No dia 06 de novembro de 2024, a tarde foi preenchida por um evento internacional, organizado pelo Programa de Pós Graduação de Diagnóstico Bucal. A partir de uma chamada online, a palestra foi ministrada pela Profa. Anne Marie Lynge Pedersen, da Universidade de Copenhague, seguindo o tema: “Overview of oral medicine in Denmark: most frequently diagnosed lesions, oral cancer and management of patients with Burning Mouth Syndrome”. 

Para iniciar, a Profa. Dra. Camila Gallo introduziu e apresentou a convidada, que é docente e chefe do Departamento de Patologia Oral e Medicina Oral, na “Faculty of Health and Medical Sciences”, localizada na Dinamarca. Ela é referência no meio científico internacional e tem sua linha de pesquisa voltada para os aspectos histológicos, neurofisiológicos, bioquímicos, imunológicos, clínicos e terapêuticos das doenças da mucosa oral e da disfunção das glândulas salivares, em particular doenças autoimunes.

Em seguida, a Profa. Anne Marie começou explicando onde está localizada a Escola de Odontologia e comentando a respeito do Professor Jens Jorgen Pindborg, que teve um importante papel no desenvolvimento da Medicina Oral como uma disciplina odontológica separada, na Dinamarca. Para completar essa introdução, ela também relatou sobre a definição de “Oral Medicine” em seu país e sobre o que essa especialidade estuda: doenças e condições da mucosa oral, glândulas salivares e ossos maxilares.

Logo depois, a docente seguiu para o segundo tópico da palestra, dissertando sobre a clínica da Universidade de Copenhague, quais são as condições que mais costumam observar e como funciona a conduta em casos de suspeita de câncer.  

Por fim, passou a dar mais atenção a uma síndrome denominada “Burning Mouth”, que se caracteriza por ser uma sensação de queimação intraoral sem motivo médico ou odontológico aparente. Apesar de não ter etiologia definida e ainda ser uma condição com muitas questões em aberto, Anne Marie discorreu sobre os tópicos já conhecidos até então na literatura, como sintomas, localização, diagnóstico por exclusão e um pouco do tratamento. 

Texto: Marina Timbó Colmanette