No dia 23 de julho de 2024, ocorreu no Anfiteatro do CRAI na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, a apresentação de dois seminários por palestrantes internacionais.

O evento foi organizado pelo Programa de Ciências Odontológicas da Pós-Graduação, na área de concentração de Patologia Oral, com envolvimento dos docentes do Departamento de Estomatologia: Marina Helena Cury Gallottini, Fábio Daumas Nunes, Vivian Petersen Wagner e Fabiana Martins e Martins de Oliveira.

A primeira palestra foi apresentada pelo Prof. Dr. Keith Hunter, que atua como docente na Universidade de Liverpool, no Reino Unido. Além disso, ele se dedica ao laboratório de pesquisa, que concentra-se no microambiente tumoral em cânceres de cabeça e pescoço, investigando principalmente cânceres da cavidade oral e orofaringe. Com isso, seu seminário teve como tema “Genomic and transcriptomic analysis of ameloblastoma: insights into pathogenesis”. O professor discorreu a respeito da condição ameloblastoma, apresentando um pouco sobre seu diagnóstico, os padrões da doença em termos microscópicos e radiológicos e se aprofundando sobre a parte genética do distúrbio.  

Já o segundo seminário teve como assunto a pauta: “AI-Driven multiomics: From big data to precision health solutions”. Dessa forma, o Prof. Dr. Kevin Matthew Byrd dissertou em torno da seguinte pergunta: “Como nós podemos alcançar a promessa de precisão de saúde bucal para todas as pessoas ao longo da vida?”. Ele também apresentou um pouco sobre sua história e o que faz atualmente na área acadêmica. O docente lidera iniciativas de pesquisas no “ADA Science & Research Institute”; atua no laboratório que ajudou a construir, chamado Lab of Oral & Craniofacial Innovation (LOCI), localizado em Gaithersburg, MD e leciona na “University of North Carolina at Chapel Hill”, nos Estados Unidos, que permite que continue ensinando e buscando mais parceiros para melhor atender seus objetivos na pesquisa.

Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette