No dia 9 de maio de 2024, ocorreu no Anfiteatro Myaki Issao um encontro proporcionado por uma extensão da CCANI (Comissão de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional), a CCANI Club, que propõe atividades em que haja uma interação entre os intercambistas e demais alunos, a fim de esclarecer dúvidas e saberem mais sobre a viagem. Dessa forma, foram reunidos alguns estudantes que realizaram intercâmbio e outros que possuem interesse em conhecer mais a respeito dessa oportunidade. A dinâmica funcionou de uma forma bem interativa em que os inscritos na palestra faziam perguntas aos intercambistas convidados, como em uma entrevista coletiva. 

Estavam presentes os alunos da graduação Alexandre Guimarães, Giovana Spina, Hadassa Pieri, Fernanda Yumi e Amanda Rayel, que viajaram para o exterior se dividindo entre as Universidades do Equador, Portugal, Japão e Croácia. Além deles, Juan Figueroa Baptista também era um dos convidados, sendo que ele estuda em uma Universidade no Chile e está realizando um intercâmbio na FOUSP. 

Durante a conversa, vários estudantes formularam diferentes perguntas a respeito do processo seletivo, discrepância nas rotinas vivenciadas, odontologia no país que visitaram, bolsas e questão financeira no intercâmbio, dentre outras. Todos relataram um pouco de suas experiências mostrando com alguns exemplos como a odontologia é diversificada ao redor do mundo e como isso contribui para seus aprendizados acadêmicos e pesquisas, visto que esse é o grande pilar da viagem. 

Eles também comentaram bastante sobre como foi todo o processo para a inscrição no intercâmbio, contando os documentos necessários (certificado de inglês, histórico escolar, carta motivação, currículo lattes e dados pessoais) e dando dicas de como já se preparar para os próximos editais. Inclusive, os membros da comissão da CCANI aproveitaram o momento para orientar aos alunos interessados que estejam sempre atentos às suas redes sociais para não perderem a inscrição nos editais, que sairão em breve. 

Por fim, a conversa foi encerrada com todos afirmando que apesar das dificuldades encontradas no caminho, desde problemas com visto de outro país até o tempo que podem perder de aula na faculdade de origem, com certeza não se arrependem da viagem e levam consigo uma bagagem enorme de tudo que puderam vivenciar. 

Texto: Marina Timbó Colmanette 

Fotos: Marina Timbó Colmanette, Caroline Almeida e Mário Filho Fortes