O segundo dia da XXVII Reunião de Pesquisa foi totalmente voltado para a apresentação de trabalhos. As salas e auditórios foram ocupados pelos discentes de doutorado e por aqueles que vão concorrer aos prêmios Vera Cavalcanti (melhores teses) e Benedito Montenegro (pós doutorado).
Já o último dia, recebeu uma programação intensa, contando com diversas palestras e premiações. Focadas no tema “Ciência Aberta” e “Inteligência Artificial”, as aulas foram iniciadas pela manhã, no Anfiteatro Myaki Issáo, e contaram com palestrantes nacionais e internacionais.
A primeira, discursada pelo Prof. Dr. Falk Schwendicke, da Universidade de Munique (Alemanha), discorreu sobre as chances e os desafios da Inteligência Artificial na Odontologia. Em seguida, o Prof. Dr. Maximiliano Sergio Cenci, docente visitante da Radboud University Medical Center Nijmegen (Holanda), abordou o tema “Como a ciência aberta apoia o desenvolvimento de fontes confiáveis de Inteligência Artificial?”.
Após um breve intervalo, deu-se sequência o tema “Implementação da IA na pesquisa da FOUSP: Desafios e oportunidades”, com os docentes Fausto Medeiros Mendes, Edgard Michel Crosato e Celso Luiz Caldeira. De forma geral, eles discutiram a definição de IA, os tipos existentes, histórico, as aplicações práticas, e por fim, seu uso na odontopediatria, focando nas áreas de diagnóstico e prognóstico.
Seguido de um período para o almoço, a advogada Adriane Espíndola expôs sua visão do tema escolhido para a Reunião de Pesquisa, como membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Dissertando sobre a inteligência artificial e a ciência aberta na pesquisa em saúde, ela ressaltou a importância dessa ferramenta para potencializar o conhecimento mas atentou aos participantes os questionamentos que devem ser realizados durante seu uso.
Passando para um ponto de vista diferente, a Coordenadora Geral do Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Andrea Carvalho Vieira sobre a relação da ciência aberta com a fundação. Formada em Ciências Econômicas, ela discutiu o impacto da ciência aberta e os desafios que a impedem de avançar, além de comentar que para sua evolução torna-se necessário a coordenação de esforços dos pesquisadores, editores, instituições e formuladores de políticas.
Posteriormente, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Marcos Britto Corrêa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), iniciou sua fala afirmando que gostaria de trazer e causar questionamentos na plateia, principalmente àqueles mais jovens. Com isso, seu discurso voltou-se à “Implementação da ciência aberta nas universidades públicas: desafios, estratégias e impacto na pesquisa”.
Logo após, o Prof. Dr. Gilberto Francisco Martha de Souza trouxe como pauta o repositório de dados institucionais. Graduado em Engenharia pela POLI-USP, é assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP e responsável pelo repositório de dados da USP, além de compor um grupo de trabalho da pró-reitoria voltado para a ciência aberta.
Para completar essa etapa, o último palestrante, Prof. Dr. Roberto Marcondes Cesar Junior, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, discorreu sobre as iniciativas da nossa Universidade para estimular a Inteligência Artificial. Ele introduziu sua aula utilizando da analogia de um jogo de xadrez para explicar a relação entre IA e dados, focando posteriormente em projetos, relacionados com o assunto, que estão em andamento e não existiram sem a USP.
Finalizadas as palestras, foi iniciado o encerramento oficial da XXVII Reunião de Pesquisa e do XXIV Seminário de Iniciação Científica da FOUSP. Esta edição foi realizada em virtude da dedicação e do trabalho da Comissão Organizadora, composta por:
- Profa. Dra. Alyne Simões (Presidente)
- Prof. Dr. Marcio Katsuyoshi Mukai (Vice-Presidente)
- Prof. Dr. Carlos Alberto Kenji Shimokawa
- Profa. Dra. Elaine Yoshiko Matsubara
- Profa. Dra. Laila Gonzales Freire
- Profa. Dra. Luciana Favaro Francisconi dos Rios
- Profa. Dra. Mariana Aparecida Brozoski
- Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga
- Profa. Dra. Tamara Kerber Tedesco
- Discente Ian Artoni De Oliveira Silva
- Discente Lais Wataki Pereira de Abreu
- Secretária Elidamar Bastos Clemente Guimarães
Além deles, também foram agraciados e reconhecidos os participantes do Comitê Científico, responsáveis pela avaliação criteriosa dos trabalhos apresentados:
- Profa. Dra. Alyne Simões Goncalves
- Profa. Dra. Daniela Procida Raggio
- Prof. Dr.Edgard Michel Crosato
- Profa. Dr. Fábio Daumas Nunes
- Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes
- Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito
- Prof. Dr. Márcio Katsuyoshi Mukai
- Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga
- Prof. Dr. Roberto Ruggiero Braga
Após mais alguns agradecimentos aos apoiadores do evento e às autoridades presentes, foram convocados para compor a mesa de encerramento: Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor da FOUSP; Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga, Presidente da Comissão de Pesquisa, Profa. Dra. Alyne Simões Gonçalves, Presidente da Comissão Organizadora e Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira, Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação. Previamente ao início das premiações, a Profa. Dra. Alyne Simões proferiu breves palavras.
Em seguida, teve início a cerimônia de premiação, de forma a reconhecer a excelência e dedicação dos pesquisadores da FOUSP.
Prêmio “Benedito Montenegro”: Destinado aos melhores projetos de pós-doutorado submetidos à Comissão de Pesquisa e Inovação e desenvolvidos por pós-doutorandos da FOUSP.
- 3º lugar: Laura Regina Antunes Pontes
- 2º lugar: Melissa Rodrigues de Araujo
- 1º lugar: Handially dos Santos Vilela
Prêmio “Vera Cavalcanti de Araújo”: Conferido ao trabalho de maior destaque relacionado à tese de doutorado defendida entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024.
- 3º lugar: Aline Campos de Queiroz
- 2º lugar: Rokaia Ahmed Khairi Elhusseini Elagami
- 1º lugar: Handially dos Santos Vilela
Prêmio “Vozes da Ciência”
- 3º lugar: Caio Bruno Tolentino de Brito
- 2º lugar: Lívia da Rosa Oliveira
- 1º lugar: Italo Ribeiro Moreira
Prêmio “Pint of Science” (Votação Popular)
- 3º lugar: Empate
- Italo Ribeiro Moreira
- Raíssa Manoel Garcia
- 2º lugar: Caio Bruno Tolentino de Brito
- 1º lugar: Carla Rodrigues de Almeida Silva
Iniciação Científica – Área Básica
- 3º lugar: Maria Clara de Souza
- 2º lugar: Mariana Costa Nakamura
- 1º lugar: João Pedro Oliveira Nogueira
Iniciação Científica – Área Social
- 3º lugar: Marina Oliveira Ferreira
- 2º lugar: Luiz Felipe Sampaio da Silva Rodrigues
- 1º lugar: Giovanna Veiga Lemos Bello
Iniciação Científica – Área Básica + Pré Clínica
- 3º lugar: Pedro Souza Cândido
- 2º lugar: Milena Rodrigues Muniz
- 1º lugar: Mario Fortes de Araújo Filho
Iniciação Científica – Área Clínica 1
- 3º lugar: Gabriela Zednik Naves
- 2º lugar: Enzo Prohaska Kirihara
- 1º lugar: Gabriele Wasconcelos Franco
Iniciação Científica – Área Clínica 2
- 3º lugar: Henrique Teixeira Felix
- 2º lugar: Rodrigo Camargo Soares Figueiredo
- 1º lugar: Leticia Harumi Horita Ide
Mestrado – Área Básica
- 3º lugar: Carla Rodrigues de Almeida Silva
- 2º lugar: Daniela Mita
- 1º lugar: Rafael Victor Albuquerque de Abreu
Mestrado – Área Social
- 3º lugar: Thalita Guarda Fagoni
- 2º lugar: Hadassa Barros de Pieri
- 1º lugar: Gabriele Alves dos Santos
Mestrado – Área Pré-Clínica
- 3º lugar: Marlene Kasumi Gantier-Takano
- 2º lugar: Roberta Martins Figueiredo
- 1º lugar: Beatriz Fonseca Vela
Mestrado – Área Clínica 1
- 3º lugar: Bruno de Andrade Zanesco
- 2º lugar: Maria Carolina da Costa Prestes
- 1º lugar: Ana Carolina de Brito Pereira
Mestrado – Área Clínica 2
- 3º lugar: Bruna Bergamo Campoi
- 2º lugar: Laura Domingues Habbema de Maia
- 1º lugar: Erika Meneses Silva
Doutorado – Área Básica 1
- 3º lugar: Caroline Maria Gomes Dantas
- 2º lugar: Leonardo Folmer Rodrigues da Silva
- 1º lugar: Iandara de Lima Scardini
Doutorado – Área Básica 2
- 3º lugar: Alexandre Guimarães dos Santos
- 2º lugar: Letícia Martins Santos
- 1º lugar: Juliana Garuba Rahhal
Doutorado – Área Social
- 3º lugar: Thaís Marchezini Reis
- 2º lugar: Luanna Gonçalves Ferreira
- 1º lugar: Mariana Paes Muro
Doutorado – Área Pré-Clínica
- 3º lugar: Giovanna Bueno Marinho
- 2º lugar: Amanda Lopes Campos
- 1º lugar: Raissa Manoel Garcia
Doutorado – Área Clínica 1
- 3º lugar: Aldrin André Huamán Mendoza
- 2º lugar: Paula Sachet
- 1º lugar: Mylena de Araújo Régis
Doutorado – Área Clínica 2
- 3º lugar: Marcella Ferreira Gobbi
