De 15 a 19 de maio de 2023, acontece a primeira Semana de Saúde Mental da USP, coincidindo com o calendário nacional de celebração e luta em defesa da política de saúde mental brasileira e de seus princípios e valores basilares, que vinculam estreitamente essa política à problemática da justiça social, da dignidade e dos direitos humanos.

Para marcar a data, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento estimula a criação de oportunidades de encontro, conversa e cuidado sobre o tema nos diferentes espaços da universidade e oferece, em colaboração com vários parceiros, uma programação de atividades que propiciem um maior conhecimento sobre as políticas de saúde mental do país e as que vêm sendo propostas para a comunidade universitária, assim como a oportunidade de reflexão e debate sobre alguns aspectos importantes da saúde mental coletiva na vida contemporânea. Com destaque, na programação preparada para este ano, aos impactos da pandemia em nossa saúde mental.

Uma programação que inclui a realização de um seminário e um evento artístico-cultural, ambos tendo como tema as relações da pandemia com a nossa saúde mental, além de várias rodas de conversa e outras atividades programadas para promover uma semana de cuidado coletivo com a saúde mental na universidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia da Saúde Mental na USP

16 de maio de 2023, terça-feira
Auditório Ariosto Mila da FAU

8h30 – Abertura
Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor
Profa. Drª. Ana Lucia Duarte Lanna, Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento e demais autoridades

9h – Conferência: A Política de Saúde Mental no Brasil: como chegamos até aqui e onde nos encontramos?
Profª. Sônia Barros (Professora sênior da USP e Diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde)

10h30 – Mesa: Saúde mental, bem-estar e diversidade na USP
Profª. Gislene Aparecida dos Santos (Professora da EACH-USP e Coordenadora do nPeriferias/IEA-USP)
Profª. Miriam Debieux (Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento)
Prof. Ricardo Teixeira (Diretor de Saúde Mental e Bem-Estar Social da PRIP)

Seminário
“Pandemia e Saúde Mental:
dimensões subjetivas, políticas e institucionais”

Esse Seminário reúne produções artístico-culturais, pesquisas e produções teóricas referidas ao período pandêmico e suas relações com o agravamento do sofrimento psíquico, em suas dimensões subjetivas, políticas e institucionais.

Pauta-se na importância do diálogo e da reflexão que considerem a dimensão pública e política desse sofrimento e na centralidade do acolhimento para seu enfrentamento, instaurando práticas da escuta coletiva, considerando que o compartilhamento das memórias do presente contribui para a produção da saúde mental ao criar um espaço de elaboração e luto público.

15 a 17 de maio de 2023, segunda a quarta-feira
Anfiteatro Camargo Guarnieri (com transmissão simultânea pelo nosso canal do youtube)

15/05 – 16h – Cine Debate no CINUSP
Exibição do Filme: Quando falta o ar

Dia 15/05 – 18h – Mesa 1: Cuidado, luto e saúde mental – dimensões clínicas e políticas da pandemia de covid-19 no Brasil

16/05 – 18h – Mesa 2: Memória, reparação e saúde mental: dimensões políticas e jurídicas da pandemia de covid-19 no Brasil

Dia 17/05 – 18h – Mesa 3: Pandemia e universidade – experiência do presente e desenhos de futuro

Confira a programação completa e participe!

BUTANTÃ

No campus do Butantã, estão programadas palestras, mesas, oficinas, rodas de conversa, práticas coletivas de cuidado, atividades lúdicas e artístico-culturais, que oferecem ricas oportunidades de discussão e promoção da saúde mental na Universidade. Todas oportunidades de ampliação da partilha coletiva da experiência, fortalecendo laços sociais e o sentido de pertencimento.

Praça do Relógio

Na Praça do Relógio, temos uma programação de atividades para propiciar cuidado, acolhimento, encontros e trocas, tendo como mote poético produzir os “avessos da pandemia”
 
Uma oportunidade de conhecer e experimentar diversas práticas simples e acessíveis de cuidado com a saúde mental individual e coletiva!

 ECOS

ESCUTA, CUIDADO E ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

A equipe do programa ECOS (Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental)
estará presente na Praça durante toda a semana, das 9h às 16h30, oferecendo espaços de escuta e de conversa, ndividuais e coletivos, e apresentando o próprio serviço e os recursos de cuidado com a saúde mental disponíveis na USP.

Programação na tenda

SEGUNDA, 15/05 

– 12h15-13h45

Roda de Terapia Comunitária

Responsável: Profa. Stela Nicolau (UNIFESP-BS) 

Terapia comunitária é um recurso da saúde mental comunitária no qual as pessoas se reúnem e podem falar daquilo que as incomoda e faz sofrer, partilhando experiências e formas de enfrentamento de situações de sofrimento. Através da escolha de um protagonista para ser ouvido, o grupo exercita a escuta empática, sem julgamentos, lançando perguntas para ajudar a compreender a situação. 

Vagas: 40

Formulário de inscrição: A atividade é livre, entretanto a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/7Z5ziekrrxSKGdmB6 

– 15h-16h30

Oficina de poesia: reinvenção de memórias

Responsáveis: Vima Lia de Rossi Martin (docente Letras/FFLCH) e Daniel Carvalho – Daniel Gtr (poeta, slammer e doutorando Letras/FFLCH)

A oficina se apresenta como espaço de acolhimento e exercício criativo, favorecendo a construção de caminhos associativos e processos de significação. Através de atividades práticas de escrita criativa e de leitura compartilhada, serão articuladas as dimensões pessoal e coletiva da criação literária, concebida aqui como reinvenção de memórias.

Vagas: 30

Formulário de inscrição: https://forms.gle/2y7pjgQXdon4Ba3dA 

– 17h-18h30

Aula aberta: Tai Chi e Chi Kung pela Saúde Integral

Responsável: Bruno Torrano

Aula de prática integrativa, coletiva, aberta e ao ar livre (ou sob a tenda, se necessário), buscando uma introdução aos princípios, exercícios e posturas do Chi Kung e do Tai Chi Chuan, visando o cultivo da saúde física, mental e emocional de forma integrada.

TERÇA, 16/05

– 12h15-13h45

Ativação da obra: Com/er – um ateliê(u) de escu(l)t(ur)ar fomes, apetites, ter(r)apêuticas e saúdes cósmicas

Proposição-facilitação: Alexis Milonopoulos

Convidada: a confirmar 

Proposta: Tal qual saúdes e cosm(und)os, comer é algo que fazemos junt_s* e, não por acaso, “Com/er” oferenda uma ocasião-piquenique para co(m)versarmos sobre as potências de nossas práticas alimentares e tudo mais o que elas podem (ser) e fa(s)er.

* Cada participante é convidad_ a ofertar uma comidinha para com/partilharmos no piquenique, que será (no horário d)o almoço de muit_s.

Vagas: 30

Formulário de inscrição: A atividade é livre, entretanto a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/tvv45544weESLCHH9 

Reiteramos que, dado o caráter co/letivo da [d]obra-atividade, cada participante é convidado a oferendar um prato para com/partilharmos ao longo do piquenique-e(m)contro.

Minibio(s): Artista, cientista e cosmonauta, Alexis vem seguindo sua intuição e experimentando (com) a farofa cósmica que é viver e (com) o que mais a vida pode (ser) e fa(s)er em (e como) meio [par]à sua cri/atividade, abundância e encantamento.

– 14h-16h30

A prática da dieta para a Saúde Mental

Responsáveis: Dras. Lara Natacci e Cintia Silvia, pós-doutorandas do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Roda de conversa em que auxiliaremos as pessoas a construírem um cardápio saudável para a mente.

Vagas: 30

Formulário de inscrição: https://forms.gle/PMwSCCWGbB8ZrMdn9 

– 17h

Jogos Lúdicos

Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e Prof. Luiz Dantas (EEFEUSP)

Atividades livres e divertidas com materiais de jogos alternativos, como padminton, roundnet e kinball.

Essas atividades serão desenvolvidas ao ar livre em espaço gramado, ao lado da tenda na Praça do Relógio.

QUARTA, 17/05 

– 7h-8h

Aula aberta: Tai Chi e Chi Kung pela Saúde Integral

Responsável: Bruno Torrano

Aula de prática integrativa, coletiva, aberta e ao ar livre (ou sob a tenda, se necessário), buscando uma introdução aos princípios, exercícios e posturas do Chi Kung e do Tai Chi Chuan, visando o cultivo da saúde física, mental e emocional de forma integrada.

– 9h-10h30

Aula aberta: Saúde Mental: políticas e práticas em questão

Responsável: Profa. Ianni Scarcelli (IP-USP)

– 10h30-11h45

Ensaio aberto do Coral Cênico Cidadãos Cantantes

Regência: Júlio Maluf; Coordenação: Cris Lopes; Coach Corpo&Voz: Rebeca Lua.

Coral composto pela diversidade atraída pelo cantar performático. Promovendo encontros nos quais se busca harmonizar dissonâncias para afinar diferenças, o coral recupera o sentido da arte de transformar atitudes, lugares de saber, lugares de existência, intervindo de maneira inovadora na saúde e na produção de mundos.

Formulário de inscrição: A atividade é livre, entretanto a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link:

– 12h-13h

Roda de conversa: Arte, Saúde e Cultura com Coral Cênico Cidadãos Cantantes

Responsáveis: Cris Lopes (CCCC) e Elizabeth Lima (TO/FMUSP)

Vamos conversar sobre a potência da arte de transformar atitudes e modos de vida, produzir saúde e inventar mundos.

 – 14h-16h

Oficina de Canto & Coral e Roda de Conversa sobre Saúde Mental e Música

Responsável: Yago Luna (ECA)

Descrição: A Oficina de Canto & Coral é um espaço democrático, onde todos podem participar, com ou sem experiência prévia com música, uma vez que no canto o nosso instrumento é o próprio corpo. A experiência propicia o trabalho em conjunto, a empatia, a harmonia e o autodesenvolvimento. A ideia principal é promover o canto, para que seus benefícios sejam compartilhados com todos. O público é livre, aberto a toda comunidade USP.

Local: Espaço das Artes

Vagas: 30

Formulário de inscrição: https://forms.gle/HwNq6YkS72w7GWRY8 

QUINTA, 18/05

– 9h

Jogos Lúdicos

Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e Prof. Luiz Dantas (EEFEUSP)

Atividades livres e divertidas com materiais de jogos alternativos, como padminton, roundnet e kinball.

Essas atividades serão desenvolvidas ao ar livre em espaço gramado, ao lado da tenda na Praça do Relógio.

– 9h-11h30

Roda de Conversa com GPIPPSAM

Dia Nacional da Luta Antimanicomial 

Ato na Av. Paulista partir das 12h00

SEXTA, 19/05 

– 10h-12h30

Sociodrama

Responsável: Tatiana Romão

Descrição:

Vagas: ?

[formulário de inscrição]

– 12h15-13h45

Acalourando

Responsável: equipe do Programa ECOS

O começo da vida universitária pode vir com muitas incertezas e inseguranças. O ingressante precisa se adaptar a muitas mudanças, desde aprender o caminho até a sua unidade, até a formação de novas relações e a adaptação ao mundo acadêmico. 

Pensando nisso, o Programa ECOS (Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental) criou o projeto Acalourando – Rodas de Conversa de Apoio ao Ingressante, com o objetivo de promover um espaço de escuta coletiva, de apoio mútuo e acolhimento das demandas socioemocionais para os ingressantes da USP.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/conversasingressantes 

– 14h30-16h

Sensibilização interface arte, corpo, saúde

Responsáveis: Eliane Dias de Castro (PGEHA-USP), Elizabeth Araújo Lima e Renata Monteiro Buelau (TO-FMUSP)

Experimentação através de ativação sensível para atividades expressivas (artísticas e corporais) e subsídios conceituais para sustentação crítica e disposição ao cuidado de si e do outro.

Vagas: 30

Formulário de inscrição: https://forms.gle/HEdJ76Sxh7ZWmDkg8 

– 17h-19h30

Sarau de poesia “Estação Povoar”

Responsáveis:

Vima Lia de Rossi Martin (docente Letras/FFLCH)

Daniel Carvalho – Daniel Gtr (poeta, slammer e doutorando Letras/FFLCH)

Nivaldo Brito – Ni Brisant (poeta, editor e mestrando Letras/FFLCH)

  Onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas… Pode ser sarau!

A partir de leituras de textos clássicos e contemporâneos e de apresentações de poetas atuantes no circuito marginal-periférico de poesia paulistano, o Sarau Estação Povoar convida à escuta, fala e coragem.

