O que é o Plano Diretor de Unidade

Os Planos Diretores de Unidade (PDU) da USP têm como objetivo orientar o planejamento das diferentes unidades nos próximos 10 anos. Seu propósito é ordenar a infraestrutura e a gestão do espaço físico em relação ao projeto acadêmico e pedagógico, e no sentido amplo, organizar os anseios, propostas e potencialidades da comunidade acadêmica.  

No campo da infraestrutura, o PDU busca adaptar e criar ambientes de acordo com os usos demandados, incluindo inovações pedagógicas, tecnológicas e ambientais que respondam às necessidades atuais e futuras. Já a gestão do espaço articula dimensões físicas, administrativas, de manutenção e de acompanhamento do planejamento e de sua implementação.

Para tanto, os espaços acadêmicos são considerados de forma ampla, não restritos apenas às salas de aula, laboratórios e ambientes formais, incorporando, também, os aspectos de permanência e de convivência. Assim, contemplando as múltiplas formas de apropriação por parte da comunidade universitária: discentes, docentes, pesquisadores, técnico-administrativos e demais.

De forma objetiva, os planos de unidade podem:

  • Planejar o uso e ocupação do espaço físico. Garantir que a unidade atenda às necessidades atuais e futuras de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
  • Organizar o uso da estrutura existente. Identificar carências e propor adaptações, novos usos ou, em último caso, ampliações.
  • Alinhar o espaço físico ao projeto acadêmico, refletindo objetivos pedagógicos, científicos e sociais da unidade.
  • Propor diretrizes para manutenção, requalificação e expansão, avaliando cenários de crescimento e propondo soluções para acessibilidade, sustentabilidade, circulação e segurança.
  • Favorecer a sustentabilidade ambiental, considerando eficiência energética, preservação ambiental e articulação com o campus.
  • Instrumentalizar a tomada de decisão institucional, fornecendo base técnica para investimentos e definição das prioridades. 
  • Promover a participação da comunidade, garantindo um processo participativo que envolva estudantes, docentes, técnicos e funcionários.
  • Contemplar o escopo temático previsto no Plano Diretor do Campus USP Capital Butantã.

O Plano Diretor da USP

O Plano Diretor do Campus USP Capital Butantã, aprovado em março de 2025, funciona como instrumento de planejamento, estabelecendo diretrizes básicas para a organização do campus como um todo. Seu escopo abrange tanto a relação do campus com a cidade de São Paulo, quanto o zoneamento interno, definindo diretrizes para o acesso, a mobilidade interna e externa (transporte coletivo, metrô, ciclovias e estacionamentos), a gestão de resíduos, o uso da água, a drenagem, a preservação do patrimônio, os aspectos ambientais, os espaços gerais de convivência e os equipamentos e serviços compartilhados.

Já os Planos Diretores de Unidade (PDU) aprofundam-se nas especificidades das unidades acadêmicas. O foco está nos espaços de ensino, pesquisa e extensão diretamente vinculados à unidade — laboratórios, salas de aula, bibliotecas, oficinas, áreas de convivência e permanência — e na forma como esses ambientes se alinham ao projeto pedagógico, científico e social da Unidade.

O PDU atua definindo diretrizes de uso e ocupação do espaço, prioridades de reforma e expansão, critérios de acessibilidade, sustentabilidade e integração acadêmica. Nessa lógica, a unidade não aparece como um ponto isolado na USP, mas integra-se às diretrizes gerais e também considerando suas especificidades. 

Na prática, a relação entre os dois planos pode ser entendida assim:

O Plano Diretor do Campus define as condições gerais e coletivas. Já o Plano de Unidade traduz tais questões, incorporando-as ao nível local das particularidades da unidade. Assim, estabelece como seus espaços físicos devem se organizar para atendê-lo em suas dimensões acadêmicas, ambientais e sociais. O artigo 70 do Plano Diretor do Campus é estabelecido os critérios mínimos de atendimento dos planos de unidade

Materiais:

SEF – Metodologia das Oficinas

Portaria FO Nº 353 – Grupo de Trabalho do Plano Diretor de Unidade