publicado no portal CAPES

O intuito é informatizar e integrar os dados relacionados à saúde dos cidadãos

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) discutiu a formação de profissionais para o SUS Digital durante a 237ª reunião ordinária, realizada nos dias 4 e 5 de junho. Estiveram presentes a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e o epidemiologista e professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Naomar de Almeida Filho.

O SUS Digital tem por objetivo informatizar e integrar os dados relacionados à saúde dos cidadãos entre estabelecimentos públicos e privados de saúde e os órgãos de gestão municipais, estaduais e federais, e um dos eixos da política do SUS Digital é a qualificação de pessoal para a digitalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde e o CTC-ES discutiram a importância de observar a pós-graduação de forma transversal e a partir de grandes questões, e não meramente de disciplinas, para atuar em desafios postos, como é o caso do SUS Digital. Os Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) foram citados como uma das estratégias para levar a formação em nível de mestrado e doutorado para todo o Brasil.

Pelo PCI, as instituições podem fazer acordos com instituições acadêmicas, de pesquisa, órgãos de governo e empresas, para oferecer e receber turmas temporárias de mestrado (Minter) ou de doutorado (Dinter), nas modalidades acadêmica e profissional. Dentre os objetivos do PCI, destaca-se a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa e a redução de desigualdades regionais.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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