No dia 1 de junho de 2023, a Reunião da Congregação contou com a presença de três membros da Câmara de Avaliação Institucional (CAI) da Universidade de São Paulo, sendo eles os docentes Bruno Gualano, da FMUSP, Cláudio Geraldo Schön, da EP e Plauto Christopher Aranha Watanabe, da FORP.

A visita faz parte da finalização do V ciclo de avaliação institucional, voltado a implantação de novas estruturas e sistemática de ação, com caráter predominantemente de orientação. Esse ciclo teve início em 2018, com término en 2022.

Entre os objetivos principais da apresentação, a CAI enalteceu a necessidade de informar a Unidade sobre o trabalho realizado nesta etapa final, abrir um diálogo sobre o Relatório da UA e respectivo parecer elaborado pela CAI, além de discutir críticas e sugestões para o aperfeiçoamento do próximo Ciclo Avaliativo.

A avaliação tem como princípio a melhoria de qualidade das atividades fim e avaliação voltada à implantação de novas estruturas e sistemática de ação, com caráter predominantemente de orientação.

Fatores externos, como pandemia, dificuldades para acompanhamento de projetos (revisão de metas no meio do ciclo não foi possível) e a crise financeira (não reposição de servidores docentes e não docentes, falta de infraestrutura etc) foram levados em consideração nessa fase.

Entre os objetivos propostos pela CAI para a FOUSP, podemos destacar: estabelecimento de um novo currículo de graduação, resolução da assimetria de infraestrutura de pesquisa, busca ativa por financiamento e reformulação de PPGs, além da ampliação de ações de Cultura e Extensão.

Por fim, foi proposto um calendário para início do VI ciclo avaliativo.

1º sem/2023:

  • Elaboração/apreciação pela CAI de pareceres sobre relatórios das UAs
  • Aprovação pela CP/CPA das minutas de pareceres da CAI e envio às UAs.
  • Análise prospectiva para a USP por Assessores Externos, visando subsidiar o planejamento estratégico.
  • Discussão dos resultados da Avaliação Institucional e sugestões de aperfeiçoamento para o próximo ciclo avaliativo da USP

2º sem 2023

  • Elaboração das Diretrizes dos PAs;
  • Elaboração do PA;
  • Submissão do PA à CPA;

1º sem 2024

  • Aprovação do PA e início de sua execução.