Na manhã do dia 14 de maio de 2025, a FOUSP recebeu o Prof. Dr. Aluisio Augusto Cotrim Segurado, Pró-Reitor de Graduação, e o Prof. Dr. Marcos Garcia Neira, Pró-Reitor Adjunto, para uma apresentação sobre a possível adesão da USP ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. 

Para iniciar, formou-se uma mesa composta pelos representantes da Pró-Reitoria de Graduação, pelo Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da FOUSP, pela Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino, Presidente da Comissão de Graduação e Prof. Dr. Roberto Ruggiero Braga, Vice-Presidente da Comissão de Graduação. O Diretor abriu a reunião ressaltando a importância da presença de todos para entender melhor o assunto em questão.

Em seguida, a palavra foi passada ao Prof. Dr. Aluísio Segurado, que contextualizou brevemente o que significa a participação da USP no ENADE. Esse exame nada mais é do que uma avaliação para os estudantes que estão concluindo seus cursos de graduação em instituições de ensino superior no Brasil e permite uma análise da qualidade do ensino superior, e consequentemente, a aprimoração dos estudantes. Além disso, ao participar desse sistema, a faculdade poderia marcar presença nos comitês de avaliação, nas bancas de elaboração das provas, contribuindo diretamente com o aperfeiçoamento dos cursos.  

Posteriormente, o Prof. Dr. Marcos Garcia discursou sobre uma série de argumentos frente à entrada da USP no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, e como essa participação representa estar alinhado ao SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Ressaltou também que o objetivo da Pró-Reitoria de Graduação é uma avaliação continuada do trabalho que vem sendo feito, portanto, a oportunidade de participar de um exame como esse e de poder acessar um conjunto de dados que permita refletir esse tópico é de suma importância. 

Após a apresentação de alguns conceitos técnicos, o Pró-Reitor Adjunto dissertou sobre os dados e recursos que a unidade teria acesso, permitindo uma série de comparações, como entre o curso de odontologia e os demais, o comportamento dos estudantes e as diferenças entre os períodos (integral e noturno), sua avaliação na área como um todo… Por fim, comentou sobre o papel que cada um deveria assumir caso aderissem ao ENADE, por exemplo, a definição de quem são os concluintes de cada ano (aqueles que realizam a prova), deve ser calculada pela Pró-Reitoria de Graduação. 

Após uma sessão de dúvidas, o Prof. Dr Giulio Gavini concluiu com uma posição positiva frente a participação da Odontologia e que todos refletissem e entendessem a importância desse momento para a qualificação do curso. Além disso, os representantes da Pró-Reitoria agradeceram a presença de tantos docentes, refletindo como isso repercute positivamente nos estudantes e na graduação. 

Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette 

IMG_9339