O Convenio de Cooperação Acadêmica Internacional entre a FOUSP e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Okayama no Japão existe desde 1988. Esse convênio para docentes e discentes vem sendo coordenado pela Profa. Dra. Emiko Saito e conta com a colaboração do Prof. Dr. Claudio Costa, ambos da Disciplina de Radiologia do Departamento de Estomatologia.

Muitos discentes da FOUSP já tiveram oportunidade de realizar esse intercâmbio que conta com fomento da AUCANI. Recentemente, durante o segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023, onze alunos da FOUSP estiveram na Universidade de Okayama realizando estágios de curta e longa duração, ou seja, de 3 a 6 meses.

Ao mesmo tempo, a FOUSP recebeu em outubro de 2022 seis alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Okayama, que ficaram por 3 semanas em visita aos departamentos, laboratórios e atividades clínicas de nossa instituição

Importante ressaltar que algumas dessas visitas de alunos da FOUSP à Faculdade de Odontologia da Universidade de Okayama resultaram em cooperação cientifica e elaboração de produtos técnicos e científicos com participação de docentes de ambas as instituições.

Nesse ano de 2023, o convênio com a Universidade de Okayama precisa ser renovado. Por ocasião da ida do Prof. Dr. Marcelo Bönecker, presidente da CCANI/FOUSP, ao Japão para ministrar uma palestra no Congresso Japonês de Odontopediatria, o referido professor aproveitou a oportunidade e visitou a Faculdade de Odontologia da Universidade de Okayama.

A visita tinha o objetivo de conhecer o novo diretor da Faculdade de Odontologia e entregar em mãos o documento de renovação do convênio por mais 5 anos para ser avaliado e assinado oportunamente. Além disso foi discutida a oferta de novas vagas de mobilidade para alunos da FOUSP e da Universidade de Okayama realizarem o intercambio no segundo semestre desse ano.

Na foto, da esquerda para direita:

1. Aluno de Pós-graduação da Faculdade de Okayama
  2. Prof. Dr. Marcelo Bönecker
  3. Profa. Dra. Michiyo Nakano – Titular de Odontopediatria e Coordenadora do Intercâmbio da Faculdade de Odontologia
  4. Prof. Dr. Naoya Ohara – Diretor da Faculdade de Odontologia
  5. Prof Dr. Junichi Asaumi – Titular de Radiologia Oral e ex-diretor