No dia 14 de outubro de 2025, a chapa USP Pelas Pessoas reuniu docentes, discentes e servidores técnico-administrativos em sua apresentação na Sala da Congregação da FOUSP.
Compuseram a mesa o Prof. Dr. Aluísio Segurado, candidato à Reitor; Profa. Dra. Liede Bernucci, candidata à Vice-Reitora; Prof. Dr. Giulio Gavini e Prof. Dr. Giuseppe Romito, Diretor e Vice-Diretor da FOUSP, respectivamente. O Prof. Dr. Giulio Gavini realizou a abertura e passou a palavra para a chapa, dando início à apresentação.
O primeiro a se apresentar foi o Prof. Dr. Aluísio Segurado. Sua trajetória é marcada por um envolvimento de cerca de 50 anos, praticamente ininterruptos com a USP, iniciada como calouro na Faculdade de Medicina. Após se formar e se especializar em Infectologia, também cursou Ciências Sociais para ampliar a compreensão dos determinantes sociais das infecções. Tornou-se docente em 1983, alcançando os marcos de Livre Docência em 2001 e Professor Titular em 2012. Também exerceu gestão, tanto no Complexo Hospital das Clínicas (HC), quanto na administração central da USP, atuando como Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, onde criou o Escritório de Gestão de Indicadores e Desempenho Acadêmico (EGIDA). Atualmente está à frente da Pró-Reitoria de Graduação.
A segunda apresentação foi da Profa. Dra. Liede Bernucci. A trajetória dela é caracterizada por 39 anos como docente e 21 anos em gestão universitária. Formada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1981), seu percurso foi complementado por um mestrado com pesquisa experimental na Suíça, o que a levou a adotar o lema “talentos complementares resolvem problemas mais complexos”. Alcançou o cargo de Professora Titular em 2006 e ajudou a fundar dois laboratórios. Em 2018, foi a primeira mulher a ser eleita diretora da Poli em 124 anos, e, de 2022-2024, presidiu o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
A chapa “USP pelas Pessoas” fundamenta sua proposta no reconhecimento de que a força e a potência da USP dependem da dedicação à comunidade e do que a instituição pode fazer para melhorar a vida da sociedade. O diagnóstico da chapa aponta três urgências: a defesa firme da autonomia universitária (acadêmica, científica, financeira, administrativa e patrimonial); a convivência com a nova USP, mais diversa e plural, que exige a revisão de práticas tradicionais; e a correta incorporação da transformação digital e da inteligência artificial. Para isso, os candidatos propuseram como pilares base a valorização das pessoas; manutenção da excelência acadêmica; fortalecimento da relação com a sociedade e otimização de processos.
Após a apresentação houve uma rodada de perguntas em que foram abordados temas como: possibilidade de fomento universitário para intercâmbios nacionais; relação com o Hospital Universitário (HU); política de contratação de servidores técnico-administrativos; desconexão de RH com a Clínica Odontológica e insalubridade.
Caso queira saber mais sobre o plano de gestão da chapa “USP Pelas Pessoas”, acesse o link a seguir: https://jornal.usp.br/comunicados/tres-chapas-vao-concorrer-as-eleicoes-de-reitor-e-vice-reitor-da-usp/
Texto e Foto: Théo Gouvêa Filizzola.


