A XXVII Reunião de Pesquisa e XXIV Seminário de Iniciação Científica iniciou, com um pré-evento na tarde do dia 19 de maio de 2025. Transmitido de forma online, contou com a participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação, tendo a Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio como moderadora.

A docente apresentou o palestrante Sergio Uribe, bem como o tema abordado: “Science in the age of Artificial Intelligence: Opportunities and Challenges for Open Science” (Ciência na Era da Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios para Ciência Aberta). O Prof. Dr. Sergio Uribe é docente associado da Universidade Riga Stradins, na Letônia, e professor visitante no LMU KLINIKUM, na Alemanha. Além disso, participa do conselho editorial do Journal of Dental Research e do Dental Traumatology Journal

Sua palestra discutiu sobre o uso da inteligência artificial atualmente, abordando recomendações, orientações, como utilizá-la de forma segura e cuidados necessários. Explicando sobre as duas grandes áreas da IA, ele apontou qual deve ser utilizada e como ela pode ser benéfica e uma ótima ferramenta se usada corretamente. 


Já o primeiro dia oficial da Reunião de Pesquisa, 20 de Maio de 2025,  foi repleto de apresentações, premiações, além de sua tradicional cerimônia de abertura e respectivas premiações. 

As salas de aula e auditórios foram ocupados no período da manhã e da tarde para a apresentação de trabalhos que concorrem ao Prêmio Vozes da Ciência, de mestrado e de iniciação científica das áreas: básica, pré-clínica, clínica e humanas e social. 

Em sua primeira edição  o Prêmio Vozes da Ciência, busca reconhecer e incentivar ações de divulgação científica, originais e inéditas, em formatos acessíveis e inovadores. Visa, também, estimular o interesse da comunidade pela ciência, promovendo a disseminação do conhecimento de maneira clara, inspiradora e inclusiva. Além disso, busca ampliar a participação da comunidade na ciência aberta, fortalecendo o diálogo entre pesquisadores e a sociedade e contribuindo para a democratização do saber científico. 

A relação de todos os alunos que apresentaram os trabalhos, encontra-se abaixo:


No fim da tarde, teve início a cerimônia de abertura oficial da XXVII Reunião de Pesquisa, no Anfiteatro Myaki Issáo. Na ocasião, também foi celebrada a inauguração do Saguão Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, em homenagem ao seu ilustre legado institucional, além da entrega dos prêmios.

Após agradecimentos aos apoiadores do evento (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, FOUSP e Fundecto), o mestre de cerimônia, Sr. Fernando Nunes Moreira convidou as seguintes autoridades para compor a mesa: Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Paulo Alberto Nussenzveig; Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Giulio Gavini;  Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação, Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga; Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira e Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Profa. Dra. Alyne Simões Gonçalves. O evento contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Alberto Adde, Diretor Presidente da FUNDECTO.

Vale ressaltar a magnífica presença do Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, Diretor Científico da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo entre 1985 e 1993; Reitor da Universidade de São Paulo no período de 1993 a 1997, e Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina entre 2003 e 2022. Em seu discurso, relembrou um pouco de seus anos na USP, parabenizou a faculdade e comentou sobre o reconhecimento internacional que a FOUSP possui. .

Em seguida, a Presidente da Comissão Coordenadora do evento, Profa. Dra. Alyne Simões proferiu algumas palavras: 

Excelentíssimas autoridades, senhoras e senhores, Boa noite!

É uma alegria e honra declarar aberta a XXVII Reunião de Pesquisa e o XXIV Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que está acontecendo entre os dias 20 e 22 de maio de 2025.

Não poderia começar sem antes agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos aqui. Agradeço também de forma muito especial, os integrantes da mesa de abertura que nos honram com sua presença:

Excelentíssimo Senhor o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Paulo Alberto Nussenzveig; Diretor da Faculdade de Odontologia da USP, Prof. Dr. Giulio Gavini;

O Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FOUSP, Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira

A Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da FOUSP, Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga.

