Recentemente, a Faculdade de Odontologia da USP iniciou um processo de recrutamento de pesquisadores para um projeto de Ciência Cidadã aplicado a preferências de saúde, tornando‑se pioneira nessa área. Este plano está alinhado a uma iniciativa da faculdade, chamada EviDent e que vem trabalhando para translação do conhecimento científico para diferentes públicos que estimula o cidadão a participar ativamente da pesquisa científica e do processo de tomada de decisão. Na essência, envolve a colaboração entre cientistas e o público em geral. Dessa forma, a FOUSP, com financiamento da Pró‑Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de parceria com diferentes universidades nacionais e internacionais, busca pesquisadores cidadãos interessados em colaborar com a pesquisa “aproximando achados de ensaios clínicos em odontopediatria da implementação clínica”. A ideia é identificar o que leva os pacientes a escolherem determinadas intervenções em odontopediatria e, assim, oferecer o resultado da ciência produzida na universidade no melhor formato para aqueles que financiam a ciência e também a consomem em seu dia a dia: a sociedade.
Para sua realização, é utilizado o Experimento de Escolha Discreta (DCE – do inglês Discrete Choice Experiment), amplamente utilizado em estudos de preferências. Estes já têm sido aplicados a profissionais de Odontologia, e agora, serão aplicados à sociedade em geral, sendo alguns adaptados ao público de crianças e adolescentes. O método consiste em pedir aos participantes para escolherem seus cenários hipotéticos favoritos, e as preferências são obtidas depois de uma série de escolhas, por meio de uma etapa descritiva para coletar informações quantitativas com entrevistas e questionários.
Em um primeiro momento, serão selecionados cidadãos da cidade de São Paulo, maiores de 18 anos, interessados em comparecer nos treinamentos e em aplicar as ferramentas em suas comunidades. Além disso, é importante que os candidatos sejam habilidosos na criatividade, com potencial de resolução de problemas, motivação e engajamento.
Sabendo do pioneirismo que o projeto carrega, a Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga, docente do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, além de Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação, e coordenadora do projeto, comentou a respeito de sua importância: “A ciência cidadã é uma crescente dentro do meio científico e estamos muito realizados em ter uma iniciativa como essa dentro da FOUSP. É uma oportunidade para disponibilizarmos para a sociedade, que paga pelas nossas pesquisas através dos impostos e também, a consome, por meio dos tratamentos que oferecemos aos nossos pacientes. Teremos a possibilidade de recrutar pessoas que possam trabalhar mais juntos a nós nas pesquisas que visam ver a percepção das pessoas sobre o que oferecemos na clínica odontológica. Este é um projeto alinhado às diretrizes de promoção da ciência aberta na unidade, estimulado pela PRPI desde o ano passado, além de ser um marco para a nossa unidade levando a sociedade como atora na pesquisa científica”.
O período de inscrições se encerra no dia 10/03/2025.