As ligas acadêmicas são organizações estudantis que contam com a supervisão de um docente vinculado e visam aprimorar o conhecimento em determinadas áreas, sendo esta uma atividade extracurricular. Entre os fatores motivacionais que levam os graduandos a participarem das ligas acadêmicas podem estar: aproximação da prática odontológica, aquisição de experiência, interação com colegas, identificação com um grupo e qualificação profissional.
Nas ligas acadêmicas, os graduandos têm, usualmente, acesso a aulas teóricas, cursos, simpósios, pesquisa científica, congressos e, eventualmente, atividades de assistência odontológica supervisionada.
A FOUSP conta com inúmeras ligas acadêmicas, que encontram-se listadas abaixo:
Liga Acadêmica de Endodontia (LAE)
A Liga Acadêmica de Endodontia (LAE) foi fundada em 8 de abril de 2014 e é um órgão vinculado ao Centro Acadêmico XXV de Janeiro. Seu objetivo é apresentar novas tecnologias dentro da endodontia e ensinar outros métodos e temas além dos que estão contidos na grade curricular da graduação. Funciona como um complemento de ensino e gera certificados para o discente.
Os estudantes interessados deverão assistir a aulas teóricas ministradas por docentes da própria faculdade ou então alunos da Pós-Graduação. Àqueles que possuírem frequência superior a 70% poderão prestar uma prova de seleção e, se aprovados, terão aulas práticas nas clínicas.
LAE – Liga Acadêmica de Endodontia: @lae.fousp – fousp.lae@gmail.com
Liga Interdisciplinar de Anatomia Odontológica (LAO)
O objetivo é criar proximidade entre o aluno e o principal elemento de estudo da graduação; fazê-lo desenvolver métodos de estudo teórico/prático; reforçar a importância do conhecimento anatômico; aproveitar bem os espaços de interdisciplinaridade.
Após observação e acompanhamento da estrutura curricular da graduação, principalmente dos anos iniciais da formação acadêmica; do perfil de dificuldades; do nível de conhecimento exigido para o primeiro semestre, notou-se a necessidade de oferecer aos alunos um espaço facilitador, contribuinte, dinâmico, introdutor/construtor de informações e conhecimento básicos da área de anatomia dental. Além do olhar didático para os anos iniciais, pensou-se em um espaço resgatador e interdisciplinar para os alunos que já concluíram as disciplinas de 2º, 3º, 4º ano.
A Liga de Anatomia Odontológica propõe esse espaço de discussão e aprendizagem por meio de aulas com temas dirigidos, palestras, laboratórios, aulas práticas e material didático inovador (aplicativos, simuladores, etc). O trabalho realizado pela Liga pretende valorizar o currículo das disciplinas e facilitar a aprendizagem dos alunos.
LAO – Liga Interdisciplinar de Anatomia Odontológica: @laofousp
Liga de Antropologia e Odontologia Forense (LAOF)
A Liga Acadêmica de Antropologia e Odontologia Forense da FOUSP (LAOF – USP) partiu da iniciativa de alunos interessados em desenvolver temas relacionados à área, afim de aprofundar aqueles abordados em sala de aula pelas disciplinas de Odontologia Forense, Deontologia e Ciências Sociais, que completam os estudos de Odontologia Legal e Social.
O processo de formalização da Liga Acadêmica deu-se através da elaboração de um estatuto junto ao Centro Acadêmico da Faculdade, conforme previsto no regulamento interno da FOUSP, em que se estabelece os parâmetros para a atuação da Liga, como as admissões e funções dos integrantes, organização de visitas externas, palestras e atividades voltadas tanto para os membros, como também para o corpo discente externo. Desta forma, desenvolvem-se mensalmente três atividades fechadas ao grupo e uma aberta ao público, que manifesta seu interesse em participar via e-mail.
O estatuto vigente da LAOF foi assinado em 31 de Março de 2017, contando com o evento inaugural para divulgação da proposta da Liga e exposição dos conteúdos e projetos que seriam desenvolvidos ao decorrer dos semestres. Objetiva-se introduzir e explorar assuntos acerca das Ciências Forenses e Antropológicas, atuando nos âmbitos laboratorial, cível e penal. As atividades desenvolvidas pelo grupo exploram as diversas aplicações da Odontologia Forense, como reconstrução facial; infortunística; cadeia de custódia para processamento de locais de fato e/ou desastres em massa; auditoria; violência doméstica praticada contra adultos e crianças; papiloscopia; rugoscopia; queiloscopia; fotografia forense; estudos relacionados à Antropologia quanto aos aspectos de estimativa de idade, gênero, etnia e estatura, assim como os relacionados as marcas de mordida; traumatologias; Arqueologia Forense e a utilização dos aspectos odontológicos e do DNA para o processo de identificação. Todas as temáticas são abordadas no desenvolvimento de aulas teóricas, estudo de casos, hans on, práticas laboratoriais, workshop, participação em cursos rápidos e congressos, palestras e excursões à Instituições correlacionadas com a área, como o Museu de Anatomia da USP, Museu do Crime da USP, Departamento de Perícia Criminal da Polícia Federal, entre outros. Como de costume, todas as ligas acadêmicas da comunidade FOUSP participam do Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia (CUBO), realizado anualmente no mês de Setembro, organizado pelos alunos da graduação e realizado na própria Faculdade de Odontologia. Com a LAOF não foi diferente, apresentou-se a reconstrução facial forense em um workshop ministrado pela Professora Alice Zanin, agente da Polícia Civil e mestre em Odontologia pela FOUSP, com o apoio do Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (OFLab), que acolhe e auxilia as atividades da liga acadêmica desde o princípio.
LAOF – Liga Antropologica de Odontologia Forense: @laof.usp – laof.usp@gmail.com
Liga Acadêmica de Radiologia (LARO)
Os diagnósticos por imagens são cada vez mais presentes no dia a dia do cirurgião-dentista, pois a sua precisão e, no caso dos digitais, a sua interatividade garantem uma melhor fundamentação do futuro tratamento. A fim de aproximar o aluno desta realidade, a Liga Acadêmica de Radiologia Odontológica, LARO, tem como objetivo a complementação intelectual dos alunos para o uso da tecnologia radiológica. Ela consiste em uma atividade extracurricular que busca a maior conscientização sobre os riscos radiobiológicos, bem como o aprimoramento na interpretação de imagens e associação destas com a parte clínica, tornando os alunos mais seguros de si mesmos quanto à indicação de um exame quando se formarem e tiverem que agir de maneira independente.
LARO – Liga Academica de Radiologia Odontologica: @larofousp – larofousp1@gmail.com
Liga de Gestão e Planejamento em Odontologia (LGPO)
A Liga de Gestão e Planejamento Odontológico foi fundada em junho de 2016 por alunos de graduação, surgindo com o objetivo de aprimorar conhecimento nos temas: planejamento estratégico, gerenciamento, marketing, educação financeira e empreendedorismo são apenas citados.
Ao longo do ano, são desenvolvidas aulas, palestras, reuniões e visitas em congressos, clínicas e central de convênios. Uma jornada de palestras que acontece anualmente conta com profissionais renomados que trazem conhecimentos fundamentais e atualizados.
Para participar como membro da liga, deve-se participar do processo seletivo que ocorre todo final de ano e as datas são divulgadas nas nossas redes sociais. É importante o ingressante ter participado de nossas atividades ao longo do ano e também, partilhar dos nossos valores.
LGPO – Liga de Gestão e Planejamento em Odontologia: @lgpofousp – lgpofousp@gmail.com
Liga de Cirurgia Oral e Maxilofacial (LICOMF)
A Liga de Cirurgia Oral e Maxilofacial, LICOMF, é um órgão vinculado ao Centro Acadêmico XXV de Janeiro e ao Departamento de Cirurgia.
Ela não tem fins lucrativos e tem como objetivo reunir estudantes de odontologia que se interessam pelo assunto, promover a saúde através de capacitação teórica e prática e proporcionar a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos, além de preparar os estudantes para o futuro ambiente de trabalho. A LICOMF se preocupa em proporcionar desde os conhecimentos básicos que regem a cirurgia até a habilidade prática do ato cirúrgico.
Ela conta com atividades clínicas, laboratoriais, curso de anatomia voltada à prática cirúrgica, curso de suporte básico de vida e estágios em hospitais, bem como palestras sobre os mais variados temas, com professores da casa e convidados. Os Profs. Drs. João Gualberto de Cerqueira Luz é responsável e José Benedito Dias Lemos é o preceptor.
A atividade clínica possibilita ao acadêmico um contato mais estreito com o paciente, além de conhecer a dinâmica de planejamento de uma cirurgia e os cuidados pré, trans e pós-operatórios.
As aulas teóricas, hands-on e workshops são a respeito de temas cuidadosamente escolhidos pelos alunos da LICOMF, assim como os professores convidados para ministrá-los. A seleção dos alunos interessados em participar da LICOMF é realizada, anualmente, por meio de prova, após o Curso de Introdução à Liga de Cirurgia Oral e Maxilofacial, que ajuda a preparar os candidatos.
LICOMF – Liga Interdiciplinar de Cirurgia Oral Maxilofacial: @licomf.fousp – licomf.usp@gmail.com
Liga Interdisciplinar de Dor Orofacial (LID)
Durante a graduação, algumas disciplinas dão ao aluno a oportunidade de lidar com dores orofaciais a elas relacionadas, porém ainda não há uma interdisciplinaridade no diagnóstico e tratamento desse tipo de dor. Com essa finalidade, surge a LID – Liga Interdisciplinar de Dor Orofacial – uma proposta de aperfeiçoamento do discente para um melhor diagnóstico e tratamento das patologias envolvidas, através de aulas teóricas e atendimento clínico. A triagem para pacientes com dor orofacial acontece às segundas e quartas-feiras, no período da manhã, na clínica odontológica verde.
A dor é uma qualidade sensorial fundamental que alerta os indivíduos para a ocorrência de lesões teciduais, permitindo que os mecanismos de defesa ou fuga sejam adotados. Embora possa parecer estranho, a dor é um efeito extremamente necessário. É o sinal de alarme de que algum dano ou lesão está ocorrendo.
As dores orofaciais são de etiologia variada e complexa, podendo envolver estruturas e sistemas somáticos além daqueles relacionados à odontologia. Uma das responsabilidades do cirurgião-dentista é diagnosticar e tratar as dores e disfunções que estejam dentro de sua área de atuação e saber direcionar o paciente para que este receba o tratamento apropriado.
LID – Liga Interdisciplinar de Dor: @lid.fousp – lidfousp@gmail.com
Liga de Emergências Medicas em Odontologia (LIEME)
A Liga de Emergências Médicas em Odontologia surgiu da vontade de alguns alunos em aprofundar os conhecimentos em emergências médicas para que pudessem prestar um melhor atendimento aos pacientes e para que possamos identificar rapidamente uma situação de emergência e possamos prestar socorro ao paciente corretamente caso ocorra alguma intercorrência durante o atendimento odontológico.
Ela conta com aulas especiais para os alunos participantes e aulas abertas aos demais alunos da faculdade, também fornece treinamento prático e simulação aos alunos.
LIEME – Liga de Emergências Medicas em Odontologia: @liemefousp
Liga Interdisciplinar de Estética em Odontologia (LIESTO)
Vivemos tempos de extraordinárias mudanças: novos materiais, novas técnicas e, principalmente, uma nova mentalidade estética, que está mudando nossa conduta clínica. O cirurgião-dentista tem hoje, a seu favor, uma gama de opções em termos de materiais restauradores, o que possibilita a obtenção de resultados de alto nível e, consequentemente, maior satisfação de seus pacientes, que a cada dia estão mais exigentes.
