Na tarde do dia 06 de Fevereiro de 2025, ocorreu na FOUSP a cerimônia de inauguração de três novos laboratórios. Para iniciar o evento, todos os convidados foram direcionados à Sala da Congregação, onde formou-se uma mesa de abertura composta pelo Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da Universidade de São Paulo; Prof. Dr. Aluísio Augusto Cotrim Segurado, Pró-Reitor de Graduação; Profa. Dra. Marina Helena Cury Gallottini, Secretária Geral e docente do Departamento de Estomatologia; Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia e Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor da FOUSP.
O diretor iniciou o evento saudando a todos e comentando sobre o momento em que a FOUSP vive, de comemoração dos seus 125 anos. Após a exibição de um vídeo institucional, ele continuou seu discurso ressaltando o quão difícil seria manter toda essa excelência e estrutura sem o apoio da Reitoria. Ademais, detalhou como os incentivos e investimentos têm surtido um grande efeito na graduação, pós graduação, pesquisa e inovação. Para finalizar, apresentou brevemente os laboratórios que foram inaugurados e os projetos que estão em andamento.
Em seguida, a palavra foi passada à Profa. Dra. Marina Gallottini, que contou um pouco de como surgiu a ideia e elaboração da Sala Odontológica Sensorial (desenvolvida para o atendimento de pessoas com espectro autista), localizada no Centro de Atendimento à Pacientes com Necessidades especiais (CAPE). Ela também relatou a importância dessa inauguração e agradeceu à Diretoria pelo apoio que sempre deram ao CAPE.
Finalizando essa etapa, o Reitor, Prof. Dr. Carlos Gilberto, iniciou seu discurso ressaltando o prazer que é estar na Faculdade de Odontologia, e afirmando que, apesar de todo o auxílio e investimento, a excelência se dá pela própria unidade. Ele parabenizou à diretoria e a todos os docentes, servidores e discentes que contribuíram para essa realização. Além disso, expressou seu orgulho frente ao reconhecimento internacional da FOUSP e salientou que o apoio da reitoria continuará.
Em sequência, todos seguiram para uma visita entre os três laboratórios que seriam inaugurados. O primeiro, nomeado como Laboratório de Microtomografia – Micro CT e localizado no Departamento de Dentística, visa atender as necessidades de pesquisa relacionadas à obtenção de imagens micro tomográficas. Com o uso de equipamentos modernos e recém-adquiridos, semelhantes aos encontrados nos principais centros de pesquisa internacionais, o laboratório de microtomografia computadorizada permitirá a realização de análises não destrutivas em amostras biológicas e não biológicas. A tecnologia utilizada oferece imagens em altíssima resolução, possibilita visualizações em 3D e permite a execução de cálculos de área e volume, aprimorando a qualidade das pesquisas científicas em várias áreas. Esse laboratório está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira.
Em seguida foi a vez da Sala Odontológica Sensorial para tratamento especializado do Autismo, localizada dentro do CAPE, ser inaugurada. Projeto coordenado pela Profa. Dra. Marina Helena Cury Gallottini a sala tem como objetivo criar um ambiente odontológico mais humanizado para melhorar a colaboração do paciente com transtornos de espectro autista (TEA) e outras deficiências. Seu surgimento se deu a partir de uma maior demanda de pacientes com TEA no CAPE e da necessidade de um ambiente mais acolhedor, visto que o local no qual esse tipo de paciente é recebido é importante para o sucesso do atendimento odontológico. Dessa forma, esse centro promove a inclusão social através da reabilitação oro-maxilo-facial de pessoas com deficiências (denominadas, em odontologia, como Pacientes Especiais), bem como através da formação, capacitação e treinamento de cirurgiões-dentistas para o atendimento a essa população.
E, por último, o Laboratório de Simulação do Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação (CRAI), foi apresentado e terá como responsável a Profa. Dra. Elaine Yoshiko Matsubara. Trata-se de um laboratório multiusuário de simulação odontológica, com uma plataforma de treinamento virtual (incluindo software e equipamentos) que possibilita a realização de simulações clínicas realistas em um ambiente seguro. Esse espaço visa aprimorar o aprendizado dos estudantes, potencializar o desenvolvimento de suas habilidades e otimizar o atendimento aos pacientes na Clínica Odontológica da FOUSP.
Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette