O coordenador do grupo Pró-Calouro da USP, Oswaldo Crivello, esteve no programa Cultura na USP, da Rádio USP, e destacou a importância da iniciativa e os preparativos para este ano

Texto e Arte: Gabriel Carvalho e Isabella Zanelli*

Calouros reunidos em frente à Escola de Comunicações e Artes durante a Calourada 2024 – Foto: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens

A Semana de Recepção aos Calouros da USP acontece de 24 a 28 de fevereiro, com eventos variados que vão desde palestras e visitas guiadas a partidas esportivas e gincanas. Cada instituto da Universidade, dos campi da capital e do interior, realiza sua própria programação. Este ano a campanha de recepção, desenvolvida por estudantes de Publicidade e Propaganda, tem como tema “Sou USP”. As atividades são coordenadas pelo Grupo de Trabalho Pró-Calouro, com professores de diversas unidades.

O coordenador do grupo, Oswaldo Crivello Júnior, comentou em entrevista no programa Cultura na USP sobre a mensagem de inclusão e pertencimento que buscaram para 2025: “É uma mensagem muito direta, deixando bem claro que, independente da forma de ingresso na Universidade, a partir da aprovação todo aluno é USP”.

A Semana de Recepção, além de oferecer a oportunidade dos alunos recém-chegados conhecerem os institutos e órgãos da USP, também proporciona a chance dos estudantes descobrirem a Universidade para além da sua graduação. “[A semana] abre os horizontes para os alunos, para que ninguém fique restrito ao seu próprio curso”, aponta Crivello.

O Pró-Calouro foi criado em 1998 pela Pró-Reitoria de Graduação para gerenciar as atividades realizadas nas unidades, que já ocorriam mas sem uma orientação geral. O grupo também produz campanhas de conscientização sobre trotes, que são proibidos na Universidade desde 1999. Oswaldo Crivello também é coordenador do serviço Disque-Trote, criado para a denúncia de trotes violentos que possam ocorrer nos campi. “Venham sem medo, todas as unidades estão se preparando para recepcionar os calouros, sem violência e sem obrigatoriedades nas atividades”, convida o coordenador.

Através do Jornal da USP, os novos alunos podem ter acesso ao Manual do Calouro (clique aqui), material que apresenta a Universidade, seus órgãos de cultura, extensão e pesquisa, além de uma apresentação detalhada de todas as bolsas e auxílios de permanência da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

A entrevista completa ao programa Cultura na USP também expõe a programação de órgãos de cultura para a semana, como a mostra em cartaz no Cinema da USP e as visitas guiadas pelo campus Butantã, oferecidas pelo Centro de Preservação Cultural.

Banner da Campanha de Recepção 2025, “Sou USP”. Imagem: Jornal da USP

Confira abaixo a íntegra da edição 76 do programa Cultura na USP

Tocador de áudio

00:00

00:00

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.


Cultura na USP

Cultura na USP é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Superintendência de Comunicação Social. Vai ao ar toda quinta-feira, às 14h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo), Rádio USP FM 107,9Mhz (Ribeirão Preto) e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP(jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.