Isso exige do profissional muito mais do que simplesmente um elevado conhecimento técnico e científico dos materiais restauradores. Existe hoje a possibilidade de se realizar trabalhos com extrema naturalidade, que se concretiza quando aos olhos de qualquer observador, seja leigo, seja profissional, o trabalho restaurador passa despercebido. É esse o conceito maior da chamada Odontologia Estética: a arte de imitar a natureza em suas formas, texturas, cores e beleza.
A idéia de criar a Liga Interdisciplinar de Estética em Odontologia, LIESTO, nasceu devido ao aumento do interesse pelo assunto, não só por parte dos profissionais e acadêmicos, mas também por parte dos pacientes que, cada vez mais, buscam tratamentos que proporcionem um aspecto visual mais agradável e satisfatório. Sendo assim, conclui-se ser necessário trazer informações cada vez mais atualizadas sobre o universo estético. Esse é o objetivo da liga: formar profissionais cada vez mais capacitados a atender as expectativas desses pacientes, que buscam nada menos do que a perfeição.
O aluno que ingressar na LIESTO, terá a oportunidade de aprofundar-se no assunto, tendo aulas sobre as diferentes especialidades que abrangem o universo estético odontológico com professores renomados no assunto. O conteúdo das aulas teóricas foi planejado de forma que as matérias já vistas em disciplinas como de Materiais Dentários e Dentística Restauradora sejam abordados de forma mais focada ao universo estético e aos procedimentos clínicos, sem repetir as aulas dadas no curso de graduação. Além disso, o aluno pode perceber através das atividades desenvolvidas na Liga a importância de se perceber a estética de maneira interdisciplinar.
LIESTO – Liga Interdisciplinar de Estética em Odontologia: @liesto.usp – liesto.fousp@gmail.com
Liga Interdisciplinar de Harmonização Orofacial (LIHOF)
A Liga Interdisciplinar de Harmonização Orofacial (LIHOF), criada em 2019, é um projeto que envolve diversos alunos de graduação visando contribuir com a disseminação do conhecimento por meio de embasamento científico sobre a especialidade, além de incentivar a pesquisa científica na área.
Reconhecida como especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 29 de janeiro de 2019, através da Resolução 198, definida do Art. 2°, a Harmonização Orofacial é tema recorrente nas práticas clínicas e teóricas, estando em elevado desenvolvimento. Como a especialidade ainda não é parte integrante da grade curricular atual, a criação da LIHOF é uma maneira importante de contribuir com o aprendizado de conceitos básicos relacionados, como: anatomia facial, farmacologia, anestesiologia, oclusão, biomateriais.
O objetivo é passar o conhecimento necessário sobre a área através de aulas, palestras, atividades práticas em laboratórios com materiais específicos, seminários e jornadas dentro da FOUSP para despertar em toda a comunidade acadêmica todo o interesse científico por essa especialidade.
LIHOF – Liga Interdisciplinar de Harmonização Orofacial: @lihofusp – gehof.usp@gmail.com
Liga Interdisciplinar de Implantodontia (LII)
Foi fundada em 2009, com o principal objetivo de congregar os alunos de graduação em Odontologia ao universo da implantodontia, visando aproximá-los da prática clínica e laboratorial, encurtando, assim, a distância entre a graduação e a especialidade.
A LII é uma organização não-governamental pertencente à diretoria científica do Centro Acadêmico XXV de Janeiro, coordenada pelas disciplinas de Cirurgia e Prótese Buco Maxilo Facial, ambas do Departamento de Cirurgia, Traumatologia e Prótese Buco Maxilo Facial; de Prótese, do Departamento de Prótese; e de Periodontia e Clínica Integrada, ambas pertencentes ao Departamento de Estomatologia.
