Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe em 2018 e especializada na área de Periodontia pela Fundecto em 2020, a aluna Yasmin das Graças está atualmente cursando doutorado direto no programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, com ênfase em Periodontia. Sua pesquisa é voltada para a avaliação do tempo ideal para administrar amoxicilina e metronidazol sistêmicos no tratamento da doença periodontal e está  sob a orientação do Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti

Recentemente, Yasmin foi contemplada com uma bolsa de pesquisa na Faculdade de Odontologia da Universidade de Harvard, em Boston, por meio do edital PRINT-USP. Durante seu doutorado sanduíche, está sob a orientação da Profa. Dra. Magda Feres, no laboratório de Medicina Oral, Infecção e Imunologia, onde desenvolve seu projeto que compreende um modelo de previsão para resposta ao tratamento periodontal, utilizando inteligência artificial e uma vasta base de dados de estudos clínicos randomizados.

Além disso, a doutoranda conta que também tem a oportunidade de trabalhar com sequenciamento de DNA bacteriano, o que tem agregado muito no seu crescimento acadêmico. Por conta disso, grande parte de seu tempo é dedicado a lidar com amostras de DNA no laboratório, apesar de ressaltar que ainda assim tem uma rotina bem dinâmica já que participa ativamente de reuniões com sua equipe e assiste a algumas aulas ministradas por professores renomados mundialmente. 

Por fim, a aluna afirma que está empenhada em absorver ao máximo essa experiência única e deixa um enorme agradecimento ao CAPES e aos docentes Cláudio Mendes Pannuti, Magda Feres e Eduardo Oliveira, que têm sido essenciais em sua jornada. 

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: arquivo pessoal