Durante os dias 25 e 26 de Maio de 2023, no Anfiteatro Myaki Issáo e nas salas de aula da Faculdade de Odontologia da USP, aconteceu a 8ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva.

A Profa. Dra. Fernanda Campos de Almeida Carrer, docente associada do Departamento de Odontologia Social, fez a abertura e a apresentação do evento que esse ano voltou a ser realizado de forma presencial. Em seguida, ela apresentou a mesa composta pelo Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia, a Profa. Dra. Marli Quadros Leite, Pró-Reitora de Cultura e Extensão, a Profa. Dra. Maria Ercilia de Araujo, Professora Titular do Departamento de Odontologia Social, a Profa. Dra. Sonia Chaves, Coordenadora do Grupo de Trabalho da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e a Profa. Dra. Marta Cipriano, Coordenadora de Saúde Bucal da Cidade de São Paulo.

O Diretor agradeceu a presença de todos e prosseguiu em seu discurso falando sobre o histórico do evento que teve sua primeira edição em 2007, em Bauru, e que agora foi retornada de forma presencial. Também citou a Aula Magna que foi ministrada pela Profa. Dra. Doralice da Cruz, Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e ajudou na reativação do programa Educando com o SUS. Por fim, discursou sobre o fato da Academia e a Política precisarem andar juntos para levar ainda mais saúde bucal para a população.

Após a abertura, ocorreu a palestra do Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho sobre desigualdades sociais e os desafios para o sistema único de saúde. Ainda no dia 25, ao fim da palestra, aconteceu, nas salas de aula, as apresentações de trabalhos de graduandos e pós-graduandos, por fim realizou-se uma assembleia GT Saúde Bucal Coletiva ABRASCO.

No dia 26, a reunião iniciou com mais apresentações de trabalhos e depois foram realizadas palestras com o Prof. Dr. Gilberto Alfredo Pucca, sobre o Resgate Histórico do Brasil Sorridente, a Profa. Dra. Doralice Severo da Cruz, sobre o Brasil Sorridente Hoje, o Prof. Dr. Marcio Anderson Cardozo Paresque, com o tema Planificação: Uma Ferramenta de Apoio à Mudança, e para finalizar, a Profa. Dra. Fernanda Tricoli, com a Celebração dos Resultados da Relação Ensino-Serviço: O Caso do Estado de São Paulo.

8ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva

Texto e fotos: Gustavo Bernardes