Expresso meu profundo agradecimento à Comissão Organizadora e ao Comitê Científico que tornaram este evento possível. Agradeço, ainda, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, cujo edital para financiamento de eventos, foi fundamental para a realização desta edição. Estendo meus agradecimentos à FOUSP e todos os seus funcionários, à FUNDECTO e sua equipe, ao CEP/FOUSP, e às 12 empresas apoiadoras que acreditaram no nosso evento.

Este ano, a reunião de Pesquisa tem como tema InovaCiência: Revolucionando o Conhecimento com Ciência Aberta e Inteligência Artificial.

Eu poderia falar de muitos dados que atestam o sucesso da nossa reunião: os 350 inscritos, os mais de 200 trabalhos científicos submetidos, as palestras e palestrantes de alto nível, o pré-evento que contou com uma brilhante apresentação e grande interação com o público, ou ainda o expressivo apoio financeiro e em prêmios. Somente em equipamentos e produtos, para as premiações e sorteios, obtivemos mais de R$ 40.000,00.

Mas o que realmente me enche de orgulho e quero compartilhar com vocês é o que vivenciei hoje pela manhã. E todos que estavam presentes ou passaram por ali, sabem exatamente do que estou falando: teve riso, teve choro, teve vídeo, teve violão, teve canto, teve jogo, teve inteligência artificial — e, acima de tudo, teve brilho nos olhos dos apresentadores, dos avaliadores, da Comissão Organizadora e do público.

Isso fez todo o esforço de um ano de trabalho valer a pena. Isso foi ciência aberta, compartilhada com amor, inclusão, integridade, conhecimento, esforço e interdisciplinaridade. Gostaria de agradecer a cada aluno que acreditou no Prêmio Vozes da Ciência e dizer o quanto me emocionou vivenciar esse momento. Muito obrigada e parabéns a todos os trabalhos!

Além disso, os inscritos no Prêmio Vozes da Ciência terão ainda a oportunidade de participar do evento Pint of Science, levando suas propostas para o público geral e reforçando o papel social da ciência.

Gostaria também de reconhecer a iniciativa de envolver todos os docentes recém-contratados da FOUSP como organizadores de sala e avaliadores de trabalhos — uma ação que promove a integração entre as gerações docentes e fortalece o engajamento institucional neste evento tão tradicional da nossa escola.

Com muita alegria, celebramos, ainda nesta edição, um momento especial: a inauguração do Hall Prof. Dr. Flávio Fáva de Moraes, uma justa homenagem a esse grande nome da nossa Universidade. Aproveito para agradecer a presença do Prof. Flávio Fáva, assim como a do Prof. José Nicolau, que foi meu orientador e é uma pessoa muito importante na minha vida acadêmica. Tê-los aqui hoje torna este momento ainda mais especial.

Que esta Reunião de Pesquisa seja um espaço de inspiração, conexão e renovação do nosso compromisso com uma ciência mais aberta, mais inclusiva e mais humana.

Muito obrigado e um excelente evento a todos!

Logo após, o Prof. Dr. Paulo Alberto Nussenzveig, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da USP, parabenizou a faculdade já que não são todas as unidades que conseguem realizar eventos de tamanha grandiosidade e importância com tanta regularidade, ainda mais que estamos na vigésima sétima Reunião de Pesquisa. Além disso, elogiou a escolha dos temas dessa edição de 2025 (ciência aberta e inteligência artificial), ressaltando a importância e atenção que devem receber dentro da Universidade. Por fim, admirou a presença de tantos jovens no auditório, reafirmando o compromisso da escola em prezar pelo conhecimento e aprendizado desde cedo. 

Por fim, o Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da FOUSP, finalizou essa etapa dando as suas boas-vindas à XXVII Reunião de Pesquisa: 

Boa tarde a todas e todos,

Dou-as boas-vindas à XXVII Reunião de Pesquisa e ao XXIV Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Um momento sempre especial para nossa comunidade acadêmica, que este ano ganha contornos ainda mais significativos com o tema “InovaCiência: Revolucionando o Conhecimento com Ciência Aberta e Inteligência Artificial.”

Estamos diante de um cenário em que a ciência se reinventa — e a FOUSP, mais uma vez, se coloca na linha de frente dessa transformação. A ciência aberta e a inteligência artificial não são apenas conceitos em ascensão, mas ferramentas fundamentais para o futuro da pesquisa responsável, transparente e inclusiva. Este evento é uma grande oportunidade para discutirmos, refletirmos e avançarmos juntos nesses novos paradigmas.

Ao longo destes dias, teremos o privilégio de ouvir palestrantes nacionais e internacionais, de renome e trajetória admirável, que nos ajudarão a explorar as fronteiras da inovação no ensino, na pesquisa e na inovação. Bem como teremos a presença de representantes de conselhos de ética, agências de fomento, e instituições que, assim como nós, acreditam no poder transformador da ciência.

Neste espírito de valorização da excelência acadêmica, teremos no encerramento da Semana de Pesquisa a entrega do Prêmio “Formiga de Ouro” promovido pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo com o objetivo de incentivar a produção científica dos discentes. O prêmio reconhece os 5 (cinco) alunos do curso de mestrado acadêmico da FOUSP, ou do curso de mestrado profissional interunidades sediado na FOUSP, e os 5 (cinco) alunos do curso de doutorado da FOUSP, que obtiverem a maior pontuação pela soma de suas publicações realizadas exclusivamente no ano anterior, sempre em coautoria com orientadores da FOUSP.

E hoje teremos a entrega do Prêmio Flávio Fava de Moraes, criado pela Fundecto, e que reconhece os docentes da FOUSP com maior destaque na produção científica. Trata-se de uma celebração do talento, da dedicação e da contribuição contínua para o avanço do conhecimento em nossa instituição.

E, em um gesto que carrega enorme significado para todos nós, teremos a honra de oficializar a nomeação do espaço em frente ao nosso Anfiteatro como “Saguão Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes”, com a inauguração de uma placa comemorativa. Esta homenagem é um reconhecimento à trajetória notável do Professor Fava — ex-aluno desta casa, Reitor da USP, gestor público, cientista respeitado internacionalmente e um incansável defensor do conhecimento como motor de transformação social. Sua história se confunde com a da própria Universidade de São Paulo. Com seu legado, queremos inspirar gerações futuras de pesquisadores e reafirmar o compromisso da FOUSP com a excelência, a ética e a inovação.

Quero saudar e agradecer cada pesquisador, cada docente, discente, que tornou possível esta edição. Um agradecimento especial à comissão organizadora, que trabalhou com dedicação incansável para que este evento refletisse o que temos de mais atual e relevante.

Que esses dias sejam de trocas inspiradoras e, acima de tudo, de fortalecimento dos laços que nos unem em torno da construção de um conhecimento mais acessível, ético e inovador. 

Muito obrigado.

Dando continuidade, foi exibido um vídeo da história da Reunião de Pesquisa e uma belíssima apresentação de um dos grupos do Coral USP Sofiato, sob a regência da maestrina Paula Cristina Monteiro, cujo som se caracteriza por ser longo e contínuo.  Posteriormente, foi anunciada a entrega do Prêmio de Incentivo à Publicação Discente “Formiga de Ouro”, que representa uma iniciativa da Comissão de Pós-Graduação da FOUSP e reconhece os discentes de mestrado e doutorado com maior pontuação em publicações científicas no ano de 2024. Os docentes Edgard Michel Crosato, Carla Renata Sipert e Tamara Kerber Tedesco foram convidados para a entrega dos prêmios: 

Na categoria Mestrado: 

  • 5º lugar Mestrado: BRUNO LUCENA ANTUNES ABRANTE, Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Bucal, Radiologia Odontológica e Imaginologia – área de concentração em Radiologia e Odontologia Digital – orientador Prof. Dr. Claudio Froes de Freitas.
  • 4º lugar Mestrado: MARIANA ROSSI CARNEIRO GASPERINI, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Odontopediatria – Orientador Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes.
  • 3º lugar Mestrado: empate 
    • CLÁUDIA ALLEGRINI KAIRALLA, Programa de Pós-graduação em Odontologia – área de concentração em Dentística – Orientadora Profa. Dra. Taís Scaramucci Forlin.
    • LÍVIA DA ROSA OLIVEIRA, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Odontopediatria – Orientadora Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio;
  • 2º lugar Mestrado:  ALINE RAMOS CARLUCCI, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Periodontia – Orientadora Profa. Dra. Marcia Pinto Alves Mayer.
  • 1º lugar Mestrado: BEATRIZ FONSECA VELA, Programa de Pós-graduação em Odontologia – área de concentração em Biomateriais – Orientador Prof. Dr. Roberto Ruggiero Braga. 

