No último dia 5 de junho de 2025, a docente associada do Departamento de Odontologia Social, Profa. Dra. Fernanda Carrer reuniu-se com o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Dr. Wilson Chediek e o Dr. Eleuses Paiva, secretário da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo para dar continuidade a ações de fortalecimento das políticas públicas de saúde bucal no estado, com destaque para a integração entre ensino, pesquisa
Durante a reunião, Dr. Glalco Cyriaco reafirmou seu compromisso com a Odontologia, comprometendo-se a nomear pessoa da área de saúde coletiva para coordenar a área Técnica de Saúde Bucal na estrutura da SES/SP, além da formação de uma equipe dedicada a integrar e aprimorar as ações, desde a atenção básica até a Odontologia Hospitalar. Esta demanda foi amplamente discutida durante o lançamento da frente parlamentar no final do mês de maio e trará um alívio aos municípios que necessitam de caminhos direto com a SES/SP e as DRS (Regionais de Saúde).
Por sua vez, o presidente da APCD, Dr. Wilson Chediek, anunciou que a associação disponibilizará sua estrutura física em todo o estado para cursos de capacitação, além de seu corpo docente especializado e logística para ações educativas em municípios. “Temos 72 unidades regionais preparadas para atuar como polos de educação continuada em parceria com a SES/SP, além do CIOSP que historicamente recebe o Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Estado”, destacou o Dr. Chediek.
A Profa. Dra. Fernanda destacou ainda que foi possível organizar e pactuar um curso gratuito para capacitar os Cirurgiões-Dentistas da DRS16 em “Laser em Odontologia”, ministrado pelos docentes do Laboratório de Laser da FOUSP. O curso atende a uma demanda do plano estadual e oferecerá 70 vagas para Cirurgiões-Dentistas da rede pública. As atividades, que incluem módulos teóricos e práticos, ocorrerão entre agosto e setembro de 2025, com o objetivo de qualificar os profissionais para o uso de tecnologias modernas no SUS.
A docente reafirmou seu compromisso de apoiar as ações da SES/SP, destacando-se pelo suporte técnico-científico permanente, o desenvolvimento de protocolos clínicos e a participação ativa na força-tarefa de enfrentamento à cárie. Além disso, as universidades UNESP e UNICAMP formalizaram sua adesão à iniciativa, criando uma rede permanente de apoio às políticas públicas de saúde bucal no estado de São Paulo.
O encontro destacou-se pela importância da integração entre poder público, universidades e entidades de classe. “Esta colaboração é um modelo para outras áreas da saúde. A Odontologia paulista está dando exemplo de trabalho conjunto”, afirmou o secretário.
