O Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo tornou-se professor sênior em 2015, e, desde então, a cada dois anos é necessário que ele apresente um projeto do que pretende fazer no período seguinte, para que seu departamento aprove sua permanência como tal.
Em seu projeto atual, relatou que exerce atividades nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, evidenciando como seu trabalho é bem dinâmico: “Eu acho que essas múltiplas atividades tornam a efetividade de um sênior”. Com relação ao ensino, o professor continua ministrando uma aula sobre indicação de restaurações estéticas indiretas na Disciplina de Dentística IV, além de participar da disciplina optativa de Lasers em Odontologia, atuando também como preceptor.
Já na área da pesquisa, tem diversas colaborações em projetos de pós graduandos da FOUSP, orientados pela Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo, e também com alguns alunos do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), destacando a forte relação que criou com o Instituto, devido ao seu vínculo colaborativo com a Profa. Dra. Denise Maria Zezell. Além disso, vale destacar sua influência como sênior, face algumas indicações de estágios ou bolsas internacionais que foram concedidas a alunos que o professor auxilia na pós graduação. Por exemplo, o aluno Pedro Cardoso Soares que conseguiu uma oportunidade de estágio na Alemanha e a aluna Bruna Akinaga Moreira, que atualmente realiza seu doutorado no Japão, sendo que ambos tiveram assistência e cooperação do Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo.
Por fim, sua participação no campo da extensão também é bem ampla e colaborativa. Além de coordenar o LELO, o docente ministra cursos de habilitação de Lasers em Odontologia com outros 16 professores para participantes de todo o Brasil, contribuindo para que esses se tornem formadores de opinião em seus locais de origem. Fora isso, contou a respeito de um congresso de Laser que ocorrerá na Itália, em setembro de 2024, o qual vai participar ministrando uma conferência, com o intuito de resgatar uma experiência que foi feita há anos. Sua ideia é trazer novamente grupos de fora do país para participação de cursos no LELO e colaboração com pesquisas, a partir de um convênio que a FOUSP tem com a AIOLA, uma associação italiana de laser em odontologia.
Concluindo, vale destacar que esse é apenas um resumo das atividades do Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, e que tais compromissos são constantemente supervisionados pelo seu departamento.
Texto: Marina Timbó Colmanette