No dia 16 de Maio de 2023, ocorreu a Abertura do Dia da Saúde Mental da USP durante a I Semana de Saúde Mental da Universidade de São Paulo, que está acontecendo entre os dias 15 e 19 de Maio, coincidindo com o Calendário Nacional de Celebração e Luta em Defesa da Política de Saúde Mental Brasileira.
Compondo a mesa de Abertura estavam presentes, o Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da Universidade de São Paulo, a Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Vice-Reitora, a Profa. Dra. Anna Lúcia Duarte Lanna, Pró-Reitora de Inclusão de Pertencimento, a Profa. Dra. Miriam Debieux Rosa, Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento, e o Prof. Dr. Ricardo Teixeira, Diretor de Saúde Mental da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
A Profa. Dra. Anna Lúcia Duarte Lanna deu as boas vindas agradecendo a todos os presentes e saudando o aniversário de 1 ano da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, agradecendo o apoio irrestrito recebido da reitoria e também de todos os servidores e discentes que ajudaram no desenvolvimento do projeto.
Logo após, a Profa. Dra. Maria Arminda falou um pouco sobre a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e as questões que ela aborda, como gênero, identidade, saúde mental, permanência estudantil, política de bem estar entre outras.
Por fim, o Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior iniciou sua fala saudando a todos que estavam na mesa de abertura e agradecendo a Profa. Dra. Sônia Barros, Diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, que fez uma apresentação sobre a Saúde Mental logo após a abertura. Ele também falou sobre a importância de reflexão sobre a Saúde Mental e a necessidade da Universidade se preocupar com esse assunto já que muitos adultos jovens são acometidos por problemas nessa esfera.
Após a abertura, o Prof. Dr. Ricardo Teixeira apresentou a Profa. Dra. Sônia Barros para o início de sua palestra com o tema “A Política de Saúde Mental no Brasil: Como chegamos até aqui e Onde nos Encontramos?”.
Texto e fotos: Gustavo Bernardes