O 21º Fórum de Saúde Bucal foi promovido pelo Grupo Técnico de Saúde Bucal (GTSB) da Região dos Mananciais, no Estado de São Paulo, em conjunto com a FOUSP e com o Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) em celebração ao Dia do Cirurgião-Dentista, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal. Trata-se de uma atividade que ocorre todos os anos como parte do Projeto de Integração Ensino-Serviço Mananciais.
Ocorrido no dia 22 de outubro de 2025, o evento foi direcionado aos profissionais da área odontológica e contou com 3 palestras que abordaram os temas: Urgências Odontológicas; Suporte Básico de Vida/Primeiros Socorros; e Biossegurança na Prática Odontológica.
O Dr. Alexandre Rafael Diniz, Coordenador Municipal de Taboão da Serra realizou a abertura do evento agradecendo a participação de todos ali presentes.
As duas primeiras palestras ocorreram de forma simultânea — “Urgências Odontológicas” voltada exclusivamente aos Cirurgiões-Dentistas, no Anfiteatro Prof. Dr. Myaki Issáo, e “Biossegurança na Prática Odontológica” exclusivo para os auxiliares técnicos, na Sala Lilás.
A palestra de tema “Urgências Odontológicas” foi ministrada pela Profa. Dra. Carina Domaneschi, docente do Departamento de Estomatologia. Sua apresentação enfatizou a diferença entre urgência e emergência em odontologia, bem como sintomatologia, diagnóstico, planejamento e gerenciamento de cada caso.
Concomitantemente, houve a palestra “Biossegurança na Prática Odontológica”, ministrada pela Profa. Dra. Camilla Vieira Esteves dos Santos, também docente do Departamento de Estomatologia. Sua preleção salientou a importância da rotina de esterilização, bem como limpeza da autoclave, armazenamento do material e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A última palestra teve como tema “Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros” com a Dra. Audrey Soledad Fuentes Fernandes, 1ª Tenente Dentista da Polícia Militar de São Paulo. Sua apresentação reuniu os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal e abordou, principalmente, a identificação de situação de emergência e a resolução do caso. A Dra. Audrey mostrou manobras como a de Heimlich e a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), em adultos, crianças e bebês. Após a demonstração, os participantes puderam colocar em prática o aprendizado em bonecos/manequins de treinamento.
Por fim, o Dr. Alexandre Rafael Diniz realizou o encerramento, finalizando o 21º Fórum de Saúde Bucal.
Texto e Foto: Théo Gouvêa Filizzola.