- 2º lugar: Raysa Claribel Alvarez Mendez
- 1º lugar: Mariana Rossi Carneiro Gasperini
Concluída a entrega das premiações, a palavra foi passada à Profa. Dra. Mariana Minatel Braga, Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação.
Por fim, para o encerramento oficial da 27ª Reunião de Pesquisa e do 24º Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da USP, o Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor, finalizou o evento:
Boa tarde a todos,
Chegamos ao momento de encerramento da nossa XXVII Reunião de Pesquisa e XXIV Seminário de Iniciação Científica da FOUSP. Depois de três dias intensos de debates, aprendizado e inspiração, é com imensa satisfação que me dirijo a vocês para celebrarmos o sucesso deste encontro. Nestes dias, nossa faculdade se transformou em um vibrante fórum de ideias, onde estudantes de graduação, pós-graduandos e docentes compartilharam suas descobertas e, por que não, as suas paixões.
Em primeiro lugar, quero destacar o quanto a ciência tem sido valorizada em nossa formação acadêmica. Na FOUSP, acreditamos que a pesquisa não é um elemento acessório, mas sim um pilar fundamental tanto na graduação quanto na pós-graduação. Ficou evidente em cada apresentação que o processo de descoberta científica anda de mãos dadas com a aprendizagem. Como nos lembra Paulo Freire, “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” – ou seja, formar-se envolve também investigar, questionar, produzir conhecimento. Vimos isso na prática: nossos graduandos, através da Iniciação Científica, deram seus primeiros passos como jovens cientistas, enquanto nossos pós-graduandos aprofundaram especialidades e expandiram fronteiras do saber, sempre integrando ensino e pesquisa em sua jornada acadêmica.
Também quero ressaltar a pesquisa como parte essencial das nossas ações de cultura, extensão, inclusão e pertencimento na universidade. A ciência faz parte da cultura acadêmica da FOUSP – está entranhada em nossos valores e tradições, mas também impulsiona a inovação e a criatividade que renovam essa cultura. E espero, que num futuro próximo, a Reunião de Pesquisa seja um evento primordial na FOUSP, onde as demais atividades sejam suspensas para que toda a comunidade possa participar.
Por meio da pesquisa, levamos adiante a missão de extensão universitária. O conhecimento produzido aqui não fica restrito aos laboratórios e salas de aula; ele alcança a sociedade. Seja desenvolvendo novas técnicas odontológicas para melhorar a saúde da população, seja participando de projetos comunitários, nossos pesquisadores estão contribuindo para o bem-estar social e disseminando saber. Além disso, a ciência que praticamos é inclusiva: abriga a diversidade de ideias, de pessoas e de perspectivas. Fico extremamente feliz em ver estudantes de diferentes origens, professores em diferentes estágios da carreira, todos colaborando lado a lado. Isso mostra que todos têm voz e vez na construção do conhecimento. Eventos como este fortalecem o sentimento de pertencimento – aqui, cada participante sente-se parte de uma comunidade acadêmica unida pelo propósito de aprender e inovar. Esse senso de pertencimento é fundamental: uma universidade inclusiva e diversa é também uma universidade mais rica em soluções e caminhos.