Na categoria Doutorado:

  • 5º lugar Doutorado: BRUNA BRONDANI, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, área de concentração em Odontopediatria – orientador Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes.
  • 4º lugar Doutorado: ROKAIA AHMED KHAIRI ELHUSSEINI ELAGAMI, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, área de concentração em Odontopediatria – orientadora Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio.
  • 3º lugar Doutorado: MARIA EMÍLIA MOTA GALDINO FERREIRA, Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Bucal, Radiologia Odontológica e Imaginologia, área de concentração em Estomatologia, Patologia e Odontologia Hospitalar – orientadora Profa. Dra. Maria Stella Nunes Araujo Moreira.
  • 2º lugar Doutorado: BERNARDO CORREIA LIMA, Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Bucal, radiologia odontológica e imaginologia – área de concentração em Radiologia e Odontologia Digital – orientador Prof. Dr. Fernando Melhem Elias.
  • 1º lugar Doutorado: RICARDO GRILLO, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – Orientadora Profa. Dra. Maria da Graça Naclerio Homem.

Em seguida, foi anunciado o Prêmio Professor “Flavio Fava de Moraes”, entregue pelo próprio Prof. Dr. Flávio. O prêmio é uma iniciativa da FUNDECTO – Fundação para o desenvolvimento tecnológica da Odontologia e seu objetivo é valorizar os docentes da FOUSP que se destacaram em pesquisa durante o ano de 2024.

Prêmio de Qualidade de Produção Científica: o docente da FOUSP que apresentou o maior número de citações na literatura no ano 2024, compulsada pela base de dados Scopus:

  1. Paulo Francisco Cesar
  2. Daniela Prócida Raggio
  3. Cristina Cunha Villar 

Prêmio de Publicação de maior impacto: Prêmio de Publicação de Maior Impacto: o trabalho publicado por docente na revista científica de maior impacto no ano 2024 (Definido pela base de dados Web of Science).

  1.  Carla Renata Sipert
  2. Luciana Fávaro Francisconi dos Rios
  3. Luciana Saraiva

Prêmio de Pesquisa Clínica: o docente da FOUSP que apresentou, em 2024, a pesquisa clínica que envolva atendimento clínico de pacientes publicada em periódico com o maior fator de impacto. Ressaltamos que casos clínicos não foram aceitos.

  1.  Mariana Minatel Braga Fraga
  2.  Cláudio Mendes Pannuti
  3. João Batista César Neto

Prêmio de Produtividade Cientifica – RTC: categoria Regime de Turno Completo para o docente da FOUSP que apresentou, em 2024, a maior produtividade científica em termos de número de ARTIGOS COMPLETOS considerando a qualidade das revistas onde os trabalhos foram publicados.

  1.  Giuseppe Alexandre Romito
  2.  Fernando Melhem Elias
  3. Newton Sesma

Prêmio de Produtividade Científica – RDIDP: categoria Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa para o docente da FOUSP que apresentou, em 2024, a maior produtividade científica em termos de número de ARTIGOS COMPLETOS considerando a qualidade das revistas onde os trabalhos foram publicados

  1.  Fausto Medeiros Mendes
  2.  Taís Scaramucci Forlin
  3. Tamara Kerber Tedesco

Após as premiações, o Prof. Dr. José Nicolau prestou uma homenagem ao Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, enaltecendo sua trajetória como sendo o único Reitor formado na Faculdade de Odontologia e ressaltando o quão fundamental ele se tornou para a pesquisa na odontologia, ressaltando como os ganhadores do prêmio devem se sentir orgulhos em receber uma menção honrosa com esse nome. 

Para finalizar, todos se dirigiram ao saguão em frente ao Anfiteatro Myaki Issáo, para o descerramento da Placa de inauguração do Hall Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes.

11

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: Marina Timbó Colmanette, Amarildo de Almeida e Comissão Organizadora da Reunião de Pesquisa