Dentre os professores sêniores, Prof. Dr. Moacyr Domingos Novelli é o mais antigo, ocupando o “cargo” há 10 anos, dando continuidade a seus trabalhos executados antes de aposentar-se.
Atualmente, continua empenhado em um dos seus grandes projetos, o CRAI (Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação), onde participou de toda a produção do espaço, sendo o autor e idealizador do mesmo. A ideia surgiu em uma Convenção na Itália, a qual o Professor percebeu que dentro das bibliotecas existia um Centro dedicado à oferta de recursos que possibilitassem aprendizado e investigação, contemplando mais do que apenas a “informação” em acervos. Com isso, passou a visitar muitas Universidades que tinham espaços e perfis parecidos a fim de arquitetar melhor o projeto, e por fim, consolidá-lo na FOUSP.
Após todo o período de aprovação e construção, o espaço foi inaugurado em 2023 e atualmente é utilizado pelos alunos e docentes para diversas atividades, como aulas, palestras, estudos, finalização de projetos atrasados, e impressões 3D.
Por outro lado, enquanto professor sênior, o docente também atua na vertente de ensino, ministrando a disciplina optativa “Patologia Experimental: Introdução à técnica cirúrgica”, voltada à manipulação do aparato cirúrgico e instrumental, possibilitando ao aluno a compreensão da filosofia da prática cirúrgica em patologia experimental e os princípios biológicos que a norteiam.
Também ministra a disciplina “Técnicas e habilidades manuais”, que ocorre essencialmente dentro do CRAI. Participa, também, de algumas aulas práticas da disciplina de Patologia Geral, quando convidado. Inclusive, criou uma técnica de aprendizado para os laboratórios dessa matéria, em que a partir de uma inteligência artificial e do celular dos discentes, é possível colocar as peças anatômicas observadas “em movimento”, garantindo maior conhecimento dos detalhes e melhor percepção visual.
Quando questionado a respeito da renovação do programa sênior, o Professor Moacyr esclareceu que para isso é necessária a apresentação de um relatório contendo seus feitos nos últimos dois anos e o que pretende fazer no período seguinte. Sua intenção é permanecer como professor sênior para dar continuidade aos novos projetos que pretende implementar e seguir ministrando suas disciplinas, visto que na sua opinião “não existe um professor sem seus alunos”.
Neste momento, seu foco está direcionado para a criação e consolidação de várias ideias no CRAI, que visam estimular a criatividade e a capacidade de resolução própria dos alunos. Isso será possível a partir do desenvolvimento de simuladores que permitirão a prática de técnicas operatórias, implementação de novas tecnologias nos laboratórios seco e molhado, dentre outras idealizações. Além disso, o Prof. Dr. Moacyr se mostrou muito satisfeito com a forma como os estudantes estão utilizando o espaço, surtindo como um incentivo para o surgimento de mais “atividades” e instrumentos.
Texto: Marina Timbó Colmanette