Quero enfatizar a minha admiração pela dedicação de cada participante. Sabemos que por trás de cada apresentação há noites de estudo, horas no laboratório ou na clínica, há hipóteses testadas, dados analisados e muita perseverança. Essa dedicação incansável é o que faz a ciência avançar. Hoje, portanto, não celebramos apenas resultados e prêmios, mas também todo o esforço e comprometimento que os tornaram possíveis. Vocês, estudantes e professores pesquisadores, são o coração pulsante da nossa faculdade – a razão pela qual a FOUSP desfruta de tamanho prestígio e mantém sua excelência. Como foi mencionado durante a abertura do evento pelo Pró-reitor de Pesquisa e Inovação e pelo nosso Diretor, a nossa escola possui reconhecimento internacional pela qualidade de sua pesquisa, e isso se deve à contribuição de cada um de vocês, que diariamente constroem essa reputação com trabalho árduo e paixão pelo que fazem.
Ao encerrarmos esta Reunião de Pesquisa, reforçamos o compromisso da FOUSP com uma ciência verdadeiramente transformadora, diversa e socialmente engajada. Transformadora, porque acreditamos no conhecimento como motor de transformação social – a ciência que desenvolvemos aqui tem poder de mudar práticas, mentalidades e vidas para melhor. Diversa, porque valorizamos a pluralidade: seja nas linhas de pesquisa, nas metodologias ou nas pessoas que delas participam, entendemos que a diversidade fortalece a inovação e a relevância do conhecimento produzido. E socialmente engajada, porque nossa ciência dialoga com as necessidades da sociedade e busca devolver em forma de benefícios concretos tudo aquilo que aprendemos. Temos orgulho de ser uma instituição pública que alia excelência acadêmica com responsabilidade social, formando profissionais cidadãos, conscientes de seu papel além dos muros da universidade.
A produção científica, ou melhor, a produção do conhecimento em suas mais diversas vertentes é o que nos diferencia. Aqueles que classificam essa jornada como um simples “produtivismo” são limitados no conhecimento mais amplo da atividade universitária, uma mediocridade intelectual.
Nenhum grande evento acontece sem um grande time por trás. Assim, gostaria de manifestar meus sinceros agradecimentos. Primeiro, à Comissão Organizadora desta Reunião de Pesquisa, em nome da Profa. Alyne Simões, – docentes, alunos e funcionários – que trabalhou com um empenho excepcional para planejar e conduzir todas as atividades destes três dias. Sua dedicação garantiram o sucesso do evento, e cada detalhe, desde a recepção dos participantes até a programação das sessões, refletiu o cuidado e o compromisso de vocês.
Agradeço também a todos os estudantes e docentes participantes. Aos alunos de graduação e pós-graduação que apresentaram seus trabalhos: vocês são a razão de ser deste encontro. Obrigado por compartilharem suas ideias, por exporem com coragem suas pesquisas e por se engajarem nas discussões. Aos professores e pesquisadores que participaram – seja orientando os jovens, avaliando trabalhos, ministrando palestras ou apenas prestigiando as apresentações – vai o meu sincero agradecimento por compartilharem sua experiência e conhecimento. Vocês enriqueceram o diálogo intergeracional e interdisciplinar que vivenciamos aqui. Estendo ainda os agradecimentos aos palestrantes convidados, que gentilmente trouxeram reflexões valiosas e nos inspiraram com suas perspectivas. E não posso esquecer de agradecer a todos os funcionários, estagiários, FUNDECTO e empresas patrocinadoras.
Como Vice-Diretor, tenho orgulho pelo trabalho incrível que nossa comunidade acadêmica realizou e apresentou nesta Reunião. Esperança no futuro que cada jovem pesquisador representa – um futuro de novas descobertas, de uma ciência cada vez mais aberta, humana e comprometida com a sociedade. A Universidade de São Paulo nos lembra em seu lema que Scientia vinces – pela ciência, vencerás. Que possamos levar esse lema adiante em nossas carreiras e vidas, convictos de que através da ciência e da educação venceremos os desafios e construiremos um mundo melhor.
Muito obrigado a todos e todas, e parabéns por tudo o que conquistamos juntos neste evento. Vamos em frente, sempre unidos pela paixão ao conhecimento. Boa noite e muito obrigado.
Texto e fotos: Marina Colmanette, Amarildo de Almeida e Comissão Organizadora do evento
Fotos do Segundo Dia
Fotos do Terceiro Dia