Na manhã do dia 31 de Maio de 2023, aconteceu mais uma edição do Projeto Experimentando Ciência, coordenado pela Profa. Dra. Ana Estela Haddad, Prof. Dr. Marcelo Bönecker e Dra. Deise Garrido.

Trinta alunos da Escola Desembargador Teodomiro Dias, acompanhados pelas Professoras Maria Cristina do Santos Pereira, Magali Lovine e Cristiane Souza, visitaram a FOUSP e puderam realizar experimentos laboratoriais tais como: observar células em microscópio, trabalhar com diferentes materiais dentários, ver e entender os princípios das imagens radiográficas, conhecer a microbiologia das mãos identificar mordidas em odontologia forense e até extrair o DNA da banana.

Essas experiências procuram reforçar os conhecimentos de física, química e biologia que os alunos adquirem no currículo de suas escolas, além de propiciar o contato com experiências laboratoriais únicas.

Ao final das atividades laboratoriais, os alunos receberam um lanche e, em seguida, assistiram a uma demonstração de como realizar higiene bucal e das mãos de forma adequada com a Profa. Dra. Carina Domaneschi e a graduanda Júlia Baganha. Kits foram fornecidos a todos contendo uma escova de dentes, um dentifrício fluoretado e um sabonete.

O Professores e laboratórios que participam do projeto são: Laboratório de Patologia Molecular. com o Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes, Laboratório de Imagens 3D, com o Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavacanti, Laboratório de Citologia, com a Profa. Dra. Carina Domaneschi , Laboratório de Antropologia Forense, com o Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani e Laboratório de Biomateriais Odontológicos, com o Prof. Dr. Igor Studart Medeiros.

Vários alunos de pós-graduação também são voluntários e ajudam nas atividades.

Texto e fotos: Gustavo Bernardes

Experimentando Ciência - 2023 Projeto Experimentando Ciência - 31/05