publicado no SBT

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, viajou a São Paulo para prestigiar a posse da esposa

Cerimônia de posse contou com a presença de familiares e amigos | Eduardo Ogata/Equipe de Ana Estela

A doutora Ana Estela Haddad tomou posse nesta 5ª feira (1º.dez) como professora titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp). Ana é a primeira mulher a assumir o posto. Professor titular é o cargo mais alto dentro da carreira acadêmica.

O ex-prefeito de São Paulo, ex-ministro da Educação e um dos nomes com maior evidência para assumir o Ministério da Fazenda do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad (PT), viajou de Brasília para São Paulo para prestigiar a posse da esposa no evento na manhã desta 5ª.

Ao final do evento, Ana falou sobre a importância da conquista. “Assim como os negros, as mulheres  indígenas e outras minorias têm conquistado tardiamente os espaços de poder e reconhecimento que por muito tempo estiveram reservados aos homens brancos. Não porque não tenham mérito na mesma proporção, mas porque faltou igualdade de condições, visibilidade e reconhecimento.  Para mim significa o reconhecimento entre meus pares do mérito da minha trajetória. Significa muito! A luta de toda uma vida!”.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos, e foi cercada de momentos emocionantes, em especial quando seus dois filhos, Frederico, de 30 anos, e Ana Carolina, de 22, que foram padrinhos da posse, colocaram em Ana a veste do cargo acadêmico.

O ex-ministro Fernando Haddad, casado há 34 anos com Ana, disse que não ia falar sobre política porque estava apenas acompanhando a esposa em um momento incrível na carreira dela. Ana Estela  ingressou como professora na Universidade de São Paulo em 2002, após longa carreira de estudante na própria universidade: graduou-se em Odontologia em 1988; em 1997, virou mestre; e, em 2001, tornou-se doutora em ciências odontológicas. Chegou a atuar por um curto período em clínica, mas logo voltou-se à vida acadêmica.

Ela foi assessora do ministro da Educação Cristovam Buarque, entre 2003 e 2005. Nesse período, atuou nos trabalhos relacionados à promulgação da lei que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No Ministério da Saúde, ocupou o cargo de diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de 2005 a 2011, tendo participado da idealização e implementação de iniciativas como Pró-Saúde e Telessaúde Brasil. Também foi gestora de políticas públicas relacionadas à educação e à saúde durante os governos Lula. Ana Estela foi uma das idealizadoras do Prouni.

Fotos: Eduardo Ogata[:]