A grade curricular está composta por quatro módulos: Introdutório, Planejamento, Cirúrgico e Protético. Os módulos são compostos por palestras, ministradas por grandes nomes da Odontologia, aulas práticas e cirurgia ao vivo. Os integrantes da LII também possuem a oportunidade de auxiliar em cirurgias que ocorrem no CEPI- Centro de Excelência em Prótese e Implantes, e também de desenvolver projetos de pesquisa na área de Implantodontia.
Para ser um integrante da LII, é necessário participar do curso introdutório que ocorre todos os anos no Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia (CUBO), além de prestar uma prova
LII – Liga Interdisciplinar de Implantodontia: @liifousp – ligaimplantefousp@gmail.com
Liga Interdisciplinar das Neoplasias Bucais (LINB)
Fundada em 1998, a Liga Interdisciplinar das Neoplasias Bucais (LINB), idealizada por alunos e professores, é vinculada ao Centro Acadêmico XXV de Janeiro. Possui excelência e tradição no atendimento humanizado e cuidado integral aos pacientes que tem ou tiveram câncer de cabeça e pescoço. Participa do acompanhamento antes, durante e pós tratamento oncológico. Oferecendo aos seus membros experiência única e rica em conhecimento teórico e prático, embasados em empatia e acolhimento. Os objetivos da LINB são: capacitar alunos da área de odontologia a diagnosticar, precocemente, lesões malignas em boca e lábio; planejar e efetuar procedimentos pré, trans e pós-tratamento oncológico que estejam dentro da área de competência do cirurgião-dentista de acordo com protocolos previamente estabelecidos e fundamentados em estudos científicos, e promover discussões e apresentações de casos clínicos e trabalhos científicos.
A LINB atende pacientes que sejam encaminhados tanto da rede pública, quanto de redes privadas, conferindo a eles comodidade, conforto e confiabilidade, dado o alto nível técnico-intelectual dos profissionais envolvidos nas diversas especialidades. Além disso, promove palestras e campanhas, em projetos sociais como em empresas e entidades educacionais, sobre educação em saúde bucal, relacionando os fatores de risco ao desenvolvimento de lesões malignas.
Possui, além de suas habituais atividades, eventos externos com o objetivo de englobar toda a comunidade acadêmica e disseminar conhecimento do tema, munindo-se de Hands-on, Encontro de Pacientes da LINB, Jornada Acadêmica e Programa de Atualização.
Conta com uma gestão de membros ativos separados por diretorias e coordenado pela Profa. Dra. Camila de Barros Gallo (LINB período da tarde) e Profa. Dra. Carina Domaneschi (LINB período noturno), além do apoio de outros docentes de diversas disciplinas, além da fonoaudióloga e assistente social da FOUSP.
Suas atividades clínicas acontecem no ambulatório da FOUSP, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h e quintas-feiras, das 14h às 17h30. Em caso de dúvidas e mais informações envie um e-mail para: camilabg@usp.br ou domaneschi@usp.br.
LINB – Liga de Neoplasias Bucais: @linbfousp – linbfousp@gmail.com
Liga de Odontologia Digital (LIOD)
LIOD – Liga de Odontologia Digital: @liod.usp
Liga Interdisciplinar de Odontogeriatria (LIOG)
A LIOG é uma liga voltada à compreensão do idoso em toda a sua particularidade, tem o objetivo de dar ao aluno a capacidade de olhar de forma individualizada, multidisciplinar e integral visando a promoção de saúde bucal e sistêmica e a manutenção da qualidade de vida.
São desenvolvidas atividades teóricas e práticas para familiarizar os futuros dentistas com esta especialidade tão pouco abordada na graduação, mas essencial na atuação clínica da nossa profissão.
LIOG – Liga Interdisciplinar de Odontogeriatria: @liog.fousp – liog.fousp@gmail.com
Liga de Saúde Bucal Coletiva (LISBuCo)
A Liga de Saúde Bucal Coletiva pretende se aproximar de todos os atores envolvidos na organização do processo de trabalho (população, conselheiros de saúde, profissionais de todos os níveis de atenção – primária, secundária e terciária, gestores da administração direta e dos parceiros, professores, estudantes) para juntos pensarmos em como a formação pode contribuir para melhor preparar cirurgiões-dentistas e gestores na compreensão da complexidade do SUS, buscando ampliação do acesso a ações e serviços efetivos de saúde bucal. Acompanhe as aulas abertas no canal no youtube.
LISBUCO – Liga de Saúde Bucal Coletiva: @lisbuco
Liga de Inovação Tecnologia e Saúde (LITS)
Para maiores informações sobre a liga, clique aqui
Liga de Odontopediatria e Odontohebiatria (LOPH)
A LOPH é uma liga que visa antecipar a experiência do aluno de graduação na especialidade de odontopediatria, permitindo com que este possa se aproximar da área e verificar seu interesse pela mesma.
O principal objetivo é que os discentes desenvolvam autonomia na busca de conhecimento, através de atividades, como a clínica de adolescentes, a clínica da LOPH, aulas teóricas internas e abertas e incentivo ao estudo.
LOPH – Liga de Odontopediatria e Odontohebiatria: @loph.fousp – lophfousp@gmail.com
Liga de Odontologia para Pacientes Especiais (LOPNE)
A Liga de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais tem como objetivo aprofundar o conhecimento e aprendizado do aluno da graduação quanto à abordagem do paciente com necessidades especiais.
LOPNE – Liga de Odontologia para Pacientes Especiais: @lopneusp – lopne.usp@gmail.com
Liga de Patologia Oral e Maxilofacial e Estomatologia (LIPOME)
Desenvolvida por alunos que participaram do Curso de Verão de Estomatologia, os quais se organizaram para criar a primeira liga de Patologia Oral e Estomatologia.
LIPOME – Liga de Patologia Oral e Maxilofacial e Estomatologia: @lipome.fousp
Liga Interdisciplinar de Odontologia do Esporte (LIOE)
Tem o intuito de difundir os conhecimentos sobre essa nova especialidade, promovendo inúmeras atividades teóricas como palestras com professores renomados, resumos de artigos científicos, discussões de casos clínicos e muito mais!
LIOE – Liga Interdisciplinar de Odontologia do Esporte: @lioe.fousp
Liga Interdisciplinar de Prótese Bucomaxilofacial (LIPB)
A LIPB, Liga Interdisciplinar de Prótese Bucomaxilofacial, foi a primeira liga acadêmica sobre o tema no Brasil. Sua fundação ocorreu em 2021, tendo como principal missão a divulgação da especialidade de Prótese Bucomaxilofacial e sua relevância social junto à comunidade atendida pela FOUSP, para os alunos de graduação. A liga busca promover a conscientização da integralidade no atendimento ao paciente, destacando a importância de uma abordagem interdisciplinar, abrangente e humanizada. Seus valores fundamentais envolvem a atuação nos âmbitos acadêmico, clínico e laboratorial com respeito, além de incentivar o espírito de coletividade e o comprometimento com os objetivos do curso de graduação e os princípios de universalidade do SUS.
LIPB – Liga Interdisciplinar de Prótese Bucomaxilofacial: @lipbfousp
Liga Interdisciplinar de Odontologia Hospitalar (LIOH)
A LlOH foi fundada com o intuito de cumprir com os objetivos de ensino, pesquisa e extensão aos acadêmicos do curso de Odontologia. Possui como principais finalidades promover conhecimento de ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais no âmbito hospitalar, estimular a realização de atividades teóricas de cunho científico e promover a integração acadêmica de alunos e ex- alunos que tiveram experiência em Odontologia Hospitalar, a partir de aulas teóricas com atividade extracurricular, e da discussão e do desenvolvimento de temas atuais e relevantes.
Docentes responsáveis: Karem López Ortega e Paulo Henrique Braz da Silva
e-mail: ligaohfo@usp.br e instagram: @lioh.usp