No final da tarde do dia 20 de janeiro de 2023, a FOUSP teve a honra de diplomar os alunos pertencentes às turmas 125 e 126 em sua sessão solene, transmitida pelo YouTube aos membros da Congregação, familiares e amigos.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia; Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor; Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino, Presidente da Comissão de Graduação; Dr. Braz Antunes Mattos Neto, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e a Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro, Assistente Acadêmica.

Os lugares de honra estavam ocupalos pelos seguintes profissionais: Profa. Dra. Carina Domaneschi, docente do Departamento de Estomatologia e paraninfa da turma 125; Prof. Dr. Alexandre Hugo Llanos, docente do Departamento de Estomatologia e paraninfo da turma 126; Prof. Dr. Bruno Costa, docente do Departamento de Prótese e patrono da turma 125; Prof. Dr. Edson Aparecido Liberti, docente do Instituto de Ciências Biomédicas e patrono da turma 126; Profa. Dra. Karla Mayra Pinto e Carvalho Rezende, docente pelo Programa de Atração e Retenção de Talentos da USP e homenageada da turma 125; Prof. Dr. Norberto Nobuo Sugaya, docente do Departamento de Estomatologia e homenageado da turma 126; Sr. Francisco Carlos Miranda, servidor técnico-administrativo do Setor de Manutenção e homenageado da turma 125; Sr. Ivan El Mur, servidor técnico-administrativo da Clínica Odontológica e homenageado da turma 125 e o Sr. Luiz Claudio Rodrigues Carvalheiro, servidor técnico-administrativo do Departamento de Prótese e homenageado da turma 126.

Após a entrada dos formandos, o Diretor abriu a sessão solene, proferindo algumas palavras:

“Queridos formandos, lembrem-se que: “Não somos vendedores de procedimentos. Assistimos nossos pacientes, cuidados deles, criamos vínculos, prevenindo e curando, promovendo saúde, sempre ao lado dos nossos semelhantes, cuidando do seu bem estar e da sua vida.
Lembrem-se que o essencial é invisível aos nossos olhos. É o sentimento que torna as pessoas importantes para nós e esse sentimento profundo se chama cuidado”.

O ato de Juramento foi conduzido pelo acadêmico Heitor Rodrigues da Silva. Todos os formandos ficaram em pé e fizeram o juramento de Hipócrates.

“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens”.

Em seguida, o Diretor colocou a borla sobre a cabeça do aluno Heitor Rodrigues da Silva, que representa os formandos presentes, concedendo todos os direitos e prerrogativas para o exercício legal da profissão,

Eu, Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia, usando das atribuições que o regulamento me proporciona, confiro-vos o grau de Cirurgião-Dentista.

Em seguida, cada um foi chamado para receber seu certificado:

• Adriana Esteves dos Santos
  • Vitoria Rocha Rossi
  • Vivian Kaori Nakamura
  • Yuri Ferraz Rodrigues

Foi feita a leitura da Ata do ato de colação de grau, pela Assistente Acadêmica, Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro.

Aos vinte dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e três, no Anfiteatro “Prof. Dr. Myaki Issao” da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em sessão solene da Congregação para outorga de grau, sob a presidência do Diretor, Professor Doutor Giulio Gavini, e a presença dos senhores professores: Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor; Miriam Lacalle Turbino, Presidente da Comissão de Graduação, com transmissão pelo aplicativo YouTube ao público e a personalidades especialmente convidadas para este ato, respeitado o Comunicado da Reitoria de onze de novembro de dois mil e vinte e dois, que solicitou o retorno do uso das máscaras e a suspensão de eventos para evitar o avanço da Covid-19, compareceram os graduandos em Odontologia abaixo qualificados, os quais, após terem respondido à chamada e prestado o compromisso regulamentar, receberam o grau de Cirurgião-Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Para constar, eu, Dayse Aparecida Fazzolaro, Assistente Acadêmica, lavrei a presente ata, que será assinada pelo Diretor da Faculdade, pelos membros da mesa e pelos graduandos. São Paulo, vinte de janeiro de dois mil e vinte e três.

Como é de costume nessa cerimônia, o Conselho Regional de Odontologia outorgou o Prêmio CRO, aos alunos que obtiveram a maior média aritmética no decorrer do curso. A premiada da turma 125, foi a Cirurgiã-Dentista Gisele Lee Fukuoka e da turma 126 foi o Cirurgião-Dentista Luiz Eduardo Silva Fernandes. Os prêmios forma entregues pelo Dr. Braz Antunes Mattos Neto, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Fotos: Gustavo Bernardes, Amarildo de Almeida

Colação de Grau das Turmas 125 e 126