Com microfone aberto para todo público, o propósito é estimular o protagonismo comunitário e, principalmente, de pessoas oriundas de periferias sociais e geográficas.

Durante o sarau, serão disponibilizados livros de diversos autores periférico-marginais para estimular as pessoas a interagirem/participarem.

Artistas: Daniel Gtr, Ni Brisant, Dinha, Cissa Lourenço, Ana Bueno

Caminhadas “Vidas Ativas” no campus
Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e Prof. Luiz Dantas (EEFEUSP)

“Vidas Ativas” é uma ação estratégica de aproximar, conhecer e se articular mais com os coabitantes do lugar e, com isso, engajar as pessoas que convivem na Cidade Universitária em formas de vida mais ativas, através de caminhadas e deslocamentos ativos no campus e seu entorno próximo, destacando suas virtudes de dispositivo conversacional e fabricador de laços, não apenas com outras pessoas, mas com os lugares.

Caminhadas pelo campus

Conectar-se consigo, com as outras pessoas, com o ambiente.

Ampliar seus percursos a pé pela USP e descobrir o que há pelos caminhos.

Proposta de 3 roteiros: circuito da Praça do Relógio, Raia Olímpica e Bosque da Física.

Todos partindo da tenda na Praça do Relógio, nos seguintes horários:

– 15/05/2023, segunda, às 14h45 – Caminhada para o cinema

– 16/05/2023, terça, às 13h00

– 17/05/2023, quarta, às 11h30, 13h00 e 17h00

– 18/05/2023, quinta, às 11h00 – Caminhada para o Ato na Paulista

– 19/05/2023, sexta, às 11h30 e 13h00

Recomendação: vamos cuidar da hidratação, não esqueça seu copo, squeeze etc.!

CINUSP

Abertura do seminário “Pandemia e Saúde Mental”

Dia 15/05 – 16h00 – Cine e debate no CINUSP

Exibição do Filme: Quando falta o ar

Debate com convidadxs: Ana e Helena Petta (diretoras do filme), Luciano Gomes (UFPB)

Histórias da Saúde Mental brasileira contadas no cinema

Dia 16/05 – 14h00 – Cine e debate no CINUSP com a Profa. Maria Cristina Vicentin

Exibição do Filme: Holocausto brasileiro

Dia 17/05 – 14h00 – Cine e debate no CINUSP com a Profa. Elizabeth Araújo Lima

Exibição do Filme: Nise: o coração da loucura

Dia 19/05 – 14h00 – Cine e debate no CINUSP com a Profa. Ianni Scarcelli

Exibição do Filme: Bicho de Sete Cabeças

Atividades nas unidades

Instituto de Ciências Biomédicas

– 18/05/2023, às 13h30

Live do “ICB em Pauta”  sobre “Saúde mental e estresse”

No YouTube e no Facebook do ICB:

Resumo: As lives do ICB em Pauta são transmitidas no YouTube e no Facebook do ICB e duram de 30 a 45 minutos. Elas funcionam no formato de entrevista, no qual um jornalista, assim como a audiência, irá elaborar e fazer perguntas. Esta live será com a Juliana Maltoni Nogueira, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP e Integrante do LaPICC – Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental, também especialista em Terapia Cognitiva.

– 19/05/2023, às 11h30

Jardinagem e Saúde Mental

Local: ICB-3

Resumo: Entrar em contato com plantas e terra auxilia o cultivo da saúde física e mental do ser humano. Nessa palestra, Assucena Tupiassu, bióloga especialista em saúde pública, compartilha sua experiência nas oficinas de jardinagem com o público usuário do sistema de saúde pública. 

Faculdade de Educação

– 17/05/2023, das 17h00 às 19h00

Roda de Conversa: “Tornar-se professor em uma escola ameaçada” 

Local: Laboratório 9, bloco B, da Faculdade de Educação da USP

Vagas: 70

Resumo: A roda de conversa é uma iniciativa do Programa Acolhe da CIP-FEUSP. Mediada pelo professor e psicanalista Rinaldo Voltolini, consiste em um momento para as/os estudantes da FEUSP partilharem suas reflexões a respeito da situação atual de ameaças às escolas.

Faculdade de Economia e Administração

Quadrilátero Saúde-Direito


Em elaboração.