Visita da Profa. Dra. Doralice Severo Cruz.

No dia 15 de março, a FOUSP recebeu a Profa. Dra. Doralice Severo Cruz, Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Graduada em Odontologia, a docente possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa sobre envelhecimento e saúde bucal coletiva.
Pela manhã, a docente foi recebida pelo Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini, Vice-Diretor, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, Diretor Adjunto da Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI, Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti, Presidente da Comissão de Pós-Graduação, além dos docentes Marcelo José Strazzeri Bönecker, Celso Zilbovicius e Maria Gabriela Haye Biazevic.

Entre as principais propostas destacaram-se as relacionadas a educação permanente de profissionais da saúde bucal no país através de encontros remotos através do Nucleo da Teleodontologia da FOUSP , além do  aperfeiçoamento do atendimento clínico da FOUSP junto ao Sistema Único de Saúde.

Na parte da tarde, a Profa. Dra. Doralice Severo Cruz ministrou uma Aula Magna, a convite do o Programa de Pós-graduação Ciências Odontológicas, onde contou um pouco sobre a história da higiene bucal no Brasil, além de narrar como é a distribuição dos tratamentos odontológicos por estado hoje em dia.

A docente discorreu sobre a importância de os cirurgiões-dentistas terem dias para trabalhar em postos de saúde para o tratamento da população. Ainda enalteceu a respeito das políticas públicas e o que o SUS oferece atualmente.
Interessante tomar conhecimento do número de atendimentos por estados, principalmente atendimentos à pacientes especiais, além de cirurgias de bucomaxilofacial. Falou sobre promoção e prevenção de saúde e a importância de “levar as pesquisas para mais perto da população”. Ao final da aula, a docente deixou um tema para reflexões sobre a linguagem, eficiência da pesquisa par que seja cada vez mais acessível à população em situação de vulnerabilidade financeira.

A partir de pesquisa elaborada recentemente, a docente apresentou a grande necessidade de procedimentos clínicos odontológicos no Brasil e a elevada desigualdade na distribuição de profissionais no país. Acentuou que, para enfrentar este desafio de responder às necessidades da população brasileira num quadro de alta demanda e acesso desigual, a cooperação entre o SUS e órgãos formadores de profissionais da saúde bucal é fundamental incluindo a perspectiva de, juntos, pensar nas inovações dos modelos de atenção em saúde bucal .

Acesse mais fotos do evento na galeria abaixo

Fotos: Amarildo de Almeida

Aula Magna Doralice Cruz