
- Implantodontia
- Odontologia Legal
- Odontogeriatria
- Odontologia do Esporte
- Odontologia do Trabalho
- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Ortopedia Funcional dos Maxilares
- Patologia Bucal
- Periodontia
- Prótese Buco Maxilofacial
- Prótese Dentária
- Saúde Coletiva
Informações Gerais
- Reconhecimento de firma: 13º Cartório de Registro Civil do Butantã. Rua Pirajussara, 432 – ao lado da Estação Butantã do Metrô.
- Docentes: Turmas – Oferecimento de disciplinas obrigatórias e optativas livres- Formulário
- Resolução Nº 5490 – Regula a expedição de segunda via de diplomas pela Universidade de São Paulo
- Requerimento de 2a via de diploma
- Revalidação de Diploma Estrangeiro:
- Seção de Estágios: (11) 3091-7819