A Profa. Dra. Neide Pena Coto, do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais, foi agraciada pelo PAME – Programa de Apoio a Missões Acadêmico-Científicas no Exterior, que promove interações acadêmico-científicas com grupos de excelência no exterior, visando o aumento da internacionalização da pós-graduação na USP a partir do estímulo ao desenvolvimento de pesquisas em conjunto, discussão sobre convênios de dupla-titulação, parcerias acadêmico/científicas, estabelecimento, fortalecimento e prospecção de redes de colaboração e financiamentos externos em áreas definidas pelo Programa PrInt USP/CAPES. Em julho de 2024, ela viajou para a Europa a fim de conhecer algumas instituições de ensino superior.

Inicialmente, visitou a Universidade de Palermo, no sul da Itália, para firmar um convênio que já estava pré estabelecido. A partir de reuniões remotas, a docente já estava em contato com a instituição desde 2021, através do Prof. Dr. Alessandro Scardina, que também tem linha de pesquisa voltada para as duas vertentes que ela trabalha: Odontologia do Esporte e Reabilitação Protética Bucomaxilofacial. Por conta disso, durante o período da pandemia, os dois pesquisadores trabalharam no estreitamento desse vínculo acadêmico de forma a estabelecer o planejamento de linhas de pesquisa comuns. 

Com isso, sua visita à Universidade se deu para firmar o Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional, que prevê intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; elaboração conjunta de projetos de pesquisa; organização conjunta de eventos científicos e culturais e cursos e disciplinas compartilhados, de forma a ampliar a internacionalização na Universidade de São Paulo.

Posteriormente, a Profa. Neide seguiu viagem com destino à Universidad Católica San António de Múrci (UCAM), localizada na Espanha, acompanhada da Profa. Dra. Regina Tamaki, que foi convidada pela própria Universidade. O contato com eles se deu por meio do Vice-Diretor Manuel Máiquez-Gosálvez, que possui interesse voltado na Odontologia do Esporte. 

A professora relatou que eles contam com duas unidades da Universidade, sendo que a diferença entre elas é a língua em que as aulas são ministradas. Além de visitar ambas, também conheceu o Centro de Tecnologia e pôde perceber como a UCAM e a FOUSP possuem anseios parecidos, resultando na firmação do convênio. Dessa forma, será possível a integração acadêmica por meio de conteúdos com aulas online para a graduação e pós-graduação e intercâmbio entre os estudantes. Vale ressaltar que estão trabalhando na montagem de um curso em Odontologia do Esporte na universidade espanhola, que contará com a Profa. Neide como convidada. Em contrapartida, também está em elaboração, a participação do Professor e Vice-Diretor Manuel Máiquez-Gosálvez em uma Disciplina Eletiva de Odontologia do Esporte da FOUSP. 

Conclui-se que o compromisso com esses acordos tende a promover a internacionalização e maior reconhecimento da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, possibilitando interações acadêmico-científicas entre pesquisadores, docentes e discentes. 

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: Arquivo pessoal