Na tarde do dia 19 de junho de 2026, o HCOR promoveu um evento de acolhimento em celebração ao Mês da Conscientização da Cardiopatia Congênita. A atividade contou com a participação da FOUSP, que mantém uma parceria com o hospital no acompanhamento odontológico de pacientes com cardiopatias congênitas de alta complexidade, encaminhados ao CAPE para atendimento especializado.
A Profa. Dra. Fabiana Martins e Martins de Oliveira, do Departamento de Estomatologia, e alunos da pós-graduação e de mestrado participaram da programação, oferecendo apoio aos participantes e orientações relacionadas à saúde bucal.
A abertura do evento foi conduzida pela Dra. Ieda Biscegli Jatene, médica cardiologista especializada em cardiologia pediátrica e cardiopatias congênitas. A profissional deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença das crianças, familiares e demais convidados, ressaltando o compromisso da equipe em proporcionar um ambiente leve e acolhedor para os pacientes e suas famílias. Em seguida, Patrícia Fonseca, primeira brasileira transplantada de coração triatleta, compartilhou um pouco de sua trajetória e falou sobre sua experiência com o transplante cardíaco.
A Profa. Dra. Fabiana agradeceu a parceria desenvolvida com o HCOR, destacando a importância do acompanhamento odontológico para pacientes com cardiopatias congênitas. Durante sua fala, a docente reforçou que a instituição une pesquisa e assistência, colocando-se à disposição dos pacientes e familiares para esclarecer dúvidas relacionadas à saúde bucal e contribuir para o cuidado integral dessa população.
Em seguida, alunos da graduação e da pós-graduação realizaram uma atividade educativa sobre higiene bucal. De forma prática e acessível, o grupo demonstrou técnicas de escovação e o uso correto do fio dental, ressaltando a importância desses cuidados para a prevenção de problemas de saúde e para a manutenção da saúde oral dos pacientes.
O evento contou com sorteios, partidas de bingo e um lanche preparado para todos os presentes. Para encerrar o encontro, foi realizada uma quadrilha, que reuniu as crianças, seus familiares e profissionais em um momento de celebração e confraternização.
Texto e fotos: Maria Eduarda Kise

