Em sua quarta edição, o Encontro da Periodontia 50+3 lotou, no dia 30 de maio de 2025, o auditório Myaki Issáo de docentes, alunos de graduação e pós-graduação, além de atuais e ex alunos do Programa de Pós Graduação em Periodontia.
O Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, atual Vice-Diretor da FOUSP e docente Titular da Disciplina de Periodontia do Departamento de Estomatologia, agradeceu a presença de todos, e enalteceu seu desejo de manter esse grupo nas próximas comemorações, até a data dos 60 anos de criação do curso. Em seguida, explicou um pouco sobre a escolha do tema geral “Microcirurgia em Periodontia e Implantodontia”, apresentou brevemente os palestrantes do evento e passou a palavra ao moderador Prof. Dr. João Batista Cesar Neto, também professor da disciplina de periodontia.
A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Carlos Eduardo Secco Mafra, com o tema “Introdução a microcirurgias e seus potenciais”. Ele iniciou explicando o histórico e a magnificação na periodontia, que é muito importante na prática por trazer uma visualização de detalhes finos melhorada pelo aumento do tamanho do objeto. Também dertalhou alguns conceitos relacionados com essa prática e abordou os instrumentos e benefícios da microcirurgia, quando comparada com a macrocirurgia.
Posteriormente, o Especialista em Periodontia e Implantodontia Claudio Julio Lopes, assumiu a palavra e mostrou-se muito satisfeito de participar de um Encontro que aborda a microcirurgia como tema principal. O objetivo da sua aula foi apresentar a associação entre desenho digital de sorriso aos procedimentos de microcirugia plástica periodontal, realizado em casos clínicos para aumento de coroa clinica. Para isso, ele explicou duas situações de “guias duplo periodontal”, de forma a basear toda a sua apresentação nesses casos clínicos.
Para finalizar esse bloco, a Dra. Ana Vitoria Imbrunito trouxe a pauta “Defeitos complexos combinando retração e perda de papila. Até que ponto vale a pena operar?”. Para essa discussão, ela abordou um caso clínico de difícil execução e solução, de uma paciente que chegou ao seu consultório com queixa estética. Porém, durante a apresentação, a palestrante utilizou de artigos e evidências para mostrar o caminho que utilizou para solucionar o caso, e quais foram os prós e contras para definir o procedimento. Apesar de ter resolvido em partes o problema, a Dra. Ana Imbrunito mostrou-se aberta a sugestões da plateia para continuar no tratamento do caso.
Após um breve intervalo, foi implementada uma votação online para que o tema da edição do evento de periodontia de 2026 fosse decidido. Feito isso, foi a vez do professor associado da Disciplina de Periodontia da FOUSP palestrar sobre “Microcirurgia na peri-implantite e defeitos peri-implantares”. O Prof. Dr. João Batista Cesar Neto contou sua história na área da periodontite e utilizou de quatro casos clínicos para abordar a questão mencionada. A partir de vídeos e fotos, explicou os procedimentos realizados evidenciando a microcirurgia, e relatando sobre o caso, o motivo da escolha do tratamento e todo o processo.
O convidado especialista em periodontia e introdutor da microcirurgia periodontal no Brasil, cirurgião-dentista Glécio Vaz de Campos, finalizou a tarde de apresentações discursando sobre “Como as microssuturas podem favorecer a cicatrização por primeira intenção?”. Ele utilizou varias fotos de casos clínicos para evidenciar um padrão importante na cicatrização dentro da microcirurgia, ressaltando que o objetivo principal é não ocorrer a contração da ferida cirúrgica. Após explicar melhor sobre essas suturas e suas técnicas, ele definiu o que representa a microcirurgia: procedimento minimamente invasivo realizado com magnificação e microinstrumentos que tem como objetivos o fechamento primário da ferida cirúrgica e a cicatrização por primeira intenção.
Encerrando o evento, o Prof. Dr. Giuseppe Romito agradeceu novamente a presença de todos os inscritos e das aulas extraordinárias dos palestrantes, além de informar o tema da próxima edição do Encontro de Periodontia em 2026.
Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette