Na tarde do dia 24 de outubro de 2024, a Comissão de Pesquisa e Inovação, coordenada pela Profa. Dra Mariana Minatel Braga Fraga, proporcionou um encontro no Anfiteatro Myaki Issáo, reunindo, principalmente, alunos do Programa de Iniciação Científica (PIBIC, PUB e PIBITI).

A Presidente da Comissão deu início ao evento dando as boas vindas aos novos alunos de Iniciação Científica do Ciclo de 2024/25, e o objetivo central do encontro foi recepcionar e orientar durante todo o processo da pesquisa. Em seguida, ela discursou sobre as “Boas Práticas em Ciência: O que é e onde estamos”, e concluiu avisando que ao final das palestras, seria divulgado o vencedor do Concurso do Logo da Comissão, que estava na fase de votação pública nos últimos dias. 

Posteriormente, a convidada Profa. Dra. Ana Paula Magalhães, da FFLCH USP, iniciou a roda de conversa comentando a respeito do Guia de Boas Práticas em Ciência, que visa informar a comunidade acadêmica sobre esses valores, de forma sintética, acessível e direta. Ademais, a palestrante questionou aos alunos o porquê “fazemos ciência”, discorrendo sobre temas que circundam a pesquisa, como condutas necessárias, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, fraude científica e as boas práticas. 

Além dela, a Profa. Dra. Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini, da EE USP, deu continuidade ao assunto, ressaltando o quanto essas práticas devem estar presentes em todo o ciclo de pesquisa, desde a concepção, até o desenvolvimento, relato e a disseminação. Ela também explicou sobre as más práticas que acontecem na Ciência e comentou sobre a responsabilidade compartilhada que se deve ter nesse meio. Para concluir, sugeriu e instruiu aos presentes algumas plataformas confiáveis de gerenciamento e coleta de dados, para auxiliá-los em suas pesquisas.

Para finalizar, a Profa. Mariana apresentou o sistema de votação do Concurso do Logo, que teve como objetivo definir qual seria a identidade visual da Comissão de Pesquisa e Inovação, e deu início a sua premiação. Após a apuração de todos os votos, inclusive o voto popular que esteve em andamento nos últimos dias, o aluno Théo Gouvêa Filizzola foi o autor responsável pelo logo escolhido. 

Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette