Na tarde do dia 19 de Maio de 2023, aconteceu o Encontro de Periodontia, evento tradicional que promove, anualmente, uma reuniãp de todos os seus alumni da pós-graduação da disciplina. Esse ano, o tema foi 50+1 e essa contagem “progressiva” se estenderá até 2032, quando uma grande festa ocorrerá para comemorar os 60 anos de criação do curso.

Esse ano, o Anfiteatro Myaki Issáo foi a sede e contou com a presença de mais de 170 pessoas, entre docentes, alunos de graduação e pós-graduação.

Para abertura, o Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor e Professor Titular da Disciplina de Periodontia do Departamento de Estomalogia, agradeceu a presença de todos e explicou a dinâmica dos próximos anos, até chegar em 2032.

Em seguida, a Prof. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga, Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria e Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa da FOUSP, parabenizou a todos os organizadores pelo evento, agradecendo, também, a participação de todos.

Finalizando a abertura, o Prof. Dr. Giuseppe agradeceu os esforços da Profa. Dra. Marinella Holzhausen Caldeira, Professora Associada da Disciplina de Periodontia do Departamento de Estomatologia, para que o Encontro pudesse ser realizado. Além disso, também saudou o Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti como mais novo Professor Titular da Disciplina de Periodontia e agradeceu ao Prof. Dr. Giorgio de Micheli, Professor Associado da mesma disciplina, por todo o seu empenho durante sua carreira como professor na casa ao longo dos últimos 31 anos, entregando uma homenagem.

As palestras tiveram como tema principal a Retração Gengival e foram iniciadas com o Prof. Dr. Marcio Casati que fez Reflexões sobre o Tratamento das Retrações Gengivais. Logo após, o Prof. Dr. João Batista César Neto ministrou as Estratégias Clínicas e Evidências Científicas para o Tratamento de Retrações Gengivais. Para finalizar, o Prof. Dr. Rodrigo Nahas falou sobre o Princípio Biológico e Impacto Clínico das áreas doadoras para o tratamento das Retrações Gengivais.

Encontro de Periodontia 50+1 anos

Texto e fotos: Gustavo Bernardes