A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que possibilita integrar ensino e pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre os membros da universidade e a sociedade. O Curso de Odontologia (FOUSP) tem como objetivos: a articulação e comunicação amplas com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação no município de Registro, SP, para conhecer as demandas locais em relação a saúde bucal, assim como apresentar o fluxo de atividades dentro do projeto visando a continuidade das ações, com o intuito de entender melhor a população e utilizar os espaços das escolas para atendimento de crianças de 4 a 12 anos.
O curso de odontologia desenvolveu estratégias de promoção e prevenção em Saúde Bucal, baseado em evidências científicas com processo de mínima intervenção (ART) em espaços escolares, possibilitando compartilhar o conhecimento na formação de multiplicadores no cuidado em saúde por meio de ações com escolares, profissionais de educação e profissionais de saúde bucal municipais, visando um diagnóstico local em saúde bucal dos estudantes da rede municipal com o intuito de fortalecimento do SUS e das equipes de Saúde Bucal do município.
As atividades estão previstas para serem desenvolvidas no período de 22 a 26 de setembro para atividade de diagnóstico e no período de 09 a 15 de novembro de 2025, para as atividades de promoção em saúde e de atendimento com procedimentos individuais de restaurações; exodontias; procedimentos periodontais; e os procedimentos preventivos (atividades de educação em saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor); com também encaminhamento para a rede de atenção primária do município as crianças com necessidades odontológicas de maior complexidade encaminhando para o sistema de saúde, também está previsto atividade de educação em saúde bucal para os pais dos alunos.
No período de 22 a 26 de setembro o Prof. Dr. Antônio Carlos Frias, do Departamento de Odontologia Social, junto com a Profa. Maristela Vilas Boas Fratucci irão visitar dez (10) escolas do município de Registro e examinar aproximadamente 1.264 crianças, o exame clínico será feito no ambiente escolar, utilizando um palito de madeira, com iluminação de luz natural e/ou lanterna, seguindo as normas de biossegurança, estão sendo seguidas, utilizando máscara, luva descartável, gorro e avental.
Foram identificados presença de lesão de cárie, dor, alterações na gengiva, presença de placa bacteriana. Essas informações são necessárias para poder monitorar e melhorar os processos de atendimento às crianças com cárie e o enfrentamento da doença no município de Registro, com estas informações, serão obtidos os Índices de Risco de Cárie Dentária, Índice CPO-D e o Índice ceo-d, após a tabulação e análise dos dados estes servirão para a organização dos atendimentos que serão realizados em novembro.
O projeto agradece: a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, a Comissão de Projetos e Extensão na Comunidade e a Diretoria da FOUSP a Prefeitura de Registo, a Secretaria Municipal de Saúde de Registro e Equipe e a Coordenação de Saúde Bucal de Registro, a Secretaria Municipal de Educação de Registro os Diretores de Escolas e os Professores pela colaboração e comprometimento para viabilização deste Projeto.
As escolas selecionadas são:
EMEB Prof° Olga Clivatti Rodrigues
EMEB Prefeito José de Carvalho
EMEB Brigadeiro do Ar Alberto Bertelli
EMEB Bairro Guaviruva
EMEB Oleriano Gonçalves de Souza (apenas pela manhã)
EMEB Christiano de Oliveira
EMEB Prof° Ida Emília Leib das Neves (apenas pela manhã)
EMEB Bairro Pedreira do Arapongal
EMEB Jose da Silva Kalid (apenas pela manhã)
EMEB Prof° Nicéa Hirota da Silva


