Os acordos transformativos são uma inovação nos modelos de contratação entre instituições e editoras científicas, projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de acesso aberto (Open Access).
Esses acordos são estratégicos para superar barreiras financeiras e estruturais, buscando integrar os custos de assinatura e publicação. Assim, promovem um sistema mais acessível para a disseminação de pesquisas.
A CAPES publicou em 30 de abril de 2024, a Portaria n° 120/2024, que define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações em acesso aberto.
A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em dezembro de 2023, por meio da Portaria n° 275/2023.
O pagamento das taxas de processamento para publicação dos artigos científicos de autores brasileiros acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com editoras científicas internacionais.
O objetivo é dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil. Confira a matéria original.
Tendo em vista que a Universidade de São Paulo é uma instituição credenciada na CAPES, os autores da Universidade de São Paulo USP têm direito ao desconto ou isenção do pagamento do Article Processing Charge (APC) nas revistas contempladas nos Acordos.
Conheça a página da CAPES que apresenta o – Painel APC – quantitativo de APCs pagos pela Fundação até o momento.
== Acordos CAPES vigentes ==
CAPES consortium – RSP
A CAPES e a Royal Society Publishing (RSP) assinaram um novo contrato via Portal de Periódicos. Usuários de 260 instituições terão acessopara leitura e publicaçãoem dez periódicos da academia científica mais antiga com existência contínua: a RSP está ativa, de forma ininterrupta, desde novembro de 1660. Não são todos os periódicos publicados pela RSP que estão incluídos neste Acordo. Saiba mais
CAPES consortium – Wiley
A CAPES firmou contrato com a editora Wiley, que permitirá a estudantes, professores e pesquisadores de 434 instituições que integram o Portal de Periódicos, da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES, consultar mais de mil revistas científicas. A Wiley e a CAPES têm um acordo que permite que autores elegíveis publiquem em acesso aberto em 1.296 Periódicos Wiley Híbridos, sem custo de taxa de publicação de artigos (APC). O custo de publicação é coberto pelos termos do contrato. Saiba mais
CAPES consortium – IEEE
Desde novembro de 2024, a CAPES e o Institute of Electrical and Electronic Engineers Incorporated (IEEE) assinaram contrato para o pagamento da Taxa de Processamento de Artigo (APC, sigla em inglês) nas publicações da editora norte-americana. A iniciativa faz parte dos Acordos Transformativos assinados pela Fundação com o objetivo de democratizar o acesso aos periódicos e à produção científica de alto nível. Entre os títulos da editora disponíveis para submissão, destaca-se o IEEE Access, periódico com 100% de seu conteúdo aberto e de relevante interesse por parte dos pesquisadores brasileiros para publicação dos resultados de suas pesquisas.Saiba mais
CAPES consortium – ACS
Pesquisadores brasileiros tem a possibilidade de publicar seus artigos nos periódicos da American Chemical Society (ACS), em acesso aberto e sem qualquer custo, após a devida aprovação do processo de revisão por pares. O acordo entre a CAPES e a ACS amplia ainda mais o número de instituições que terão acesso aos conteúdos da editora no Brasil. A ação visa acelerar a pesquisa, não apenas por fornecer acesso aos periódicos relevantes na área de Química e áreas correlatas, mas também por possibilitar que os autores brasileiros possam expandir a visibilidade de suas pesquisas por meio da publicação em acesso aberto. Saiba mais
O esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos para obtenção de isenção no pagamento de Taxas de Publicação de Artigos pelos Autores e o atendimento a dúvidas sobre os termos e condições dos Acordos Transformativos assinados estão sendo realizados pela equipe do Portal de Periódicos da Capes por meio de dois Canais:
– Saiba mais: Perguntas frequentes sobre Taxas de Processamento de Artigo no âmbito do PADICT
Contato para esclarecimentos por e-mail: periodicos@capes.gov.br
Acordo CAPES – Royal Society: publicação em acesso aberto sem custos
Link: https://www.abcd.usp.br/noticias/acordo-capes-royal-society/
A CAPES firmou um acordo com a Royal Society, por meio do modelo Leitura e Publicação, que permite a pesquisadores de instituições participantes publicar artigos em acesso aberto sem custos em periódicos da Royal Society, além de garantir acesso completo ao conteúdo dessas publicações.
- Publicação em acesso aberto sem cobrança de APC (Article Processing Charge).
- Acesso ao texto completo de todos os periódicos científicos da Royal Society.
- Aplicável a autores correspondentes afiliados as instituições brasileiras, incluindo a Universidade de São Paulo USP, que fazem parte do contrato CAPES–Royal Society.
Pesquisadores podem submeter artigos para publicação nos seguintes periódicos com 100% das taxas cobertas:
- Philosophical Transactions A
- Philosophical Transactions B
- Proceedings A
- Proceedings B
- Biology Letters
- Interface
- Interface Focus
- Open Biology
- Royal Society Open Science
- Notes and Records
== Confira o passo a passo para submeter seu artigo com isenção de taxas ==
. Escolha o periódico
Acesse o site do periódico de interesse e clique em “Submit” no menu superior.
. Envie seu manuscrito
Durante o envio, indique como autor correspondente um pesquisador afiliado a uma instituição contemplada pelo acordo. Certifique-se de preencher corretamente a afiliação institucional.
. Selecione o modelo de publicação
Ao escolher entre acesso aberto e tradicional, selecione a opção Acesso Aberto e confirme. Observação importante: Open Biology e Royal Society Open Science são periódicos de Acesso Aberto, portanto, somente a opção de acesso aberto está disponível.
. Confirme a cobertura
Após a aceitação do artigo, a isenção da taxa de publicação será aplicada automaticamente conforme os termos do acordo CAPES–Royal Society, e o artigo será publicado, conforme agenda do periódico.
. Publique com a licença CC BY 4.0
O artigo será disponibilizado imediatamente em acesso aberto sob a licença Creative Commons CC BY 4.0. Nenhuma taxa será cobrada, e nenhuma ação adicional será exigida do autor ou da instituição.
A Royal Society realiza revisões trimestrais para identificar autores elegíveis que não tenham optado inicialmente pelo acesso aberto, permitindo a conversão retroativa da publicação para acesso aberto, quando aplicável.
A Royal Society não cobra taxa extra por páginas grandes, páginas coloridas ou com imagens.
Para mais informações sobre como publicar na the Royal Society, acesse o vídeo – ative as legendas em Português.
== Royal Society Publishing ==
A Royal Society Publishing é a divisão de publicação da Royal Society .
Fundada em 1662, a Royal Society é a academia científica mais antiga do mundo em existência contínua. Sua missão é expandir as fronteiras do conhecimento, defendendo o desenvolvimento e o uso da ciência, da matemática, da engenharia e da medicina em benefício da humanidade e do planeta.
A Sociedade promove o acesso à melhor ciência internacionalmente, busca reduzir o desequilíbrio científico entre países ricos e pobres e apoia programas de pesquisa ambiental em todo o mundo.
Como uma sociedade científica, a Sociedade publica dez periódicos de alto impacto revisados por pares, incluindo Philosophical Transactions , o título científico mais antigo do mundo, publicado pela primeira vez em 1665. Dois dos periódicos são totalmente de acesso aberto.
Ao longo de sua história, a Royal Society promoveu a excelência na ciência por meio de sua bolsa de estudos e membros estrangeiros, que incluíram Isaac Newton, Charles Darwin, Ernest Rutherford, Albert Einstein, Dorothy Hodgkin, Francis Crick, James Watson e Stephen Hawking.

