Nos dias 14 e 15 de outubro de 2025, na Sala Amarela e no Anfiteatro Myaki Issáo, respectivamente, ocorreu uma apresentação direcionada aos docentes sobre a proposta de estágio curricular obrigatório para o novo currículo da FOUSP. O projeto visa alinhar a formação com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2021, que estabelece a obrigatoriedade de cumprir 20% da carga horária em estágios e de incluir o Sistema Único de Saúde (SUS) como etapa integrante na graduação.

O ponto central da apresentação, conduzida pela Profa. Dra. Simone Rennó Junqueira, é a inclusão do estágio supervisionado no SUS, em particular nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir de 2026. Estabelecido pela legislação, o estágio é um ato educativo que necessita de supervisão, sendo essa uma atividade inerente ao magistério, reconhecida e valorizada no Projeto Acadêmico da instituição. Para tal, o supervisor deve acompanhar um grupo de 6 a 10 estudantes, seguindo o cronograma das atividades propostas e garantindo que os estudantes “girem” pelos vários setores da UBS. Espera-se que o supervisor mantenha uma interação amistosa e contínua com o preceptor do serviço de saúde, uma postura mediadora no grupo e estimule os estudantes no registro das experiências por meio de um diário de campo, que fomentará o espaço de reflexão. Por fim, o docente deve observar a frequência e a participação dos alunos, enfatizando o compromisso com o serviço e a população. A sugestão é que o docente permaneça fixo na mesma unidade por um semestre ou mais, para facilitar a criação de vínculo e o diálogo com a equipe da unidade.

As atividades de campo ocorrerão às terças e sextas-feiras, no período da tarde. Todos os docentes da FOUSP estão convidados a compor o grupo de supervisores.

Texto: Théo Gouvêa Filizzola

Foto: Théo Gouvêa Filizzola e Arquivo Pessoal

IMG_1658