Seguindo com a coluna “FOUSP no Brasil”, em que alunos da graduação tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio nacional, os discentes selecionados Guilherme Silva Costa e Isabella Carvalho Reis de Souza, do terceiro ano, relataram sobre a experiência vivenciada.  

Ambos comentaram que a escolha da Faculdade estava relacionada à vontade de conhecer a Odontologia de uma outra parte do país, podendo aprender mais sobre uma cultura diferente em uma região que os encanta: o Nordeste. Após a escolha, foi preciso passar por um processo seletivo, que, apesar de ter sido concorrido por ser algo inédito na FOUSP, procedeu de forma tranquila para os dois. Vale ressaltar que ambos preencheram todos os critérios obrigatórios de seleção do edital, e opcionais, como um sendo membro da CCANI, e o outro com participação em Iniciação Científica.

A vontade de conhecer mais sobre a odontologia brasileira, e ao mesmo tempo, conhecer um lugar e faculdade diferentes, foram motivações unânimes para a realização do intercâmbio. Sabendo disso, os alunos enalteceram algumas diferenças e semelhanças entre as duas universidades: “A estrutura é bem inferior e a grade é bem mais integrada em relação à nossa. Um diferencial da faculdade é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em parceria com a prefeitura do município. Os alunos dos últimos anos ganham bastante experiência pela diversidade de casos e especialidades que são oferecidas no centro”, comentou a Isabella. Já o Guilherme, percebeu outros aspectos: “Muda bastante, começando que lá não tem período noturno na graduação; as clínicas são divididas de forma diferente, de modo que eles têm 5 períodos de clínica, que se dividem de acordo com as idades dos pacientes e necessidades de tratamentos. O que mais gostei da FO da UFPE é que eles possuem um CEO dentro da própria faculdade, e conta como estágio para os alunos que atendem nesse local”. 

Já em relação ao que vivenciaram durante o curto período, os intercambistas contaram que puderam escolher a grade horária de acordo com o que tinham mais interesse em conhecer, de forma que passaram 4 dias dentro da UFPE, conhecendo sobre as diversas clínicas e espaços da Faculdade. Por outro lado, em um dos dias da semana, eles conheceram um hospital referência da cidade de Recife, denominado Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, onde puderam se aproximar da rotina da Odontologia Hospitalar e demais serviços. Além disso, acompanharam muitos atendimentos na área da Estomatologia e Odontopediatria. 

Os discentes não tiveram dificuldade durante a viagem e se surpreenderam muito com algumas atividades que participaram por lá: “Eu consegui adiantar alguns dias da viagem e tive a oportunidade de participar do 1º Odonto Laser, um congresso focado nas aplicações de laser na odontologia. Foi muito enriquecedor e fiz algumas amizades muito importantes!”, contou a Isabella. Diferente do Guilherme, que gostou muito do hospital que conheceu: “foi incrível conhecer mais sobre a odontologia hospitalar e acompanhar inúmeros atendimentos. Com certeza ficará pra sempre na minha memória.”. 

Por fim, os estudantes concordaram que foi uma experiência única e enriquecedora, recomendando muito a viagem. Ambos puderam acompanhar atendimentos e vivenciar atividades diferentes do que é proposto na FOUSP, tornando o intercâmbio inédito e inesquecível. 

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: Guilherme Silva Costa e Isabella Carvalho Reis de Souza